Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11425 |
Resumo: | No presente trabalho quatro ligas Al-Si hipereut??ticas, tr??s das quais foram produzidas por conforma????o por \"spray\" e a outra por fundi????o, foram caracterizadas quanto a textura, dureza, microestrutura e resist??ncia ?? corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo (CSA). Duas das ligas conformadas por \"spray\" foram retiradas de camisas de cilindro e a outra de um pr??-formado obtido em laborat??rio. A conforma????o por \"spray\" envolve a atomiza????o de uma liga e a deposi????o de got??culas em um substrato, antes mesmo que todas se encontrem no estado s??lido. Este processo permite a obten????o de materiais que se caracterizam por uma microestrutura livre de macrossegrega????es e bastante refinada, implicando melhor trabalhabilidade a quente. A caracteriza????o da microestrutura das quatro ligas hipereut??ticas revelou a presen??a de porosidades na liga obtida em laborat??rio, e microestrutura com distribui????o homog??nea de precipitados prim??rios nas tr??s ligas conformadas por \"spray\". A microestrutura de uma das ligas apresentou-se muito diferenciada, com a presen??a de eut??tico, sugerindo que esta foi fabricada por fundi????o. Nas camisas de cilindro foram feitas medidas de rugosidade, e em todas as ligas foram realizados ensaios de microdureza. A liga conformada por \"spray\" e obtida em laborat??rio foi laminada a quente e a frio. Foram realizados tamb??m estudos de textura, para tentar estabelecer uma correla????o entre todas as ligas quanto ao processo de fabrica????o. A avalia????o da textura indicou que a presen??a de fases de sil??cio prim??rio, finamente distribu??das impedem o aparecimento de texturas t??picas de deforma????o de ligas de alum??nio, mesmo ap??s severas deforma????es, como as necess??rias para a transforma????o de pr??-formados em tubos que originam as camisas de cilindro. As medidas de rugosidade indicaram caracter??sticas pr??prias do acabamento superficial usado para a produ????o das camisas, por brunimento ou por ataque qu??mico. Os ensaios de microdureza apresentaram varia????es de acordo com as rotas de fabrica????o sendo que a liga eut??tica apresentou os maiores valores de microdureza em compara????o ??s ligas conformadas por \"spray\". Todas as ligas foram avaliadas quanto a resist??ncia ?? corros??o por ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica em dois meios, CSA com pH 3,3 e CSA com pH 11. As quatro ligas hipereut??ticas estudadas apresentaram mecanismo de corros??o similar em condensado sint??tico automotivo (CSA) pH 3,3. Em todas ocorreu o ataque intenso da matriz de alum??nio e as part??culas de sil??cio prim??rio atuaram como regi??es cat??dicas. A liga 2 apresentou maior resist??ncia ?? corros??o entre todas as ligas ensaiadas, tanto em CSA pH 3,3 como em pH 11. Neste ??ltimo meio, uma camada de produtos de corros??o formou-se sobre todas as ligas, e os resultados indicaram mecanismos diferentes para o ataque da matriz de Al e para o crescimento da camada depositada na superf??cie das ligas estudadas. O ataque da matriz da liga 2 neste meio foi aparentemente mais lento do que sobre as demais ligas, com a forma????o de uma camada mais compacta de produtos de corros??o, estabelecendo um controle por difus??o dos processos interfaciais para maiores per??odos de ensaio. A camada formada sobre as demais ligas neste meio apresentou-se mais defeituosa, e nestas ocorreu tamb??m menor controle da velocidade das rea????es interfaciais por processos difusionais. |
id |
IPEN_0b2f6b9af166453ead02ea901691dea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipen.br:123456789/11425 |
network_acronym_str |
IPEN |
network_name_str |
Repositório Institucional do IPEN |
repository_id_str |
4510 |
spelling |
Isolda CostaSANTOS, HAMILTA de O.20062014-10-09T12:51:46Z2014-10-09T14:08:49Z2014-10-09T12:51:46Z2014-10-09T14:08:49Zhttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/1142510.11606/T.85.2006.tde-18052012-091151No presente trabalho quatro ligas Al-Si hipereut??ticas, tr??s das quais foram produzidas por conforma????o por \"spray\" e a outra por fundi????o, foram caracterizadas quanto a textura, dureza, microestrutura e resist??ncia ?? corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo (CSA). Duas das ligas conformadas por \"spray\" foram retiradas de camisas de cilindro e a outra de um pr??