Promoção de exportações : principais organizações envolvidas, estratégias e práticas em países selecionado
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Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11052 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar o sistema de promoção de exportações em um pequeno conjunto de países, com destaque para o papel das organizações de promoção comercial (trade promotion organizations – TPOs) e o envolvimento do Estado. São identificados os principais atores operacionais e as estratégias praticadas nos sistemas da Alemanha, Lituânia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão, China e Costa Rica. Os resultados indicam que cada país aborda a promoção de exportações de acordo com as próprias necessidades, embora se perceba a existência de um certo padrão internacional. Há instituições com papéis similares e práticas comuns, todavia, não existe uma fórmula organizacional única. O tamanho das TPOs, a sua governança, os mecanismos de financiamento, bem como as suas atividades práticas são, em grande medida, determinadas pelas estratégias políticas de cada Estado. Em termos de práticas, percebe-se o foco nas pequenas e médias empresas (PMEs) como clientes-alvo, um olhar direcionado para distintas regiões e, sobretudo, setores industriais, uma série de serviços corriqueiros imprescindíveis, composta por informações de mercados, consultoria, treinamento e feiras de exposições, e a atenção mais recente com empresas e projetos relacionados à economia digital e economia verde, entrelaçada com a preocupação dos atores em colocar em prática negócios futuros inovadores e sustentáveis. |
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Promoção de exportações : principais organizações envolvidas, estratégias e práticas em países selecionadoIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Política Comercial::Promoção das ExportaçõesIPEA::Comércio::Comércio Internacional::ExportaçãoPromoção de exportacõesOrganização de promoção comercialAgência de promoção de exportaçõesAtores operacionaisPráticas estratégicasApoio do estadoEste estudo tem por objetivo investigar o sistema de promoção de exportações em um pequeno conjunto de países, com destaque para o papel das organizações de promoção comercial (trade promotion organizations – TPOs) e o envolvimento do Estado. São identificados os principais atores operacionais e as estratégias praticadas nos sistemas da Alemanha, Lituânia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão, China e Costa Rica. Os resultados indicam que cada país aborda a promoção de exportações de acordo com as próprias necessidades, embora se perceba a existência de um certo padrão internacional. Há instituições com papéis similares e práticas comuns, todavia, não existe uma fórmula organizacional única. O tamanho das TPOs, a sua governança, os mecanismos de financiamento, bem como as suas atividades práticas são, em grande medida, determinadas pelas estratégias políticas de cada Estado. Em termos de práticas, percebe-se o foco nas pequenas e médias empresas (PMEs) como clientes-alvo, um olhar direcionado para distintas regiões e, sobretudo, setores industriais, uma série de serviços corriqueiros imprescindíveis, composta por informações de mercados, consultoria, treinamento e feiras de exposições, e a atenção mais recente com empresas e projetos relacionados à economia digital e economia verde, entrelaçada com a preocupação dos atores em colocar em prática negócios futuros inovadores e sustentáveis.p. 7-52.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2022-02-18T15:04:55Z2022-02-18T15:04:55Z2021-08Boletim de Economia e Política Internacional - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11052ark:/51990/001300000fd3thttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980AlemanhaLituâniaFinlândiaCoreia do SulJapãoChinaCosta RicaInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Lediany Freitas depor2022-02-18T15:04:56Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2022-02-18T15:04:56Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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