Integração física na Amazônia Sul-Americana : a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda pública
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico. |
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Integração física na Amazônia Sul-Americana : a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda públicaPhysical integration in the South American Amazon : the inclusion of the orbits of intraregional circulation in the public agendaIntegración física en la Amazonia Sudamericana : la inclusión de las órbitas de circulación intrarregionales en la agenda públicaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração RegionalIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e LacustreAmazônia sul-americanaIntegração físicaMultiescalaridadeTransporte fluvialDesenvolvimento intrarregionalO objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico.p. 215-246 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-21T13:15:23Z2024-03-21T13:15:23Z2021-12Revista Tempo do Mundo - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfVIRGA, Thais; MIRANDA, Humberto; MARCHI, Beatriz de. Integração física na Amazônia Sul-Americana: a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda pública. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 27, p. 215-246, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm27art8https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337ark:/51990/0013000000571https://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11326Brasil - AmazôniaInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessVirga, ThaisMiranda, HumbertoMarchi, Beatriz depor2024-03-22T06:02:53Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13337Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-22T06:02:53Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico. |
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