Contexto e dimensionamento da formação de pessoal técnico-científico e de engenheiros
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Data de Publicação: | 2011 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5339 |
Resumo: | O presente ensaio trata do debate a respeito do grau de suficiência ou da real ocorrência de escassez de profissionais qualificados neste ciclo de crescimento acelerado da economia brasileira tem um de seus lastros na questão da formação destes recursos humanos. Alguns acreditam que, de imediato, seria preciso aumentar significativamente a capacidade de formação, especialmente na educação superior, e que isto daria resultados ainda nos prazos que as pressões do mercado de trabalho estariam impondo. Porém, não se pode subestimar o fato de que a formação deve ocorrer num entorno institucional e pedagógico estimulante – especialmente em áreas como a das engenharias, que exigem forte interação da formação técnico-profissional com a produção e disseminação de ciência e tecnologia. Daí ser pertinente olhar com cuidado o cenário em que os processos formativos estão acontecendo. Aqui se pretende levantar as informações necessárias para melhor conduzir este olhar, Intenta-se sumarizar uma visão panorâmica das dimensões e da evolução recente das estruturas de educação superior e como elas contribuem para a criação dos quadros técnico-científicos de que o país necessita e dá-se maior relevo à formação do contingente de graduados na área das engenharias. |
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Contexto e dimensionamento da formação de pessoal técnico-científico e de engenheirosIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da EducaçãoIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições EconômicasEducaçãoEducação técnico-científicaEnsino superiorEngenhariaO presente ensaio trata do debate a respeito do grau de suficiência ou da real ocorrência de escassez de profissionais qualificados neste ciclo de crescimento acelerado da economia brasileira tem um de seus lastros na questão da formação destes recursos humanos. Alguns acreditam que, de imediato, seria preciso aumentar significativamente a capacidade de formação, especialmente na educação superior, e que isto daria resultados ainda nos prazos que as pressões do mercado de trabalho estariam impondo. Porém, não se pode subestimar o fato de que a formação deve ocorrer num entorno institucional e pedagógico estimulante – especialmente em áreas como a das engenharias, que exigem forte interação da formação técnico-profissional com a produção e disseminação de ciência e tecnologia. Daí ser pertinente olhar com cuidado o cenário em que os processos formativos estão acontecendo. Aqui se pretende levantar as informações necessárias para melhor conduzir este olhar, Intenta-se sumarizar uma visão panorâmica das dimensões e da evolução recente das estruturas de educação superior e como elas contribuem para a criação dos quadros técnico-científicos de que o país necessita e dá-se maior relevo à formação do contingente de graduados na área das engenharias.p. 23-33 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-11-16T11:26:02Z2015-11-16T11:26:02Z2011-02Radar - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5339ark:/51990/0013000007fc2http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441BrasilInstituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessGusso, Divonzir ArthurNascimento, Paulo A. Meyer M.por2016-07-26T12:25:43Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/5339Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-07-26T12:25:43Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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