Biocombustíveis e economia de baixo carbono no Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12245 |
Resumo: | Este estudo descreve a relação entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e um conjunto de variáveis econômicas e ambientais do setor energético dos 27 estados brasileiros durante o período 2010 a 2020. O método de momentos generalizado-sistema (MMG-sistema) foi utilizado para verificar a influência, em específico, da energia renovável, produção e produtividade dos biocombustíveis, população, produto interno bruto per capita (PIBpc) e frota de carros leves sobre a emissão de gases poluentes. Os resultados indicaram que a produção de biocombustíveis e a frota de veículos leves tendem a diminuir as emissões de CO2, enquanto a população e o PIBpc as influenciaram de maneira crescente. Vale observar que as variáveis – energia renovável e produtividade dos biocombustíveis – apresentaram efeitos estatisticamente não significantes. |
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Biocombustíveis e economia de baixo carbono no BrasilTexto para Discussão (TD) 2899 : Biocombustíveis e economia de baixo carbono no BrasilIPEA::Indústria::Energia::Energia. Fontes de Energia. Combustíveis::Fontes de Energia RenováveisIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluentes do ArIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Efeito EstufaEnergia renovávelEmissão de CO2BiocombustíveisBioenergiaProdutividadeEste estudo descreve a relação entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e um conjunto de variáveis econômicas e ambientais do setor energético dos 27 estados brasileiros durante o período 2010 a 2020. O método de momentos generalizado-sistema (MMG-sistema) foi utilizado para verificar a influência, em específico, da energia renovável, produção e produtividade dos biocombustíveis, população, produto interno bruto per capita (PIBpc) e frota de carros leves sobre a emissão de gases poluentes. Os resultados indicaram que a produção de biocombustíveis e a frota de veículos leves tendem a diminuir as emissões de CO2, enquanto a população e o PIBpc as influenciaram de maneira crescente. Vale observar que as variáveis – energia renovável e produtividade dos biocombustíveis – apresentaram efeitos estatisticamente não significantes.38 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-07-31T18:37:58Z2023-07-31T18:37:58Z2023-07Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBENTO, José Alex do Nascimento; VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro. Biocombustíveis e economia de baixo carbono no Brasil. Brasília, DF: Ipea, jul. 2023. 38 p. (Texto para Discussão, n. 2899). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2899-port.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12245ark:/51990/001300000h7t1http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2010-2020Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessBento, José Alex do NascimentoVieira Filho, José Eustáquio Ribeiropor2023-08-01T06:05:24Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-08-01T06:05:24Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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