Objetivos, principais hipóteses e escopo do estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Cláudio Ferreira da
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: Bonelli, Regis
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12473
Resumo: A primeira metade dos anos 80 representa, do ponto de vista econômico, um período de ajuste da economia brasileira que se seguiu a um ciclo de crescimento de pouco mais de uma década. Essa "fase de transição" prolongou-se por quatro anos marcados pelo desequilíbrio no balanço de pagamentos, pela redução nos níveis de emprego, pela aceleração do processo inflacionário e, principalmente, pela incerteza quanto ao futuro. Sobretudo, foi um período que contribuiu para criar uma clara consciência da restrição de recursos (externa e interna) que provavelmente perdurará durante boa parte do restante da década de 80. Nesse sentido, torna-se fundamental uma análise das perspectivas para o final dessa década, bem como uma discussão das características principais de uma estratégia que procure criar condições para a retomada do desenvolvimento e promoção e consolidação de um ajuste estrutural do qual resultarão, necessariamente, novos padi-ões de produção, consumo e distribuição de renda, bem como alterações na posição que o Brasil hoje ocupa na divisão internacional do trabalho.
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spelling Objetivos, principais hipóteses e escopo do estudoIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Desenvolvimento - Geral::Desenvolvimento Econômico e SocialDesenvolvimento econômicoA primeira metade dos anos 80 representa, do ponto de vista econômico, um período de ajuste da economia brasileira que se seguiu a um ciclo de crescimento de pouco mais de uma década. Essa "fase de transição" prolongou-se por quatro anos marcados pelo desequilíbrio no balanço de pagamentos, pela redução nos níveis de emprego, pela aceleração do processo inflacionário e, principalmente, pela incerteza quanto ao futuro. Sobretudo, foi um período que contribuiu para criar uma clara consciência da restrição de recursos (externa e interna) que provavelmente perdurará durante boa parte do restante da década de 80. Nesse sentido, torna-se fundamental uma análise das perspectivas para o final dessa década, bem como uma discussão das características principais de uma estratégia que procure criar condições para a retomada do desenvolvimento e promoção e consolidação de um ajuste estrutural do qual resultarão, necessariamente, novos padi-ões de produção, consumo e distribuição de renda, bem como alterações na posição que o Brasil hoje ocupa na divisão internacional do trabalho.p. 3-7Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-11-06T17:36:34Z2023-11-06T17:36:34Z1985info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, José Cláudio F. da; BONELLI, Regis. Objetivos, principais hipóteses e escopo do estudo. In : GARTENKRAUT, Michal; BONELLI, Regis (coord.). Perspectivas de longo prazo da economia brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 1985. p. 3-7. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12473/1/capitulo_1_objetivos_principais_hipoteses_e_escopo_do_estudo.pdfhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12473https://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12289Brasil1980Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Cláudio Ferreira daBonelli, Regispor2023-11-07T18:03:59Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T11:59:23.206288Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
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