Aglomerações urbanas no Brasil e na América do Sul : trajetórias e novas configurações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pêgo Filho, Bolívar
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000090s0
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6684
Resumo: A pesquisa Rede Urbana e Território, em desenvolvimento na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, vem dando continuidade às atividades voltadas à análise das dinâmicas, caracterização e prospecção sobre as aglomerações urbanas e o sistema urbano-regional brasileiro. Com foco no período 2000-2014, destaca as transformações ocorridas nas relações entre os territórios, no perfil demográfico, produtivo e funcional dos municípios e suas relações com o exterior, bem como na configuração e tendência de organização socioespacial do continente sul-americano, a fim de contribuir para a definição de estratégias de apoio à formulação e à execução da política de desenvolvimento territorial (urbano e regional) em escala nacional e regional, além de subsidiar estudos, pesquisas e políticas dessa ordem também nas escalas do subcontinente e dos estados da Federação. Esta pesquisa se justifica uma vez que, ao longo da última década, o processo de urbanização do país e do continente se intensificou. A criação de novas cidades, o crescimento das pequenas e médias, o adensamento populacional em áreas já consolidadas e a ocupação de frentes pioneiras são alguns dos fenômenos que caracterizam o processo em curso. Para a compreensão da natureza do movimento de urbanização, os fenômenos mencionados necessitam ser identificados, detalhadamente caracterizados e sua análise aprofundada, especialmente no que se refere ao papel funcional dos centros urbanos, à reestruturação produtiva (em especial quanto à desconcentração industrial e à expansão da fronteira agrícola), à dinâmica demográfica dos municípios e das cidades e à infraestrutura econômica, social e urbana existente – incluindo as redes logísticas.
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