Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federal
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Data de Publicação: | 2004 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1857 |
Resumo: | Este trabalho discute o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importância para a Administração Pública, além de identificar o estágio de implementação da GCO em que se encontram seis organizações do executivo federal – Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), e Petróleo Brasileiro (Petrobras) –, com base no método da American Productivity and Quality Center (APQC): “Road Map to Knowledge Management Results”. O estudo destaca algumas práticas de sucesso, situa o tema GCO nas organizações públicas no campo de estudo da Gestão Pública e defende a tese de que a finalidade da GCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setor produtivo. Além disso, ressalta a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento – com diretrizes e estratégias claramente definidas – para “massificar” e agilizar o processo de institucionalização da GCO na Administração Pública. |
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Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federalTexto para Discussão (TD) 1022: Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federalGovernment learning: knowledge management in federal executive organizationsGestão do Conhecimento (GC)Executivo federalGestão públicaPolítica de gestão do conhecimentoEste trabalho discute o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importância para a Administração Pública, além de identificar o estágio de implementação da GCO em que se encontram seis organizações do executivo federal – Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), e Petróleo Brasileiro (Petrobras) –, com base no método da American Productivity and Quality Center (APQC): “Road Map to Knowledge Management Results”. O estudo destaca algumas práticas de sucesso, situa o tema GCO nas organizações públicas no campo de estudo da Gestão Pública e defende a tese de que a finalidade da GCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setor produtivo. Além disso, ressalta a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento – com diretrizes e estratégias claramente definidas – para “massificar” e agilizar o processo de institucionalização da GCO na Administração Pública.108 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-09-30T17:44:12Z2013-09-30T17:44:12Z2004-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1857ark:/51990/001300000hd1pwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Fábio Ferreirapor2024-02-23T13:11:14Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1857Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-23T13:11:14Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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