Promoção de exportações : principais organizações envolvidas, estratégias e práticas em países selecionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lediany Freitas de
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11052
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar o sistema de promoção de exportações em um pequeno conjunto de países, com destaque para o papel das organizações de promoção comercial (trade promotion organizations – TPOs) e o envolvimento do Estado. São identificados os principais atores operacionais e as estratégias praticadas nos sistemas da Alemanha, Lituânia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão, China e Costa Rica. Os resultados indicam que cada país aborda a promoção de exportações de acordo com as próprias necessidades, embora se perceba a existência de um certo padrão internacional. Há instituições com papéis similares e práticas comuns, todavia, não existe uma fórmula organizacional única. O tamanho das TPOs, a sua governança, os mecanismos de financiamento, bem como as suas atividades práticas são, em grande medida, determinadas pelas estratégias políticas de cada Estado. Em termos de práticas, percebe-se o foco nas pequenas e médias empresas (PMEs) como clientes-alvo, um olhar direcionado para distintas regiões e, sobretudo, setores industriais, uma série de serviços corriqueiros imprescindíveis, composta por informações de mercados, consultoria, treinamento e feiras de exposições, e a atenção mais recente com empresas e projetos relacionados à economia digital e economia verde, entrelaçada com a preocupação dos atores em colocar em prática negócios futuros inovadores e sustentáveis.
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