Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000004bvb |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de suporte ao monitoramento das condições de acesso aos serviços de transporte público pelas populações de baixa renda, por meio de um índice-síntese, baseado em informações georreferenciadas, que possa ser adotado nas cidades brasileiras – i.e., um índice sintético que, além de mensurar a oferta de serviços, possa também localizar territorial-mente as áreas de maior carência, orientando e priorizando as soluções dos problemas identificados. Na construção de tal índice, adotou-se a definição de transporte adequado empregada internacionalmente, por meio da mensuração dos atributos de capacidade de pagamento, disponibilidade, acessibilidade e aceitação dos serviços. Na análise dos resultados, detectou-se uma relação direta entre o índice-síntese de transporte adequado e a capacidade de pagamento dos usuários, daí terem sido encontrados os piores índices nas periferias, locais de concentração da população de baixa renda nas cidades. Porém, verificam-se situações desfavoráveis também em áreas não-periféricas, onde existem barreiras físicas que dificultam o acesso aos serviços. Observou-se ainda uma sensível diminuição da oferta de serviços durante os períodos noturnos e nos fins de semana, implicando praticamente sua indisponibilidade para determinados locais nesses períodos. Os índices de segurança, por sua vez, ao contrário do que se imaginava, indicaram que as áreas periféricas e pobres da cidade nem sempre são os setores que apresentam maior número de assaltos dentro dos veículos. O trabalho conclui com recomendações de políticas públicas, entre elas: i) a adoção de medidas para a redução dos custos operacionais e, em conseqüência, das tarifas dos serviços, via a utilização do competitive tendering nas cidades brasileiras, associada a metas de desempenho e qualidade; ii) a concessão de auxílios diretos para os grupos sociais mais vulneráveis que não dispõem do benefício do vale-transporte (e.g., desempregados e trabalhadores de baixa renda do mercado informal de trabalho); e iii) o aperfeiçoamento da participação das comunidades mais pobres na definição e avaliação dos serviços de transporte público. |
id |
IPEA_be943a6b95eee8d6ff3f25de846866c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1689 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequadoTexto para Discussão (TD) 1209: Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequadoPublic transport and urban poverty: an index-synthesis service appropriateTransporte públicoAcesso aos serviços de transporte públicoPopulação pobreÍndice-sínteseOferta de serviços de transporte públicoEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de suporte ao monitoramento das condições de acesso aos serviços de transporte público pelas populações de baixa renda, por meio de um índice-síntese, baseado em informações georreferenciadas, que possa ser adotado nas cidades brasileiras – i.e., um índice sintético que, além de mensurar a oferta de serviços, possa também localizar territorial-mente as áreas de maior carência, orientando e priorizando as soluções dos problemas identificados. Na construção de tal índice, adotou-se a definição de transporte adequado empregada internacionalmente, por meio da mensuração dos atributos de capacidade de pagamento, disponibilidade, acessibilidade e aceitação dos serviços. Na análise dos resultados, detectou-se uma relação direta entre o índice-síntese de transporte adequado e a capacidade de pagamento dos usuários, daí terem sido encontrados os piores índices nas periferias, locais de concentração da população de baixa renda nas cidades. Porém, verificam-se situações desfavoráveis também em áreas não-periféricas, onde existem barreiras físicas que dificultam o acesso aos serviços. Observou-se ainda uma sensível diminuição da oferta de serviços durante os períodos noturnos e nos fins de semana, implicando praticamente sua indisponibilidade para determinados locais nesses períodos. Os índices de segurança, por sua vez, ao contrário do que se imaginava, indicaram que as áreas periféricas e pobres da cidade nem sempre são os setores que apresentam maior número de assaltos dentro dos veículos. O trabalho conclui com recomendações de políticas públicas, entre elas: i) a adoção de medidas para a redução dos custos operacionais e, em conseqüência, das tarifas dos serviços, via a utilização do competitive tendering nas cidades brasileiras, associada a metas de desempenho e qualidade; ii) a concessão de auxílios diretos para os grupos sociais mais vulneráveis que não dispõem do benefício do vale-transporte (e.g., desempregados e trabalhadores