Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Felippe Bevilacqua Prado, Valdair Francisco Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545
Resumo: Identificação é o conjunto de procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto1. A observação do padrão dos seios frontais é uma técnica utilizada para estabelecer a identificação de uma pessoa. As variações em tamanho, forma, simetria, bordas externas, presença e número de septos e células são únicos para cada indivíduo, sendo comparados através de radiografias de face antes e após a morte com a finalidade de equiparação e uma correta identificação do indivíduo2. Entretanto, existem poucos estudos na literatura sobre o uso da tomografia computadorizada para esta finalidade, bem como uma padronização adequada de suas características para possível arquivamento e posterior levantamento. Foi realizado um estudo retrospectivo, onde foram realizadas aferições métricas e volumétricas em exames tomográficos nos três planos anatômicos. Tais medidas foram correlacionadas com sexo e idade, a fim de, estabelecer a influência destes no seio frontal. Para o estudo foram utilizados exames realizados previamente, sendo 49,8% feminino e 50,2% masculino, com idades de 7 a 66 anos. Encontramos 21,18% de agenesia, com maior incidência para o sexo feminino. O sexo masculino apresentou as maiores medidas e em relação à idade, não foi estabelecida influência nas aferições realizadas.
id IPEBJ_9dcd78665660f872cb8792b59cf4ee2a
oai_identifier_str oai:bjfs:article/545
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação HumanaHuman Identification, Computarodized Tomograph, Frontal SinusIdentificação Humana, Tomografia Computadorizada, Seios FrontaisIdentificação é o conjunto de procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto1. A observação do padrão dos seios frontais é uma técnica utilizada para estabelecer a identificação de uma pessoa. As variações em tamanho, forma, simetria, bordas externas, presença e número de septos e células são únicos para cada indivíduo, sendo comparados através de radiografias de face antes e após a morte com a finalidade de equiparação e uma correta identificação do indivíduo2. Entretanto, existem poucos estudos na literatura sobre o uso da tomografia computadorizada para esta finalidade, bem como uma padronização adequada de suas características para possível arquivamento e posterior levantamento. Foi realizado um estudo retrospectivo, onde foram realizadas aferições métricas e volumétricas em exames tomográficos nos três planos anatômicos. Tais medidas foram correlacionadas com sexo e idade, a fim de, estabelecer a influência destes no seio frontal. Para o estudo foram utilizados exames realizados previamente, sendo 49,8% feminino e 50,2% masculino, com idades de 7 a 66 anos. Encontramos 21,18% de agenesia, com maior incidência para o sexo feminino. O sexo masculino apresentou as maiores medidas e em relação à idade, não foi estabelecida influência nas aferições realizadas.IPEBJ2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalinfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/54510.17063/bjfs5(1)y201542Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 42-52Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 42-522237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545/551https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545/552Isamara Geandra Cavalcanti CaputoFelippe Bevilacqua PradoValdair Francisco Mugliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:22:57Zoai:bjfs:article/545Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:22:58.534Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
title Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
spellingShingle Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Human Identification, Computarodized Tomograph, Frontal Sinus
Identificação Humana, Tomografia Computadorizada, Seios Frontais
title_short Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
title_full Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
title_fullStr Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
title_full_unstemmed Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
title_sort Análise De Seio Frontal Para Uso Em Identificação Humana
author Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
author_facet Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Felippe Bevilacqua Prado
Valdair Francisco Muglia
author_role author
author2 Felippe Bevilacqua Prado
Valdair Francisco Muglia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Felippe Bevilacqua Prado
Valdair Francisco Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Human Identification, Computarodized Tomograph, Frontal Sinus
Identificação Humana, Tomografia Computadorizada, Seios Frontais
topic Human Identification, Computarodized Tomograph, Frontal Sinus
Identificação Humana, Tomografia Computadorizada, Seios Frontais
dc.description.none.fl_txt_mv Identificação é o conjunto de procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto1. A observação do padrão dos seios frontais é uma técnica utilizada para estabelecer a identificação de uma pessoa. As variações em tamanho, forma, simetria, bordas externas, presença e número de septos e células são únicos para cada indivíduo, sendo comparados através de radiografias de face antes e após a morte com a finalidade de equiparação e uma correta identificação do indivíduo2. Entretanto, existem poucos estudos na literatura sobre o uso da tomografia computadorizada para esta finalidade, bem como uma padronização adequada de suas características para possível arquivamento e posterior levantamento. Foi realizado um estudo retrospectivo, onde foram realizadas aferições métricas e volumétricas em exames tomográficos nos três planos anatômicos. Tais medidas foram correlacionadas com sexo e idade, a fim de, estabelecer a influência destes no seio frontal. Para o estudo foram utilizados exames realizados previamente, sendo 49,8% feminino e 50,2% masculino, com idades de 7 a 66 anos. Encontramos 21,18% de agenesia, com maior incidência para o sexo feminino. O sexo masculino apresentou as maiores medidas e em relação à idade, não foi estabelecida influência nas aferições realizadas.
description Identificação é o conjunto de procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto1. A observação do padrão dos seios frontais é uma técnica utilizada para estabelecer a identificação de uma pessoa. As variações em tamanho, forma, simetria, bordas externas, presença e número de septos e células são únicos para cada indivíduo, sendo comparados através de radiografias de face antes e após a morte com a finalidade de equiparação e uma correta identificação do indivíduo2. Entretanto, existem poucos estudos na literatura sobre o uso da tomografia computadorizada para esta finalidade, bem como uma padronização adequada de suas características para possível arquivamento e posterior levantamento. Foi realizado um estudo retrospectivo, onde foram realizadas aferições métricas e volumétricas em exames tomográficos nos três planos anatômicos. Tais medidas foram correlacionadas com sexo e idade, a fim de, estabelecer a influência destes no seio frontal. Para o estudo foram utilizados exames realizados previamente, sendo 49,8% feminino e 50,2% masculino, com idades de 7 a 66 anos. Encontramos 21,18% de agenesia, com maior incidência para o sexo feminino. O sexo masculino apresentou as maiores medidas e em relação à idade, não foi estabelecida influência nas aferições realizadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545
10.17063/bjfs5(1)y201542
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545
identifier_str_mv 10.17063/bjfs5(1)y201542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545/551
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/545/552
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 42-52
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 1 (2015): Volume 5 - Número 1; 42-52
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591229501440