Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamile de Souza Lins Dantas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Erasmo de Almeida Júnior, Luis Carlos Cavalcante Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553
Resumo: A Medicina Legal tem grande importância no processo de identificação, principalmente quando os profissionais da área recebem para análise apenas a porção cefálica do corpo. O objetivo deste estudo é verificar o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações faciais. Os autores estudaram uma amostra de 161 crânios secos, sendo 81 masculinos e 80 femininos, que pertenceram a indivíduos com idade acima de 20 anos e com sexo e idade conhecidos com absoluta segurança. Os crânios estudados eram de pessoas cujos familiares não reclamaram os ossos no tempo hábil administrativo estabelecido pelo Cemitério e que estavam sendo encaminhados para incineração. Foram realizadas as seguintes mensurações: largura máxima nasal e altura násio-espinhal. De acordo com a análise estatística, houve índice de acerto de 63,37% em relação ao sexo. Foi também verificada a média e intervalo de confiança através do teste t e utilizado o método da regressão linear múltipla para a predição da idade, constatando que o modelo não foi significativo (p:0,1454). Os resultados permitiram a elaboração de metodologia estatística para o diagnóstico do sexo e idade em observações futuras.
id IPEBJ_f8ca693de38834b95054654d1e73dc63
oai_identifier_str oai:bjfs:article/553
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal CranianoForensic medicineMedicina LegalSexSexoAgeIdadeA Medicina Legal tem grande importância no processo de identificação, principalmente quando os profissionais da área recebem para análise apenas a porção cefálica do corpo. O objetivo deste estudo é verificar o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações faciais. Os autores estudaram uma amostra de 161 crânios secos, sendo 81 masculinos e 80 femininos, que pertenceram a indivíduos com idade acima de 20 anos e com sexo e idade conhecidos com absoluta segurança. Os crânios estudados eram de pessoas cujos familiares não reclamaram os ossos no tempo hábil administrativo estabelecido pelo Cemitério e que estavam sendo encaminhados para incineração. Foram realizadas as seguintes mensurações: largura máxima nasal e altura násio-espinhal. De acordo com a análise estatística, houve índice de acerto de 63,37% em relação ao sexo. Foi também verificada a média e intervalo de confiança através do teste t e utilizado o método da regressão linear múltipla para a predição da idade, constatando que o modelo não foi significativo (p:0,1454). Os resultados permitiram a elaboração de metodologia estatística para o diagnóstico do sexo e idade em observações futuras.IPEBJ2015-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalinfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/55310.17063/bjfs4(4)y2015419Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 4 (2015): Volume 4 - Número 4; 419-429Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 4 (2015): Volume 4 - Número 4; 419-4292237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553/564https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553/565Jamile de Souza Lins DantasErasmo de Almeida JúniorLuis Carlos Cavalcante Galvãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:22:57Zoai:bjfs:article/553Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:22:58.654Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
title Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
spellingShingle Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
Jamile de Souza Lins Dantas
Forensic medicine
Medicina Legal
Sex
Sexo
Age
Idade
title_short Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
title_full Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
title_fullStr Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
title_full_unstemmed Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
title_sort Estimativa de sexo e idade através do Índice Nasal Craniano
author Jamile de Souza Lins Dantas
author_facet Jamile de Souza Lins Dantas
Erasmo de Almeida Júnior
Luis Carlos Cavalcante Galvão
author_role author
author2 Erasmo de Almeida Júnior
Luis Carlos Cavalcante Galvão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamile de Souza Lins Dantas
Erasmo de Almeida Júnior
Luis Carlos Cavalcante Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Forensic medicine
Medicina Legal
Sex
Sexo
Age
Idade
topic Forensic medicine
Medicina Legal
Sex
Sexo
Age
Idade
dc.description.none.fl_txt_mv A Medicina Legal tem grande importância no processo de identificação, principalmente quando os profissionais da área recebem para análise apenas a porção cefálica do corpo. O objetivo deste estudo é verificar o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações faciais. Os autores estudaram uma amostra de 161 crânios secos, sendo 81 masculinos e 80 femininos, que pertenceram a indivíduos com idade acima de 20 anos e com sexo e idade conhecidos com absoluta segurança. Os crânios estudados eram de pessoas cujos familiares não reclamaram os ossos no tempo hábil administrativo estabelecido pelo Cemitério e que estavam sendo encaminhados para incineração. Foram realizadas as seguintes mensurações: largura máxima nasal e altura násio-espinhal. De acordo com a análise estatística, houve índice de acerto de 63,37% em relação ao sexo. Foi também verificada a média e intervalo de confiança através do teste t e utilizado o método da regressão linear múltipla para a predição da idade, constatando que o modelo não foi significativo (p:0,1454). Os resultados permitiram a elaboração de metodologia estatística para o diagnóstico do sexo e idade em observações futuras.
description A Medicina Legal tem grande importância no processo de identificação, principalmente quando os profissionais da área recebem para análise apenas a porção cefálica do corpo. O objetivo deste estudo é verificar o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações faciais. Os autores estudaram uma amostra de 161 crânios secos, sendo 81 masculinos e 80 femininos, que pertenceram a indivíduos com idade acima de 20 anos e com sexo e idade conhecidos com absoluta segurança. Os crânios estudados eram de pessoas cujos familiares não reclamaram os ossos no tempo hábil administrativo estabelecido pelo Cemitério e que estavam sendo encaminhados para incineração. Foram realizadas as seguintes mensurações: largura máxima nasal e altura násio-espinhal. De acordo com a análise estatística, houve índice de acerto de 63,37% em relação ao sexo. Foi também verificada a média e intervalo de confiança através do teste t e utilizado o método da regressão linear múltipla para a predição da idade, constatando que o modelo não foi significativo (p:0,1454). Os resultados permitiram a elaboração de metodologia estatística para o diagnóstico do sexo e idade em observações futuras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553
10.17063/bjfs4(4)y2015419
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553
identifier_str_mv 10.17063/bjfs4(4)y2015419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553/564
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/553/565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 4 (2015): Volume 4 - Número 4; 419-429
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 4 (2015): Volume 4 - Número 4; 419-429
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591245230080