Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESUS FILHO, EDSON S. de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11399
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver potenciais materiais para aplica????es automotivas, em particular como insertos para assento de v??lvula em motores de combust??o interna ?? gasolina. O desenvolvimento compreendeu as etapas de processamento dos materiais via metalurgia do p??, tratamento t??rmico, caracteriza????o microestrutural e mec??nica, usinagem e desgaste dos mesmos. O desenvolvimento objetivou principalmente a redu????o de custo e a aplica????o de elementos menos poluentes, excluindo-se, por exemplo, a aplica????o do Co devido ao seu alto custo e do Pb devido aos seus efeitos toxicol??gicos e prejudiciais ao meio ambiente. A realiza????o de uma pesquisa minuciosa na busca de patentes relacionadas indicou que os materiais estudados apresentam composi????es particulares, e, portanto in??ditas. Os resultados encontrados nos ensaios de dureza e de resist??ncia ?? compress??o radial nas amostras tratadas termicamente apresentaram resultados superiores aos da liga comercial atualmente em uso. Testes de usinabilidade em amostras sem tratamento t??rmico apresentaram comportamento similar ao da liga comercial, indicando que a usinabilidade do material praticamente n??o foi afetada com a mudan??a na composi????o qu??mica. Ap??s a etapa de tratamento t??rmico, as ligas obtidas apresentaram valores de esfor??os de corte superiores aos do material comercial. Os resultados dos testes de desgaste abrasivo em amostras tratadas termicamente apresentaram menores valores de coeficientes de atrito e perda de massa em todos os casos em rela????o ao material comercial. Este comportamento ?? devido aos benef??cios introduzidos pelo tratamento t??rmico executado e pela adi????o de alguns elementos resistentes ao desgaste na forma de carbonetos de Nb e Ti/W. Os resultados dos esfor??os de corte apresentaram boa concord??ncia com os resultados dos ensaios de desgaste. Os materiais produzidos apresentam-se como potenciais candidatos para substituir, com vantagens, inserto para assento de v??lvula a base de Fe-Co em motores de combust??o interna a gasolina.
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