Modernização tecnológica e formação técnico-profissional no Brasil: impassses e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirschner, Tereza Cristina (coord.)
Data de Publicação: 1993
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1736
Resumo: Este relatório foi elaborado pelas coordenações de Política Social e de Política Setorial do IPEA, com o objetivo de oferecer um quadro geral de base para a formulação de políticas públicas na área de formação técnico-profissional. O estudo está organizado em cinco seções: A Seção I, a guisa de introdução, registra esclarecimentos sobre os objetivos do trabalho e a metodologia utilizada. A Seção II, desenvolvida por Célio da Cunha e Gabriel Nassim Mehdeff, contém análise da formação técnico-profissional no Brasil, restringindo-se aos sistemas Senais e Escolas Técnicas Federais (ETFs). As Seções III e IV, elaboradas por Deisi Deffune, registram mudanças técnico-organizacionais que se processam em onze estabelecimentos industriais, relatadas em entrevistas junto a empresas e sindicatos de trabalhadores. A Seção V, desenvolvida conjuntamente pela coordenadoria de pesquisa e pelos consultores, apresenta um grupo de sete recomendações para subsídiar a elaboração de políticas de formação profissional.
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