-formado obtido em laborat??rio. A conforma????o por \"spray\" envolve a atomiza????o de uma liga e a deposi????o de got??culas em um substrato, antes mesmo que todas se encontrem no estado s??lido. Este processo permite a obten????o de materiais que se caracterizam por uma microestrutura livre de macrossegrega????es e bastante refinada, implicando melhor trabalhabilidade a quente. A caracteriza????o da microestrutura das quatro ligas hipereut??ticas revelou a presen??a de porosidades na liga obtida em laborat??rio, e microestrutura com distribui????o homog??nea de precipitados prim??rios nas tr??s ligas conformadas por \"spray\". A microestrutura de uma das ligas apresentou-se muito diferenciada, com a presen??a de eut??tico, sugerindo que esta foi fabricada por fundi????o. Nas camisas de cilindro foram feitas medidas de rugosidade, e em todas as ligas foram realizados ensaios de microdureza. A liga conformada por \"spray\" e obtida em laborat??rio foi laminada a quente e a frio. Foram realizados tamb??m estudos de textura, para tentar estabelecer uma correla????o entre todas as ligas quanto ao processo de fabrica????o. A avalia????o da textura indicou que a presen??a de fases de sil??cio prim??rio, finamente distribu??das impedem o aparecimento de texturas t??picas de deforma????o de ligas de alum??nio, mesmo ap??s severas deforma????es, como as necess??rias para a transforma????o de pr??-formados em tubos que originam as camisas de cilindro. As medidas de rugosidade indicaram caracter??sticas pr??prias do acabamento superficial usado para a produ????o das camisas, por brunimento ou por ataque qu??mico. Os ensaios de microdureza apresentaram varia????es de acordo com as rotas de fabrica????o sendo que a liga eut??tica apresentou os maiores valores de microdureza em compara????o ??s ligas conformadas por \"spray\". Todas as ligas foram avaliadas quanto a resist??ncia ?? corros??o por ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica em dois meios, CSA com pH 3,3 e CSA com pH 11. As quatro ligas hipereut??ticas estudadas apresentaram mecanismo de corros??o similar em condensado sint??tico automotivo (CSA) pH 3,3. Em todas ocorreu o ataque intenso da matriz de alum??nio e as part??culas de sil??cio prim??rio atuaram como regi??es cat??dicas. A liga 2 apresentou maior resist??ncia ?? corros??o entre todas as ligas ensaiadas, tanto em CSA pH 3,3 como em pH 11. Neste ??ltimo meio, uma camada de produtos de corros??o formou-se sobre todas as ligas, e os resultados indicaram mecanismos diferentes para o ataque da matriz de Al e para o crescimento da camada depositada na superf??cie das ligas estudadas. O ataque da matriz da liga 2 neste meio foi aparentemente mais lento do que sobre as demais ligas, com a forma????o de uma camada mais compacta de produtos de corros??o, estabelecendo um controle por difus??o dos processos interfaciais para maiores per??odos de ensaio. A camada formada sobre as demais ligas neste meio apresentou-se mais defeituosa, e nestas ocorreu tamb??m menor controle da velocidade das rea????es interfaciais por processos difusionais.Made available in DSpace on 2014-10-09T12:51:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2014-10-09T14:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0Tese (Doutoramento)IPEN/TInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SPaluminium alloyschemical compositioncorrosion resistanceeutecticsexperimental dataintermetallic compoundsmicrohardnessmicrostructurephase diagramsroughnessscanning electron microscopysilicon alloysvickers hardnessx-ray diffractionCaracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNSao Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN11358T669.018.8 / S237cS36SANTOS, HAMILTA de O.06-08http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-18052012-091151/pt-br.php2598SANTOS, HAMILTA de O.:2598:-1:S123456789/114252020-05-28 19:25:52.082oai:repositorio.ipen.br:123456789/11425Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-05-28T19:25:52Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
title |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
spellingShingle |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo SANTOS, HAMILTA de O. aluminium alloys chemical composition corrosion resistance eutectics experimental data intermetallic compounds microhardness microstructure phase diagrams roughness scanning electron microscopy silicon alloys vickers hardness x-ray diffraction |
title_short |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
title_full |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
title_fullStr |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
title_full_unstemmed |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
title_sort |
Caracteriza????o de camisas de cilindro em ligas Al-Si hipereut??ticas e investiga????o do comportamento de corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo |
author |
SANTOS, HAMILTA de O. |
author_facet |
SANTOS, HAMILTA de O. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isolda Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, HAMILTA de O. |
contributor_str_mv |
Isolda Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aluminium alloys chemical composition corrosion resistance eutectics experimental data intermetallic compounds microhardness microstructure phase diagrams roughness scanning electron microscopy silicon alloys vickers hardness x-ray diffraction |
