Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, HAMILTA de O.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11425
Resumo: No presente trabalho quatro ligas Al-Si hipereut??ticas, tr??s das quais foram produzidas por conforma????o por \"spray\" e a outra por fundi????o, foram caracterizadas quanto a textura, dureza, microestrutura e resist??ncia ?? corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo (CSA). Duas das ligas conformadas por \"spray\" foram retiradas de camisas de cilindro e a outra de um pr??-formado obtido em laborat??rio. A conforma????o por \"spray\" envolve a atomiza????o de uma liga e a deposi????o de got??culas em um substrato, antes mesmo que todas se encontrem no estado s??lido. Este processo permite a obten????o de materiais que se caracterizam por uma microestrutura livre de macrossegrega????es e bastante refinada, implicando melhor trabalhabilidade a quente. A caracteriza????o da microestrutura das quatro ligas hipereut??ticas revelou a presen??a de porosidades na liga obtida em laborat??rio, e microestrutura com distribui????o homog??nea de precipitados prim??rios nas tr??s ligas conformadas por \"spray\". A microestrutura de uma das ligas apresentou-se muito diferenciada, com a presen??a de eut??tico, sugerindo que esta foi fabricada por fundi????o. Nas camisas de cilindro foram feitas medidas de rugosidade, e em todas as ligas foram realizados ensaios de microdureza. A liga conformada por \"spray\" e obtida em laborat??rio foi laminada a quente e a frio. Foram realizados tamb??m estudos de textura, para tentar estabelecer uma correla????o entre todas as ligas quanto ao processo de fabrica????o. A avalia????o da textura indicou que a presen??a de fases de sil??cio prim??rio, finamente distribu??das impedem o aparecimento de texturas t??picas de deforma????o de ligas de alum??nio, mesmo ap??s severas deforma????es, como as necess??rias para a transforma????o de pr??-formados em tubos que originam as camisas de cilindro. As medidas de rugosidade indicaram caracter??sticas pr??prias do acabamento superficial usado para a produ????o das camisas, por brunimento ou por ataque qu??mico. Os ensaios de microdureza apresentaram varia????es de acordo com as rotas de fabrica????o sendo que a liga eut??tica apresentou os maiores valores de microdureza em compara????o ??s ligas conformadas por \"spray\". Todas as ligas foram avaliadas quanto a resist??ncia ?? corros??o por ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica em dois meios, CSA com pH 3,3 e CSA com pH 11. As quatro ligas hipereut??ticas estudadas apresentaram mecanismo de corros??o similar em condensado sint??tico automotivo (CSA) pH 3,3. Em todas ocorreu o ataque intenso da matriz de alum??nio e as part??culas de sil??cio prim??rio atuaram como regi??es cat??dicas. A liga 2 apresentou maior resist??ncia ?? corros??o entre todas as ligas ensaiadas, tanto em CSA pH 3,3 como em pH 11. Neste ??ltimo meio, uma camada de produtos de corros??o formou-se sobre todas as ligas, e os resultados indicaram mecanismos diferentes para o ataque da matriz de Al e para o crescimento da camada depositada na superf??cie das ligas estudadas. O ataque da matriz da liga 2 neste meio foi aparentemente mais lento do que sobre as demais ligas, com a forma????o de uma camada mais compacta de produtos de corros??o, estabelecendo um controle por difus??o dos processos interfaciais para maiores per??odos de ensaio. A camada formada sobre as demais ligas neste meio apresentou-se mais defeituosa, e nestas ocorreu tamb??m menor controle da velocidade das rea????es interfaciais por processos difusionais.
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