O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Henrique Moraes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barros, Ana Paula Borba Gonçalves, Holanda, Frederico Rosa Borges de, Medeiros, Valério Augusto Soares de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453
Resumo: O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.
id IPEA_ba8141b3ac34f30e09ac2d429e9cf88c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1453
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidadesTexto para Discussão (TD) 1630: O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidadesTransporte urbanoSintaxe espacialSistemas viáriosIntegraçãoO presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.52 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Furtado, Bernardo Alves (Colaborador)Monastério, Leonardo Monteiro (Colaborador)Almeida, Acir dos Santos (Colaborador)Ferreira, Glauco (Colaborador)França, Mônica (Colaborador)Pereira, Rafael Henrique MoraesBarros, Ana Paula Borba GonçalvesHolanda, Frederico Rosa Borges deMedeiros, Valério Augusto Soares de2013-07-15T14:19:42Z2013-07-15T14:19:42Z2011-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEADistrito Federal (DF), BrasilInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-02-27T17:34:35Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1453Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:13:01.230741Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
Texto para Discussão (TD) 1630: O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
title O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
spellingShingle O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Transporte urbano
Sintaxe espacial
Sistemas viários
Integração
title_short O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
title_full O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
title_fullStr O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
title_full_unstemmed O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
title_sort O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano: limites e potencialidades
author Pereira, Rafael Henrique Moraes
author_facet Pereira, Rafael Henrique Moraes
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Medeiros, Valério Augusto Soares de
author_role author
author2 Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Medeiros, Valério Augusto Soares de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Bernardo Alves (Colaborador)
Monastério, Leonardo Monteiro (Colaborador)
Almeida, Acir dos Santos (Colaborador)
Ferreira, Glauco (Colaborador)
França, Mônica (Colaborador)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael Henrique Moraes
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Medeiros, Valério Augusto Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Sintaxe espacial
Sistemas viários
Integração
topic Transporte urbano
Sintaxe espacial
Sistemas viários
Integração
description O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2013-07-15T14:19:42Z
2013-07-15T14:19:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Distrito Federal (DF), Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1822809696241713152