Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Gomes de Castro Neto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Beate Saegesser Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573
Resumo: As civilizações mais antigas faziam uso de substâncias inalantes encontradas de forma natural. Com a fabricação de substâncias inalantes sintéticas, muitas passaram a ser usadas de forma recreativa. O éter foi um desses primeiros solventes orgânicos sintéticos a serem utilizados e a ser relacionado com o abuso. No Brasil a lança-perfume tornava-se popular nos bailes de carnaval chegando a ser considerada a droga símbolo das festividades, contudo com sua proibição na década de 1960 seu substituto começa a ganhar notoriedade, a loló. Outros produtos comerciais como a cola de sapateiro e o thinner, por possuírem vários solventes em sua composição, também são utilizados como drogas de abuso. O comércio de alguns solventes é controlado por legislações específicas no Brasil. Contudo esses solventes são encontrados na composição da loló sendo considerada venda ilegal dessas substâncias. Os solventes utilizados na confecção da loló e presentes nas formulações da cola e do thinner causam diversos problemas a saúde, sobretudo no Sistema Nervoso Central, podendo desencadear ou facilitar o desenvolvimento de transtornos mentais e cognitivos. Este trabalho tem como objetivo estabelecer a composição química dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco e relacionar a composição química com as mesorregiões do estado como forma de nortear as principais localidades onde essas substâncias podem ser encontradas.
id IPEBJ_d88bc2c557061702caaa08f7cb3e06fc
oai_identifier_str oai:bjfs:article/573
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de PernambucoProducts arrestApreensão de produtosChemistry compositionComposição químicaInhalant abuseAbuso de inalantesAs civilizações mais antigas faziam uso de substâncias inalantes encontradas de forma natural. Com a fabricação de substâncias inalantes sintéticas, muitas passaram a ser usadas de forma recreativa. O éter foi um desses primeiros solventes orgânicos sintéticos a serem utilizados e a ser relacionado com o abuso. No Brasil a lança-perfume tornava-se popular nos bailes de carnaval chegando a ser considerada a droga símbolo das festividades, contudo com sua proibição na década de 1960 seu substituto começa a ganhar notoriedade, a loló. Outros produtos comerciais como a cola de sapateiro e o thinner, por possuírem vários solventes em sua composição, também são utilizados como drogas de abuso. O comércio de alguns solventes é controlado por legislações específicas no Brasil. Contudo esses solventes são encontrados na composição da loló sendo considerada venda ilegal dessas substâncias. Os solventes utilizados na confecção da loló e presentes nas formulações da cola e do thinner causam diversos problemas a saúde, sobretudo no Sistema Nervoso Central, podendo desencadear ou facilitar o desenvolvimento de transtornos mentais e cognitivos. Este trabalho tem como objetivo estabelecer a composição química dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco e relacionar a composição química com as mesorregiões do estado como forma de nortear as principais localidades onde essas substâncias podem ser encontradas.IPEBJ2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalinfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/57310.17063/bjfs4(2)y2015184Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 2 (2015): Volume 4 - Número 2; 184-198Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 2 (2015): Volume 4 - Número 2; 184-1982237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573/591https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573/592Antonio Gomes de Castro NetoBeate Saegesser Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:23:03Zoai:bjfs:article/573Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:23:03.775Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
title Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
spellingShingle Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
Antonio Gomes de Castro Neto
Products arrest
Apreensão de produtos
Chemistry composition
Composição química
Inhalant abuse
Abuso de inalantes
title_short Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
title_full Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
title_fullStr Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
title_full_unstemmed Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
title_sort Perfil químico dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco
author Antonio Gomes de Castro Neto
author_facet Antonio Gomes de Castro Neto
Beate Saegesser Santos
author_role author
author2 Beate Saegesser Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Gomes de Castro Neto
Beate Saegesser Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Products arrest
Apreensão de produtos
Chemistry composition
Composição química
Inhalant abuse
Abuso de inalantes
topic Products arrest
Apreensão de produtos
Chemistry composition
Composição química
Inhalant abuse
Abuso de inalantes
dc.description.none.fl_txt_mv As civilizações mais antigas faziam uso de substâncias inalantes encontradas de forma natural. Com a fabricação de substâncias inalantes sintéticas, muitas passaram a ser usadas de forma recreativa. O éter foi um desses primeiros solventes orgânicos sintéticos a serem utilizados e a ser relacionado com o abuso. No Brasil a lança-perfume tornava-se popular nos bailes de carnaval chegando a ser considerada a droga símbolo das festividades, contudo com sua proibição na década de 1960 seu substituto começa a ganhar notoriedade, a loló. Outros produtos comerciais como a cola de sapateiro e o thinner, por possuírem vários solventes em sua composição, também são utilizados como drogas de abuso. O comércio de alguns solventes é controlado por legislações específicas no Brasil. Contudo esses solventes são encontrados na composição da loló sendo considerada venda ilegal dessas substâncias. Os solventes utilizados na confecção da loló e presentes nas formulações da cola e do thinner causam diversos problemas a saúde, sobretudo no Sistema Nervoso Central, podendo desencadear ou facilitar o desenvolvimento de transtornos mentais e cognitivos. Este trabalho tem como objetivo estabelecer a composição química dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco e relacionar a composição química com as mesorregiões do estado como forma de nortear as principais localidades onde essas substâncias podem ser encontradas.
description As civilizações mais antigas faziam uso de substâncias inalantes encontradas de forma natural. Com a fabricação de substâncias inalantes sintéticas, muitas passaram a ser usadas de forma recreativa. O éter foi um desses primeiros solventes orgânicos sintéticos a serem utilizados e a ser relacionado com o abuso. No Brasil a lança-perfume tornava-se popular nos bailes de carnaval chegando a ser considerada a droga símbolo das festividades, contudo com sua proibição na década de 1960 seu substituto começa a ganhar notoriedade, a loló. Outros produtos comerciais como a cola de sapateiro e o thinner, por possuírem vários solventes em sua composição, também são utilizados como drogas de abuso. O comércio de alguns solventes é controlado por legislações específicas no Brasil. Contudo esses solventes são encontrados na composição da loló sendo considerada venda ilegal dessas substâncias. Os solventes utilizados na confecção da loló e presentes nas formulações da cola e do thinner causam diversos problemas a saúde, sobretudo no Sistema Nervoso Central, podendo desencadear ou facilitar o desenvolvimento de transtornos mentais e cognitivos. Este trabalho tem como objetivo estabelecer a composição química dos inalantes apreendidos no estado de Pernambuco e relacionar a composição química com as mesorregiões do estado como forma de nortear as principais localidades onde essas substâncias podem ser encontradas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573
10.17063/bjfs4(2)y2015184
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573
identifier_str_mv 10.17063/bjfs4(2)y2015184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573/591
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/573/592
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 2 (2015): Volume 4 - Número 2; 184-198
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 2 (2015): Volume 4 - Número 2; 184-198
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591729672192