O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolon, Carolina Esther Kotovicz
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000gdht
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390
Resumo: O Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada.
id IPEA_e18846513aa5ed75debef0f344c3fe6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12390
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafiosTexto para Discussão (TD) 2945 : O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafiosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SecundárioIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da EducaçãoReformas de ensinoEnsino médioPolíticas educacionaisAnálise quantitativaO Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada.55 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-10-10T12:35:20Z2023-10-10T12:35:20Z2023-11Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfROLON, Carolina Esther Kotovicz. O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios. Brasília, DF : Ipea, nov. 2023. 55 p. (Texto para Discussão, 2945). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2945-port.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390ark:/51990/001300000gdhthttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACearáGoiásParanáInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessRolon, Carolina Esther Kotoviczpor2023-11-25T06:05:00Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-11-25T06:05Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
Texto para Discussão (TD) 2945 : O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
title O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
spellingShingle O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
Rolon, Carolina Esther Kotovicz
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação
Reformas de ensino
Ensino médio
Políticas educacionais
Análise quantitativa
title_short O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
title_full O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
title_fullStr O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
title_full_unstemmed O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
title_sort O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
author Rolon, Carolina Esther Kotovicz
author_facet Rolon, Carolina Esther Kotovicz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolon, Carolina Esther Kotovicz
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação
Reformas de ensino
Ensino médio
Políticas educacionais
Análise quantitativa
topic IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação
Reformas de ensino
Ensino médio
Políticas educacionais
Análise quantitativa
description O Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T12:35:20Z
2023-10-10T12:35:20Z
2023-11
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROLON, Carolina Esther Kotovicz. O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios. Brasília, DF : Ipea, nov. 2023. 55 p. (Texto para Discussão, 2945). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2945-port.
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000gdht
identifier_str_mv ROLON, Carolina Esther Kotovicz. O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios. Brasília, DF : Ipea, nov. 2023. 55 p. (Texto para Discussão, 2945). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2945-port.
ark:/51990/001300000gdht
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Ceará
Goiás
Paraná
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173101529333760