II Pesquisa nacional sobre educação na reforma agrária : uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7418 |
Resumo: | O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo. |
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Gois, Magaly Nunes deSantos, Pedro Alexandre de OliveiraJesus, Sonia Meire Santos Azevedo deParaíba, Brasil1998-20112017-01-26T11:44:34Z2017-01-26T11:44:34Z2016http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7418O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo.Submitted by Maury Lima (maury.lima@ipea.gov.br) on 2017-01-25T14:16:06Z No. of bitstreams: 1 RP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdf: 1211832 bytes, checksum: 18ab8b969b47a92c95192a5ef5a1cf98 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Silva de Oliveira (patricia.oliveira@ipea.gov.br) on 2017-01-26T11:44:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdf: 1211832 bytes, checksum: 18ab8b969b47a92c95192a5ef5a1cf98 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-26T11:44:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdf: 1211832 bytes, checksum: 18ab8b969b47a92c95192a5ef5a1cf98 (MD5) Previous issue date: 201666 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)II Pesquisa nacional sobre educação na reforma agrária : uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABRIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - GeralIPEA::Agricultura::Economia Fundiária::Economia Fundiária::Reforma AgráriaReforma agráriaEducação de assentadosPolíticas públicasMovimentos sociaisporIdentificar, sistematizar e analisar as repercussões das ações do programa em diferentes dimensões da vida dos assentados: na escola, na dinâmica produtiva e sociocultural do assentamento, no movimento social, na universidade e nos órgãos públicos.Possui referências bibliográficasAcesso AbertoLicença ComumN/AAgricultura, Pecuária e PescaEducaçãoORIGINALRP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdfRP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdfapplication/pdf1211832http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7418/1/RP_II+Pesquisa_Para%C3%ADba_2016.pdf18ab8b969b47a92c95192a5ef5a1cf98MD51TEXTRP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdf.txtRP_II Pesquisa_Paraíba_2016.pdf.txttext/plain236612http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7418/2/RP_II+Pesquisa_Para%C3%ADba_2016.pdf.txtb7382d384397b4bf6f44d0b608064de6MD5211058/74182017-01-27 03:04:06.867Repositório InstitucionalPUB |
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O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo. |
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