Influência da gestão estratégica de marcas na aprovação de políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudente, Leonardo Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Porto, Rafael Barreiros, Vieira, Valter Afonso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000dcs3
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9965
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a influência da gestão estratégica de marcas (branding) na aprovação das políticas públicas. As formas de branding investigadas são: envolvimento de organismo internacional – de cooperação técnica e financeira – e transferência de política pública – importação e exportação. A aprovação foi medida entre burocratas e cidadãos, utilizando-se o modelo heurístico de Capelos (2010). Para tanto, realizou-se experimento com grupos de controle e de tratamento, com informações das estratégias de branding de uma política manipuladas antes de medir-se sua aprovação. Não foram encontrados resultados significativos para amostras de burocratas, mas se identificou que os cidadãos possuem melhores avaliações da política quando esta é exportada. A contribuição do trabalho está na comprovação das evidências empíricas sobre os efeitos do branding de políticas públicas na aprovação destas por meio de modelos heurísticos de decisão, facilitando o apoio do trabalho dos gestores de governamentais.
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