Estudo para fabricacao de refletores automobilisticos utilizando um material composito termofixo de um material termoplastico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, ELISEU W. de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9602
Resumo: Na montagem de um farol automobil??stico s??o utilizados diversos materiais, tais como insertos met??licos nas fixa????es, vidros nas l??mpadas, materiais polim??ricos nas lentes, carca??as, molduras, veda????es e refletores, al??m de vernizes, tintas, pel??cula de metal para reflex??o do feixe luminoso. H?? cerca de quatro d??cadas foi iniciada a confec????o dos refletores utilizando o BMC (bulk moulding compound), sigla em ingl??s para composto para moldagem em forma de massa, que ?? um comp??sito polim??rico termofixo. Este material apresenta in??meras vantagens sobre o metal, tal como forma e geometria que podem se integrar facilmente ao desenho do carro, elevada produtividade, baixo custo e da elevada resist??ncia t??rmica. Contudo, apresentam o inconveniente de n??o poderem ser reciclados. Uma op????o ao BMC tem sido o PEI [poli (??ter imida)], que ?? um material polim??rico termopl??stico de alto desempenho que apresenta propriedades atrativas para essa utiliza????o. Oferece tamb??m elevada produtividade, por??m com um custo elevado se comparado ao BMC. Tem a vantagem de pode ser reciclado. De modo a analisar o potencial dos dois materiais e extrair deles suas vantagens competitivas, bem como determinar suas poss??veis limita????es, o presente trabalho apresenta os resultados de caracteriza????o mec??nica, an??lise t??rmica, ensaios de impacto, ensaios de temperatura de deflex??o t??rmica (HDT) e reaproveitamento de res??duos de BMC, incorporando-o ao PVC [poli (cloreto de vinila)], resultando uma nova blenda polim??rica. O estudo conclui que ambos os materiais podem ser utilizados para fabrica????o de refletores automobil??sticos. No entanto, o pre??o do PEI ?? maior que o do BMC, o que desestimula sua utiliza????o em produtos de alta escala de produ????o, como, por exemplo, o produto do presente trabalho. O BMC por sua vez n??o pode ser reciclado, exigindo um custo adicional para seu reaproveitamento de maneira a evitar seu descarte em aterro sanit??rio.
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