Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possas, Mario Luiz
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Baltar, Paulo Eduardo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000008w4w
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6460
Resumo: A finalidade deste estudo é contribuir para uma avaliação da importância do obra de Kalecki na elucidação do funcionamento do economia capitalista. Sua proposição central desloca, como principal contribuição desse autor, a formulação do princípio da demanda efetiva de um modo claro e propício à explicitação das mecanismos básicos da dinâmica econômica no capitalismo. Para tanto, rejeita-se a interpretação convencional da demanda efetiva que enfatiza o papel do gasto autônomo associado à intervenção do Estado e aos períodos recessivos, para colocá-los numa perspectiva teórica, onde passa a assumir o caráter de princípio geral necessário à refutação da "Lei de Say" e à elaboração de uma teoria dinâmica. Sob este enfoque, o artigo analisa a exposição da demanda efetiva feita por Kalecki, sublinhado o papel que nela tem a distribuição funcional da renda. Segue-se, uma interpretação geral da teoria do ciclo econômico desse autor, particularizada nos modelos de 1933 e 1954. Discute-se, ainda, a validade de uma análise de ciclo ''puro", em oposição à integração entre ciclo e tendência no mesmo quadro teórico. Sugerem-se, por fim, algumas das aplicações dinâmicas abertas pelo uso do esquema kaleckiano de três setores como instrumento analítico.
id IPEA_b481516b540bd8b4aadca7544dda8557
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6460
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Demanda efetiva e dinâmica em KaleckiIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas EconômicosEconomia capitalistaDinâmica econômicaDemanda efetivaCiclo econômicoA finalidade deste estudo é contribuir para uma avaliação da importância do obra de Kalecki na elucidação do funcionamento do economia capitalista. Sua proposição central desloca, como principal contribuição desse autor, a formulação do princípio da demanda efetiva de um modo claro e propício à explicitação das mecanismos básicos da dinâmica econômica no capitalismo. Para tanto, rejeita-se a interpretação convencional da demanda efetiva que enfatiza o papel do gasto autônomo associado à intervenção do Estado e aos períodos recessivos, para colocá-los numa perspectiva teórica, onde passa a assumir o caráter de princípio geral necessário à refutação da "Lei de Say" e à elaboração de uma teoria dinâmica. Sob este enfoque, o artigo analisa a exposição da demanda efetiva feita por Kalecki, sublinhado o papel que nela tem a distribuição funcional da renda. Segue-se, uma interpretação geral da teoria do ciclo econômico desse autor, particularizada nos modelos de 1933 e 1954. Discute-se, ainda, a validade de uma análise de ciclo ''puro", em oposição à integração entre ciclo e tendência no mesmo quadro teórico. Sugerem-se, por fim, algumas das aplicações dinâmicas abertas pelo uso do esquema kaleckiano de três setores como instrumento analítico.p. 107-160 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-05-20T12:12:01Z2016-05-20T12:12:01Z1981-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6460ark:/51990/0013000008w4whttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3671Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessPossas, Mario LuizBaltar, Paulo Eduardopor2020-09-25T18:30:45Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-09-25T18:30:45Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
title Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
spellingShingle Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
Possas, Mario Luiz
IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos
Economia capitalista
Dinâmica econômica
Demanda efetiva
Ciclo econômico
title_short Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
title_full Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
title_fullStr Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
title_full_unstemmed Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
title_sort Demanda efetiva e dinâmica em Kalecki
author Possas, Mario Luiz
author_facet Possas, Mario Luiz
Baltar, Paulo Eduardo
author_role author
author2 Baltar, Paulo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possas, Mario Luiz
Baltar, Paulo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos
Economia capitalista
Dinâmica econômica
Demanda efetiva
Ciclo econômico
topic IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos
Economia capitalista
Dinâmica econômica
Demanda efetiva
Ciclo econômico
description A finalidade deste estudo é contribuir para uma avaliação da importância do obra de Kalecki na elucidação do funcionamento do economia capitalista. Sua proposição central desloca, como principal contribuição desse autor, a formulação do princípio da demanda efetiva de um modo claro e propício à explicitação das mecanismos básicos da dinâmica econômica no capitalismo. Para tanto, rejeita-se a interpretação convencional da demanda efetiva que enfatiza o papel do gasto autônomo associado à intervenção do Estado e aos períodos recessivos, para colocá-los numa perspectiva teórica, onde passa a assumir o caráter de princípio geral necessário à refutação da "Lei de Say" e à elaboração de uma teoria dinâmica. Sob este enfoque, o artigo analisa a exposição da demanda efetiva feita por Kalecki, sublinhado o papel que nela tem a distribuição funcional da renda. Segue-se, uma interpretação geral da teoria do ciclo econômico desse autor, particularizada nos modelos de 1933 e 1954. Discute-se, ainda, a validade de uma análise de ciclo ''puro", em oposição à integração entre ciclo e tendência no mesmo quadro teórico. Sugerem-se, por fim, algumas das aplicações dinâmicas abertas pelo uso do esquema kaleckiano de três setores como instrumento analítico.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-04
2016-05-20T12:12:01Z
2016-05-20T12:12:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6460
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000008w4w
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6460
identifier_str_mv ark:/51990/0013000008w4w
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3671
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://ppe.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173078853877760