Inovação aberta no setor público : como o Ministério da Educação utilizou o crowdstorming para impulsionar a prospecção de soluções inovadoras
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8801 |
Resumo: | Neste capítulo, veremos que considerando as potenciais contribuições de crowdstorming para promover inovações e melhorias no setor público e o seu potencial para envolver os cidadãos, fica bastante clara a importância deste processo ao ser aplicado às instituições públicas com vistas à prospecção de inovações. Dessa forma, o projeto Desafio da Sustentabilidade, produzido entre 2014 e 2015, caracterizou-se como um estudo aplicado de natureza qualitativa, tendo como fase preliminar o estudo metodológico da inovação aberta e o crowdstorming, e posteriormente foi organizado em quatro etapas: i) identificação de soluções inovadoras por meio de consulta pública; ii) recomendação às IFEs para implementação dessas soluções; iii) avaliação periódica da obtenção de resultados; e iv) estímulo e acompanhamento da implementação de projetos inovadores de alto impacto para eficiência do gasto público. |
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Inovação aberta no setor público : como o Ministério da Educação utilizou o crowdstorming para impulsionar a prospecção de soluções inovadorasIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Sistemas Econômicos::Propriedades::Setor PúblicoIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações TecnológicasIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições Educacionais - Geral::Estabelecimentos de EnsinoInovação abertaPolíticas de inovaçãoInovação participativaSoluções inovadorasCrowdstormingInovações no setor públicoNeste capítulo, veremos que considerando as potenciais contribuições de crowdstorming para promover inovações e melhorias no setor público e o seu potencial para envolver os cidadãos, fica bastante clara a importância deste processo ao ser aplicado às instituições públicas com vistas à prospecção de inovações. Dessa forma, o projeto Desafio da Sustentabilidade, produzido entre 2014 e 2015, caracterizou-se como um estudo aplicado de natureza qualitativa, tendo como fase preliminar o estudo metodológico da inovação aberta e o crowdstorming, e posteriormente foi organizado em quatro etapas: i) identificação de soluções inovadoras por meio de consulta pública; ii) recomendação às IFEs para implementação dessas soluções; iii) avaliação periódica da obtenção de resultados; e iv) estímulo e acompanhamento da implementação de projetos inovadores de alto impacto para eficiência do gasto público.p. 231-240Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2018-12-14T18:40:40Z2018-12-14T18:40:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8801ark:/51990/001300000c5njhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Inovação no setor público : teoria, tendências e casos no Brasil / organizadores: Pedro Cavalcante ... [et al.]. – Brasília : Enap : Ipea, 2017.BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Wagner Vilas Boas deBermejo, Paulo Henrique de SouzaCavalcante, Carolina Cristina MartinsDomingos, Rebeca Nonatopor2018-12-14T18:40:40Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2018-12-14T18:40:40Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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