Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491 |
Resumo: | A presença de metais preciosos, como o ouro, e a posição geográfica privilegiada de sua capital no território nacional, que faz conservar sua influência política, são fatores históricos do crescimento populacional de Mato Grosso e do seu desenvolvimento urbano. Conforme Borges (2001), ainda que suscetível ao desempenho de atividades produtivas (extrativas, pecuária, indústria canavieira), Cuiabá teve a sua emancipação político-administrativa reconhecida como centro do poder provincial no primeiro quartel do século XIX.1 Nesse período, a estrutura agrária e o modo de exploração da riqueza da terra não sofreram transformações significativas, permanecendo inalterados o acervo fundiário e as relações sociais de produção pré-capitalistas. A navegabilidade pelos rios brasileiros favoreceu a integração de Cuiabá aos grandes centros, e essa conexão territorial trouxe impulsos econômicos e sociais (Povoas, 1983). Até os anos 1910 e 1920, foi intenso o trânsito fluvial na Bacia do Prata,2 com o rio Paraguai, constituindo-se na principal via de acesso aos mercados nacional (Rio de Janeiro) e internacional (Europa e países cisplatinos). As regiões portuárias, Corumbá, Cáceres e Cuiabá, com destaque para a primeira, que era porto alfandegário, escoavam a produção interna (couro, borracha, erva-mate, poaia) e alavancavam os intercâmbios comerciais. Com a mudança de fixos, das bases técnicas e operacionais dos fluxos, especificamente a substituição da matriz de transporte, do fluvial para o ferroviário e, mais tarde, para o rodoviário, novos arranjos espaciais foram formados. |
id |
IPEA_aa07c55dbbe797239352afe3afe57a6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7491 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá2017-03-03T11:02:23Z2017-03-03T11:02:23Z2015http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491A presença de metais preciosos, como o ouro, e a posição geográfica privilegiada de sua capital no território nacional, que faz conservar sua influência política, são fatores históricos do crescimento populacional de Mato Grosso e do seu desenvolvimento urbano. Conforme Borges (2001), ainda que suscetível ao desempenho de atividades produtivas (extrativas, pecuária, indústria canavieira), Cuiabá teve a sua emancipação político-administrativa reconhecida como centro do poder provincial no primeiro quartel do século XIX.1 Nesse período, a estrutura agrária e o modo de exploração da riqueza da terra não sofreram transformações significativas, permanecendo inalterados o acervo fundiário e as relações sociais de produção pré-capitalistas. A navegabilidade pelos rios brasileiros favoreceu a integração de Cuiabá aos grandes centros, e essa conexão territorial trouxe impulsos econômicos e sociais (Povoas, 1983). Até os anos 1910 e 1920, foi intenso o trânsito fluvial na Bacia do Prata,2 com o rio Paraguai, constituindo-se na principal via de acesso aos mercados nacional (Rio de Janeiro) e internacional (Europa e países cisplatinos). As regiões portuárias, Corumbá, Cáceres e Cuiabá, com destaque para a primeira, que era porto alfandegário, escoavam a produção interna (couro, borracha, erva-mate, poaia) e alavancavam os intercâmbios comerciais. Com a mudança de fixos, das bases técnicas e operacionais dos fluxos, especificamente a substituição da matriz de transporte, do fluvial para o ferroviário e, mais tarde, para o rodoviário, novos arranjos espaciais foram formados.Submitted by Maury Lima (maury.lima@ipea.gov.br) on 2017-03-02T15:13:13Z No. of bitstreams: 1 RP_Caracterização_2015.pdf: 3217639 bytes, checksum: c234644bbac536a14aa93575c3969142 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Silva de Oliveira (patricia.oliveira@ipea.gov.br) on 2017-03-03T11:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RP_Caracterização_2015.pdf: 3217639 bytes, checksum: c234644bbac536a14aa93575c3969142 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-03T11:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RP_Caracterização_2015.pdf: 3217639 bytes, checksum: c234644bbac536a14aa93575c3969142 (MD5) Previous issue date: 201566 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). PresidênciaCaracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABRIPEA::Demografia. População::Dinâmica PopulacionalIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões MetropolitanasDinâmica populacionalDesenvolvimento econômicoDesenvolvimento urbanoCrescimento populacionalporPossui referências bibliográficasAcesso AbertoLicença ComumN/ADemografia. PopulaçãoDesenvolvimento RegionalTEXTRP_Caracterização_2015.pdf.txtRP_Caracterização_2015.pdf.txttext/plain212575http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7491/2/RP_Caracteriza%C3%A7%C3%A3o_2015.pdf.txt7dccb97788ca39ffc5dd17389c937c5fMD52ORIGINALRP_Caracterização_2015.pdfRP_Caracterização_2015.pdfapplication/pdf3217639http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7491/1/RP_Caracteriza%C3%A7%C3%A3o_2015.pdfc234644bbac536a14aa93575c3969142MD5111058/74912017-03-05 03:01:22.516Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
title |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
spellingShingle |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) IPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanas Dinâmica populacional Desenvolvimento econômico Desenvolvimento urbano Crescimento populacional |
title_short |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
title_full |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
title_fullStr |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
title_full_unstemmed |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
title_sort |
Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
author |
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
author_facet |
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.subject.vcipea.pt_BR.fl_str_mv |
IPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanas |
topic |
IPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanas Dinâmica populacional Desenvolvimento econômico Desenvolvimento urbano Crescimento populacional |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Dinâmica populacional Desenvolvimento econômico Desenvolvimento urbano Crescimento populacional |
description |
A presença de metais preciosos, como o ouro, e a posição geográfica privilegiada de sua capital no território nacional, que faz conservar sua influência política, são fatores históricos do crescimento populacional de Mato Grosso e do seu desenvolvimento urbano. Conforme Borges (2001), ainda que suscetível ao desempenho de atividades produtivas (extrativas, pecuária, indústria canavieira), Cuiabá teve a sua emancipação político-administrativa reconhecida como centro do poder provincial no primeiro quartel do século XIX.1 Nesse período, a estrutura agrária e o modo de exploração da riqueza da terra não sofreram transformações significativas, permanecendo inalterados o acervo fundiário e as relações sociais de produção pré-capitalistas. A navegabilidade pelos rios brasileiros favoreceu a integração de Cuiabá aos grandes centros, e essa conexão territorial trouxe impulsos econômicos e sociais (Povoas, 1983). Até os anos 1910 e 1920, foi intenso o trânsito fluvial na Bacia do Prata,2 com o rio Paraguai, constituindo-se na principal via de acesso aos mercados nacional (Rio de Janeiro) e internacional (Europa e países cisplatinos). As regiões portuárias, Corumbá, Cáceres e Cuiabá, com destaque para a primeira, que era porto alfandegário, escoavam a produção interna (couro, borracha, erva-mate, poaia) e alavancavam os intercâmbios comerciais. Com a mudança de fixos, das bases técnicas e operacionais dos fluxos, especificamente a substituição da matriz de transporte, do fluvial para o ferroviário e, mais tarde, para o rodoviário, novos arranjos espaciais foram formados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-03T11:02:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-03T11:02:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Presidência |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Presidência |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dc.source.urlsource.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7491/2/RP_Caracteriza%C3%A7%C3%A3o_2015.pdf.txt http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7491/1/RP_Caracteriza%C3%A7%C3%A3o_2015.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7dccb97788ca39ffc5dd17389c937c5f c234644bbac536a14aa93575c3969142 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734635482736754688 |