Estimativa da frequencia de danos ao nucleo devido a perda de refrigerante primario e bloqueio de canal de refrigeracao do reator de pesquisas IEA-R1 do IPEN-CNEN/SP - APS nivel 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HIRATA, DANIEL M.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9483
Resumo: Neste trabalho ?? aplicada a metodologia da An??lise Probabil??stica de Seguran??a n??vel 1 ao reator IEA-R1. Inicialmente s??o descritos os eventos iniciadores de acidentes identificados no reator para duas categorias: perda de vaz??o e perda de refrigerante prim??rio. Dentre eles foram escolhidos dois eventos iniciadores para an??lise mais detalhada do acidente e obten????o da estimativa da freq????ncia de danos ao n??cleo devido a sua ocorr??ncia. Foram selecionados os seguintes eventos iniciadores: bloqueio de canal de refrigera????o (maior probabilidade) e perda de refrigerante por grande ruptura da tubula????o do circuito prim??rio (maiores consequ??ncias). Para modelar a evolu????o do acidente a partir da ocorr??ncia do evento iniciador e da atua????o ou n??o dos sistemas de seguran??a utilizou-se ??rvore de Eventos. Atrav??s de ??rvore de Falhas, tamb??m foi avaliada a confiabilidade dos seguintes sistemas: sistema de desligamento do reator, isolamento da piscina, sistema de resfriamento de emerg??ncia (SRE) e sistema el??trico. Como resultados foram obtidas as estimativas das frequ??ncias de danos ao n??cleo do reator e as probabilidades de falha dos sistemas analisados. As freq????ncias de danos ao n??cleo mostraram-se dentro das margens esperadas, sendo da mesma ordem de grandeza que os encontrados para reatores similares. As confiabilidades dos sistemas de desligamento do reator, de isolamento da piscina e do SRE foram satisfat??rias para as condi????es em que estes sistemas foram exigidos. Todavia, para o sistema el??trico seria recomend??vel uma an??lise para verificar a possibilidade de moderniza????o a fim de aumentar a sua confiabilidade.
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