Entrada de meios alternativos de transporte urbano : histórico e perspectivas futuras
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Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10053 |
Resumo: | O setor de transportes é o maior consumidor mundial de combustíveis derivados de petróleo, sendo responsável por 57% da demanda global de petróleo (Cazzola et al., 2016). Cerca de 20% do uso final de energia no mundo e 15% das emissões antropogênicas globais são originários de atividades de transporte (IEA, 2018). Além disso, em virtude do rápido processo de urbanização, que tende a cobrir 68% da população global até 2050 (ONU, 2018), os efeitos dos problemas ambientais do transporte se tornam críticos, especialmente em países vulneráveis (Denton et al., 2014). Esse fator demográfico, em conjunto com a industrialização e o desenvolvimento agrícola, tende a levar a níveis mais altos de uso de energia do setor de transportes (Wang e Jiang, 2017). O texto analisa os caminhos para transformar a mobilidade de passageiros no Brasil. |
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Entrada de meios alternativos de transporte urbano : histórico e perspectivas futurasNota Técnica n. 66 (Diset) : Entrada de meios alternativos de transporte urbano : histórico e perspectivas futurasIPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Meios de TransporteIPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte UrbanoIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Política de TransporteIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Planejamento do TransporteTransporte urbanoMobilidade de passageirosO setor de transportes é o maior consumidor mundial de combustíveis derivados de petróleo, sendo responsável por 57% da demanda global de petróleo (Cazzola et al., 2016). Cerca de 20% do uso final de energia no mundo e 15% das emissões antropogênicas globais são originários de atividades de transporte (IEA, 2018). Além disso, em virtude do rápido processo de urbanização, que tende a cobrir 68% da população global até 2050 (ONU, 2018), os efeitos dos problemas ambientais do transporte se tornam críticos, especialmente em países vulneráveis (Denton et al., 2014). Esse fator demográfico, em conjunto com a industrialização e o desenvolvimento agrícola, tende a levar a níveis mais altos de uso de energia do setor de transportes (Wang e Jiang, 2017). O texto analisa os caminhos para transformar a mobilidade de passageiros no Brasil.13 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-06-01T20:50:08Z2020-06-01T20:50:08Z2020-05Nota Técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10053ark:/51990/001300000dg7xhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.info:eu-repo/semantics/openAccessGoes, George Vasconcelospor2020-06-01T20:50:08Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/10053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-06-01T20:50:08Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O setor de transportes é o maior consumidor mundial de combustíveis derivados de petróleo, sendo responsável por 57% da demanda global de petróleo (Cazzola et al., 2016). Cerca de 20% do uso final de energia no mundo e 15% das emissões antropogênicas globais são originários de atividades de transporte (IEA, 2018). Além disso, em virtude do rápido processo de urbanização, que tende a cobrir 68% da população global até 2050 (ONU, 2018), os efeitos dos problemas ambientais do transporte se tornam críticos, especialmente em países vulneráveis (Denton et al., 2014). Esse fator demográfico, em conjunto com a industrialização e o desenvolvimento agrícola, tende a levar a níveis mais altos de uso de energia do setor de transportes (Wang e Jiang, 2017). O texto analisa os caminhos para transformar a mobilidade de passageiros no Brasil. |
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