II Pesquisa nacional sobre educação na reforma agrária : uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Magaly Nunes de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Pedro Alexandre de Oliveira, Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7418
Resumo: O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo.
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