O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390 |
Resumo: | O Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada. |
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O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafiosTexto para Discussão (TD) 2945 : O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafiosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SecundárioIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da EducaçãoReformas de ensinoEnsino médioPolíticas educacionaisAnálise quantitativaO Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada.55 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-10-10T12:35:20Z2023-10-10T12:35:20Z2023-11Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfROLON, Carolina Esther Kotovicz. O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios. Brasília, DF : Ipea, nov. 2023. 55 p. (Texto para Discussão, 2945). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2945-port.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390ark:/51990/001300000gdhthttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACearáGoiásParanáInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessRolon, Carolina Esther Kotoviczpor2023-11-25T06:05:00Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-11-25T06:05Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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