O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453 |
Resumo: | O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento. |
id |
IPEA_ba8141b3ac34f30e09ac2d429e9cf88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1453 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidadesTexto para Discussão (TD) 1630: O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidadesTransporte urbanoSintaxe espacialSistemas viáriosIntegraçãoO presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.52 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Furtado, Bernardo Alves (Colaborador)Monastério, Leonardo Monteiro (Colaborador)Almeida, Acir dos Santos (Colaborador)Ferreira, Glauco (Colaborador)França, Mônica (Colaborador)Pereira, Rafael Henrique MoraesBarros, Ana Paula Borba GonçalvesHolanda, Frederico Rosa Borges deMedeiros, Valério Augusto Soares de2013-07-15T14:19:42Z2013-07-15T14:19:42Z2011-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEADistrito Federal (DF), BrasilInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-02-27T17:34:35Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1453Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:13:01.230741Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades Texto para Discussão (TD) 1630: O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
title |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
spellingShingle |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades Pereira, Rafael Henrique Moraes Transporte urbano Sintaxe espacial Sistemas viários Integração |
title_short |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
title_full |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
title_fullStr |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
title_full_unstemmed |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
title_sort |
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades |
author |
Pereira, Rafael Henrique Moraes |
author_facet |
Pereira, Rafael Henrique Moraes Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Holanda, Frederico Rosa Borges de Medeiros, Valério Augusto Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Holanda, Frederico Rosa Borges de Medeiros, Valério Augusto Soares de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Bernardo Alves (Colaborador) Monastério, Leonardo Monteiro (Colaborador) Almeida, Acir dos Santos (Colaborador) Ferreira, Glauco (Colaborador) França, Mônica (Colaborador) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rafael Henrique Moraes Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Holanda, Frederico Rosa Borges de Medeiros, Valério Augusto Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano Sintaxe espacial Sistemas viários Integração |
topic |
Transporte urbano Sintaxe espacial Sistemas viários Integração |
description |
O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2013-07-15T14:19:42Z 2013-07-15T14:19:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Distrito Federal (DF), Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1822809696241713152 |