Situação atual e tendência de desenvolvimento do sistema de educação superior da China
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9059 |
Resumo: | Este capítulo mostra que transformar a China, um país imenso e o mais populoso do mundo, em uma nação forte em recursos humanos constitui um problema estratégico não só do Estado, mas uma questão que exige atenção, também, da academia e da comunidade em geral. De 1977, ano da reimplantação do vestibular, até o final do século XX, o ensino superior na China funcionou sob a gestão centralizada do Estado e caracterizou-se por contemplar, principalmente, pessoas oriundas da elite do país. Após esse período, em decorrência do amplo processo de reformas e de abertura pelos quais passou o país e das possibilidades abertas pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação, a admissão de estudantes nas instituições de ensino ampliou-se de forma significativa e a estrutura da educação superior, como um todo, sofreu profundas modificações. Mas não apenas isso. As reformas na educação superior, que objetivaram garantir um número crescente de pessoas matriculadas nas universidades de excelência do país, encontrar bons empregos e, consequentemente, viver melhor, fizeram mudar, também, as necessidades dos indivíduos relacionadas à educação. |
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