de baixa renda do mercado informal de trabalho); e iii) o aperfeiçoamento da participação das comunidades mais pobres na definição e avaliação dos serviços de transporte público.45 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Garcia, Maria Madalena F. (Colaborador)Barone, Márcia (Colaborador)Gomide, Alexandre de ÁvilaLeite, Sabina KauarkRebelo, Jorge2013-09-05T18:18:20Z2013-09-05T18:18:20Z2006-08Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689ark:/51990/0013000004bvbwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-04-10T18:56:38Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-04-10T18:56:38Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado Texto para Discussão (TD) 1209: Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado Public transport and urban poverty: an index-synthesis service appropriate |
title |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
spellingShingle |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado Gomide, Alexandre de Ávila Transporte público Acesso aos serviços de transporte público População pobre Índice-síntese Oferta de serviços de transporte público |
title_short |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
title_full |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
title_fullStr |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
title_full_unstemmed |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
title_sort |
Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado |
author |
Gomide, Alexandre de Ávila |
author_facet |
Gomide, Alexandre de Ávila Leite, Sabina Kauark Rebelo, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Sabina Kauark Rebelo, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Maria Madalena F. (Colaborador) Barone, Márcia (Colaborador) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomide, Alexandre de Ávila Leite, Sabina Kauark Rebelo, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público Acesso aos serviços de transporte público População pobre Índice-síntese Oferta de serviços de transporte público |
topic |
Transporte público Acesso aos serviços de transporte público População pobre Índice-síntese Oferta de serviços de transporte público |
description |
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de suporte ao monitoramento das condições de acesso aos serviços de transporte público pelas populações de baixa renda, por meio de um índice-síntese, baseado em informações georreferenciadas, que possa ser adotado nas cidades brasileiras – i.e., um índice sintético que, além de mensurar a oferta de serviços, possa também localizar territorial-mente as áreas de maior carência, orientando e priorizando as soluções dos problemas identificados. Na construção de tal índice, adotou-se a definição de transporte adequado empregada internacionalmente, por meio da mensuração dos atributos de capacidade de pagamento, disponibilidade, acessibilidade e aceitação dos serviços. Na análise dos resultados, detectou-se uma relação direta entre o índice-síntese de transporte adequado e a capacidade de pagamento dos usuários, daí terem sido encontrados os piores índices nas periferias, locais de concentração da população de baixa renda nas cidades. Porém, verificam-se situações desfavoráveis também em áreas não-periféricas, onde existem barreiras físicas que dificultam o acesso aos serviços. Observou-se ainda uma sensível diminuição da oferta de serviços durante os períodos noturnos e nos fins de semana, implicando praticamente sua indisponibilidade para determinados locais nesses períodos. Os índices de segurança, por sua vez, ao contrário do que se imaginava, indicaram que as áreas periféricas e pobres da cidade nem sempre são os setores que apresentam maior número de assaltos dentro dos veículos. O trabalho conclui com recomendações de políticas públicas, entre elas: i) a adoção de medidas para a redução dos custos operacionais e, em conseqüência, das tarifas dos serviços, via a utilização do competitive tendering nas cidades brasileiras, associada a metas de desempenho e qualidade; ii) a concessão de auxílios diretos para os grupos sociais mais vulneráveis que não dispõem do benefício do vale-transporte (e.g., desempregados e trabalhadores de baixa renda do mercado informal de trabalho); e iii) o aperfeiçoamento da participação das comunidades mais pobres na definição e avaliação dos serviços de transporte público. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08 2013-09-05T18:18:20Z 2013-09-05T18:18:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000004bvb |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000004bvb |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173060558323712 |