topic |
aluminium alloys chemical composition corrosion resistance eutectics experimental data intermetallic compounds microhardness microstructure phase diagrams roughness scanning electron microscopy silicon alloys vickers hardness x-ray diffraction |
description |
No presente trabalho quatro ligas Al-Si hipereut??ticas, tr??s das quais foram produzidas por conforma????o por \"spray\" e a outra por fundi????o, foram caracterizadas quanto a textura, dureza, microestrutura e resist??ncia ?? corros??o em meio de condensado sint??tico automotivo (CSA). Duas das ligas conformadas por \"spray\" foram retiradas de camisas de cilindro e a outra de um pr??-formado obtido em laborat??rio. A conforma????o por \"spray\" envolve a atomiza????o de uma liga e a deposi????o de got??culas em um substrato, antes mesmo que todas se encontrem no estado s??lido. Este processo permite a obten????o de materiais que se caracterizam por uma microestrutura livre de macrossegrega????es e bastante refinada, implicando melhor trabalhabilidade a quente. A caracteriza????o da microestrutura das quatro ligas hipereut??ticas revelou a presen??a de porosidades na liga obtida em laborat??rio, e microestrutura com distribui????o homog??nea de precipitados prim??rios nas tr??s ligas conformadas por \"spray\". A microestrutura de uma das ligas apresentou-se muito diferenciada, com a presen??a de eut??tico, sugerindo que esta foi fabricada por fundi????o. Nas camisas de cilindro foram feitas medidas de rugosidade, e em todas as ligas foram realizados ensaios de microdureza. A liga conformada por \"spray\" e obtida em laborat??rio foi laminada a quente e a frio. Foram realizados tamb??m estudos de textura, para tentar estabelecer uma correla????o entre todas as ligas quanto ao processo de fabrica????o. A avalia????o da textura indicou que a presen??a de fases de sil??cio prim??rio, finamente distribu??das impedem o aparecimento de texturas t??picas de deforma????o de ligas de alum??nio, mesmo ap??s severas deforma????es, como as necess??rias para a transforma????o de pr??-formados em tubos que originam as camisas de cilindro. As medidas de rugosidade indicaram caracter??sticas pr??prias do acabamento superficial usado para a produ????o das camisas, por brunimento ou por ataque qu??mico. Os ensaios de microdureza apresentaram varia????es de acordo com as rotas de fabrica????o sendo que a liga eut??tica apresentou os maiores valores de microdureza em compara????o ??s ligas conformadas por \"spray\". Todas as ligas foram avaliadas quanto a resist??ncia ?? corros??o por ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica em dois meios, CSA com pH 3,3 e CSA com pH 11. As quatro ligas hipereut??ticas estudadas apresentaram mecanismo de corros??o similar em condensado sint??tico automotivo (CSA) pH 3,3. Em todas ocorreu o ataque intenso da matriz de alum??nio e as part??culas de sil??cio prim??rio atuaram como regi??es cat??dicas. A liga 2 apresentou maior resist??ncia ?? corros??o entre todas as ligas ensaiadas, tanto em CSA pH 3,3 como em pH 11. Neste ??ltimo meio, uma camada de produtos de corros??o formou-se sobre todas as ligas, e os resultados indicaram mecanismos diferentes para o ataque da matriz de Al e para o crescimento da camada depositada na superf??cie das ligas estudadas. O ataque da matriz da liga 2 neste meio foi aparentemente mais lento do que sobre as demais ligas, com a forma????o de uma camada mais compacta de produtos de corros??o, estabelecendo um controle por difus??o dos processos interfaciais para maiores per??odos de ensaio. A camada formada sobre as demais ligas neste meio apresentou-se mais defeituosa, e nestas ocorreu tamb??m menor controle da velocidade das rea????es interfaciais por processos difusionais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T12:51:46Z 2014-10-09T14:08:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-09T12:51:46Z 2014-10-09T14:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11425 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/T.85.2006.tde-18052012-091151 |
url |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11425 |
identifier_str_mv |
10.11606/T.85.2006.tde-18052012-091151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.pt_BR.fl_str_mv |
N |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IPEN instname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) instacron:IPEN |
instname_str |
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
instacron_str |
IPEN |
institution |
IPEN |
reponame_str |
Repositório Institucional do IPEN |
collection |
Repositório Institucional do IPEN |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibl@ipen.br |
_version_ |
1767254199036280832 |