Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000dcfw |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9959 |
Resumo: | A sobre-educação, situação em que a escolaridade do trabalhador é mais elevada que a considerada necessária na sua ocupação, está normalmente associada a uma série de resultados negativos no mercado de trabalho. A baixa qualidade da educação costuma ser apontada como um dos fatores responsáveis pela incidência de sobre-educação, na medida em que trabalhadores com determinado nível educacional não estariam capacitados para exercer as atividades compatíveis com o número de anos de estudo que completaram. Este texto tem como objetivo investigar a relação entre a rede de ensino e a probabilidade de sobre-educação no Brasil, explorando as diferenças de qualidade entre as instituições públicas e privadas. De acordo com os resultados, entre os indivíduos com o ensino médio completo, os egressos de escolas da rede pública têm maior probabilidade de ser sobre-educados que os que saíram de escolas privadas, que geralmente apresentam melhor qualidade de ensino nesse nível educacional. Por sua vez, aqueles que concluíram a formação superior em instituições públicas, em média melhores que as privadas, possuem menor probabilidade de ter um emprego que não exige esse nível de escolaridade. |
id |
IPEA_9a478543b6afe189d47f1f648c3e4bd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9959 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalhoTexto para Discussão (TD) 2558 : Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalhoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Níveis de EnsinoIPEA::Trabalho::Recursos Humanos::EmpregoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::EscolaridadeEnsino públicoEnsino privadoSobre-educaçãoA sobre-educação, situação em que a escolaridade do trabalhador é mais elevada que a considerada necessária na sua ocupação, está normalmente associada a uma série de resultados negativos no mercado de trabalho. A baixa qualidade da educação costuma ser apontada como um dos fatores responsáveis pela incidência de sobre-educação, na medida em que trabalhadores com determinado nível educacional não estariam capacitados para exercer as atividades compatíveis com o número de anos de estudo que completaram. Este texto tem como objetivo investigar a relação entre a rede de ensino e a probabilidade de sobre-educação no Brasil, explorando as diferenças de qualidade entre as instituições públicas e privadas. De acordo com os resultados, entre os indivíduos com o ensino médio completo, os egressos de escolas da rede pública têm maior probabilidade de ser sobre-educados que os que saíram de escolas privadas, que geralmente apresentam melhor qualidade de ensino nesse nível educacional. Por sua vez, aqueles que concluíram a formação superior em instituições públicas, em média melhores que as privadas, possuem menor probabilidade de ter um emprego que não exige esse nível de escolaridade.27 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-05-06T19:35:53Z2020-05-06T19:35:53Z2020-04Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9959ark:/51990/001300000dcfwhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maurício Cortezpor2021-02-11T20:18:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-02-11T20:18:34Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho Texto para Discussão (TD) 2558 : Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
title |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
spellingShingle |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho Reis, Maurício Cortez IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Níveis de Ensino IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Emprego IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Escolaridade Ensino público Ensino privado Sobre-educação |
title_short |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
title_full |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
title_fullStr |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
title_sort |
Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho |
author |
Reis, Maurício Cortez |
author_facet |
Reis, Maurício Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maurício Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Níveis de Ensino IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Emprego IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Escolaridade Ensino público Ensino privado Sobre-educação |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Níveis de Ensino IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Emprego IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Escolaridade Ensino público Ensino privado Sobre-educação |
description |
A sobre-educação, situação em que a escolaridade do trabalhador é mais elevada que a considerada necessária na sua ocupação, está normalmente associada a uma série de resultados negativos no mercado de trabalho. A baixa qualidade da educação costuma ser apontada como um dos fatores responsáveis pela incidência de sobre-educação, na medida em que trabalhadores com determinado nível educacional não estariam capacitados para exercer as atividades compatíveis com o número de anos de estudo que completaram. Este texto tem como objetivo investigar a relação entre a rede de ensino e a probabilidade de sobre-educação no Brasil, explorando as diferenças de qualidade entre as instituições públicas e privadas. De acordo com os resultados, entre os indivíduos com o ensino médio completo, os egressos de escolas da rede pública têm maior probabilidade de ser sobre-educados que os que saíram de escolas privadas, que geralmente apresentam melhor qualidade de ensino nesse nível educacional. Por sua vez, aqueles que concluíram a formação superior em instituições públicas, em média melhores que as privadas, possuem menor probabilidade de ter um emprego que não exige esse nível de escolaridade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-06T19:35:53Z 2020-05-06T19:35:53Z 2020-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9959 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000dcfw |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9959 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000dcfw |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173093320032256 |