A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ismar Donizete de Freitas Filho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rubens Correia Junior
Tipo de documento: Artigo Outros
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548
Resumo: Análise e levantamento de dados sobre a violência urbana e policial, estabelecendo a relação entre os abusos e excessos cometidos pela polícia militar brasileira em suas ações. Neste contexto, diversos estudos demonstram certa seletividade e um padrão seguido por estas instituições, assim como um racismo arraigado, haja vista, que suas vítimas são quase que em sua totalidade negros e pobres. Assim, tais instituições se tornaram um eficaz instrumento executor da nova política estatal de “criminalização da pobreza”. Através da denominada “violência legitimada” tais instituições buscam tornar legais suas ações, apoiadas por uma sociedade que ao longo dos tempos demonstra demasiado anseio punitivo. Paralelamente a estes movimentos sociais associam-se ideais como “direitos humanos para humanos direitos” e “bandido bom, é bandido morto”. Por fim, analisar-se-á a teoria do direito penal do inimigo diante o “estado de guerra urbano” vivenciado no estado democrático de direito brasileiro.
id IPEBJ_799b6ff5979cf42f99b96c3a3ccaf8a0
oai_identifier_str oai:bjfs:article/548
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar BrasileiraPolice violenceViolência policialUrban violenceViolência urbanaPoverty criminalization.Criminalização da pobreza.Análise e levantamento de dados sobre a violência urbana e policial, estabelecendo a relação entre os abusos e excessos cometidos pela polícia militar brasileira em suas ações. Neste contexto, diversos estudos demonstram certa seletividade e um padrão seguido por estas instituições, assim como um racismo arraigado, haja vista, que suas vítimas são quase que em sua totalidade negros e pobres. Assim, tais instituições se tornaram um eficaz instrumento executor da nova política estatal de “criminalização da pobreza”. Através da denominada “violência legitimada” tais instituições buscam tornar legais suas ações, apoiadas por uma sociedade que ao longo dos tempos demonstra demasiado anseio punitivo. Paralelamente a estes movimentos sociais associam-se ideais como “direitos humanos para humanos direitos” e “bandido bom, é bandido morto”. Por fim, analisar-se-á a teoria do direito penal do inimigo diante o “estado de guerra urbano” vivenciado no estado democrático de direito brasileiro.IPEBJ2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/54810.17063/bjfs5(1)y20151Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 1-21Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 1-212237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548/557https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548/558Ismar Donizete de Freitas FilhoRubens Correia Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:22:57Zoai:bjfs:article/548Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:22:58.581Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
title A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
spellingShingle A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
Ismar Donizete de Freitas Filho
Police violence
Violência policial
Urban violence
Violência urbana
Poverty criminalization.
Criminalização da pobreza.
title_short A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
title_full A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
title_fullStr A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
title_full_unstemmed A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
title_sort A Criminalização da Pobreza nas Ações da Polícia Militar Brasileira
author Ismar Donizete de Freitas Filho
author_facet Ismar Donizete de Freitas Filho
Rubens Correia Junior
author_role author
author2 Rubens Correia Junior
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ismar Donizete de Freitas Filho
Rubens Correia Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Police violence
Violência policial
Urban violence
Violência urbana
Poverty criminalization.
Criminalização da pobreza.
topic Police violence
Violência policial
Urban violence
Violência urbana
Poverty criminalization.
Criminalização da pobreza.
dc.description.none.fl_txt_mv Análise e levantamento de dados sobre a violência urbana e policial, estabelecendo a relação entre os abusos e excessos cometidos pela polícia militar brasileira em suas ações. Neste contexto, diversos estudos demonstram certa seletividade e um padrão seguido por estas instituições, assim como um racismo arraigado, haja vista, que suas vítimas são quase que em sua totalidade negros e pobres. Assim, tais instituições se tornaram um eficaz instrumento executor da nova política estatal de “criminalização da pobreza”. Através da denominada “violência legitimada” tais instituições buscam tornar legais suas ações, apoiadas por uma sociedade que ao longo dos tempos demonstra demasiado anseio punitivo. Paralelamente a estes movimentos sociais associam-se ideais como “direitos humanos para humanos direitos” e “bandido bom, é bandido morto”. Por fim, analisar-se-á a teoria do direito penal do inimigo diante o “estado de guerra urbano” vivenciado no estado democrático de direito brasileiro.
description Análise e levantamento de dados sobre a violência urbana e policial, estabelecendo a relação entre os abusos e excessos cometidos pela polícia militar brasileira em suas ações. Neste contexto, diversos estudos demonstram certa seletividade e um padrão seguido por estas instituições, assim como um racismo arraigado, haja vista, que suas vítimas são quase que em sua totalidade negros e pobres. Assim, tais instituições se tornaram um eficaz instrumento executor da nova política estatal de “criminalização da pobreza”. Através da denominada “violência legitimada” tais instituições buscam tornar legais suas ações, apoiadas por uma sociedade que ao longo dos tempos demonstra demasiado anseio punitivo. Paralelamente a estes movimentos sociais associam-se ideais como “direitos humanos para humanos direitos” e “bandido bom, é bandido morto”. Por fim, analisar-se-á a teoria do direito penal do inimigo diante o “estado de guerra urbano” vivenciado no estado democrático de direito brasileiro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548
10.17063/bjfs5(1)y20151
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548
identifier_str_mv 10.17063/bjfs5(1)y20151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548/557
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/548/558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 1-21
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 1-21
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591235792896