Juventude e primeiro emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grana, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2003
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000822k
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5402
Resumo: O mercado de trabalho legal (com carteira registrada) está longe do alcance da grande maioria dos jovens das classes média e baixa. Boas colocações com salários razoáveis praticamente não existem, são muito raras as vagas para um emprego com carteira assinada e baixos salários, e a maioria não consegue qualquer colocação. Dos mecanismos de acesso do jovem ao mercado de trabalho existentes, temos o estágio profissional, obrigatório para alguns setores (medicina e direito) e desnecessários para outros. Ainda assim, o estágio é usado invariavelmente como mecanismo de contratação barata e sem direitos trabalhistas, o que difere de um projeto responsável socialmente, pois a sociedade deve criar mecanismos de inclusão no mercado de trabalho sem promover a exclusão de direitos ou mecanismos para contratar com baixos custos em detrimento ou substituição de mão-de-obra existente ou de atividade que deveria ser exercida por trabalhador normal.
id IPEA_e5f8bfd70fbee6eba61890cedb02d66a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/5402
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Juventude e primeiro empregoIPEA::TrabalhoIPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores JovensMercado de trabalhoPrimeiro empregoJovensO mercado de trabalho legal (com carteira registrada) está longe do alcance da grande maioria dos jovens das classes média e baixa. Boas colocações com salários razoáveis praticamente não existem, são muito raras as vagas para um emprego com carteira assinada e baixos salários, e a maioria não consegue qualquer colocação. Dos mecanismos de acesso do jovem ao mercado de trabalho existentes, temos o estágio profissional, obrigatório para alguns setores (medicina e direito) e desnecessários para outros. Ainda assim, o estágio é usado invariavelmente como mecanismo de contratação barata e sem direitos trabalhistas, o que difere de um projeto responsável socialmente, pois a sociedade deve criar mecanismos de inclusão no mercado de trabalho sem promover a exclusão de direitos ou mecanismos para contratar com baixos custos em detrimento ou substituição de mão-de-obra existente ou de atividade que deveria ser exercida por trabalhador normal.p. 9-11Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-11-17T12:36:33Z2015-11-17T12:36:33Z2003-02Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5402ark:/51990/001300000822khttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4901BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença Padrão Ipea: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.info:eu-repo/semantics/openAccessGrana, Carlos Albertopor2015-11-18T05:01:43Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/5402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-11-18T05:01:43Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude e primeiro emprego
title Juventude e primeiro emprego
spellingShingle Juventude e primeiro emprego
Grana, Carlos Alberto
IPEA::Trabalho
IPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores Jovens
Mercado de trabalho
Primeiro emprego
Jovens
title_short Juventude e primeiro emprego
title_full Juventude e primeiro emprego
title_fullStr Juventude e primeiro emprego
title_full_unstemmed Juventude e primeiro emprego
title_sort Juventude e primeiro emprego
author Grana, Carlos Alberto
author_facet Grana, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grana, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Trabalho
IPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores Jovens
Mercado de trabalho
Primeiro emprego
Jovens
topic IPEA::Trabalho
IPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores Jovens
Mercado de trabalho
Primeiro emprego
Jovens
description O mercado de trabalho legal (com carteira registrada) está longe do alcance da grande maioria dos jovens das classes média e baixa. Boas colocações com salários razoáveis praticamente não existem, são muito raras as vagas para um emprego com carteira assinada e baixos salários, e a maioria não consegue qualquer colocação. Dos mecanismos de acesso do jovem ao mercado de trabalho existentes, temos o estágio profissional, obrigatório para alguns setores (medicina e direito) e desnecessários para outros. Ainda assim, o estágio é usado invariavelmente como mecanismo de contratação barata e sem direitos trabalhistas, o que difere de um projeto responsável socialmente, pois a sociedade deve criar mecanismos de inclusão no mercado de trabalho sem promover a exclusão de direitos ou mecanismos para contratar com baixos custos em detrimento ou substituição de mão-de-obra existente ou de atividade que deveria ser exercida por trabalhador normal.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02
2015-11-17T12:36:33Z
2015-11-17T12:36:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5402
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000822k
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5402
identifier_str_mv ark:/51990/001300000822k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4901
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173075556106240