Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11399 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi desenvolver potenciais materiais para aplica????es automotivas, em particular como insertos para assento de v??lvula em motores de combust??o interna ?? gasolina. O desenvolvimento compreendeu as etapas de processamento dos materiais via metalurgia do p??, tratamento t??rmico, caracteriza????o microestrutural e mec??nica, usinagem e desgaste dos mesmos. O desenvolvimento objetivou principalmente a redu????o de custo e a aplica????o de elementos menos poluentes, excluindo-se, por exemplo, a aplica????o do Co devido ao seu alto custo e do Pb devido aos seus efeitos toxicol??gicos e prejudiciais ao meio ambiente. A realiza????o de uma pesquisa minuciosa na busca de patentes relacionadas indicou que os materiais estudados apresentam composi????es particulares, e, portanto in??ditas. Os resultados encontrados nos ensaios de dureza e de resist??ncia ?? compress??o radial nas amostras tratadas termicamente apresentaram resultados superiores aos da liga comercial atualmente em uso. Testes de usinabilidade em amostras sem tratamento t??rmico apresentaram comportamento similar ao da liga comercial, indicando que a usinabilidade do material praticamente n??o foi afetada com a mudan??a na composi????o qu??mica. Ap??s a etapa de tratamento t??rmico, as ligas obtidas apresentaram valores de esfor??os de corte superiores aos do material comercial. Os resultados dos testes de desgaste abrasivo em amostras tratadas termicamente apresentaram menores valores de coeficientes de atrito e perda de massa em todos os casos em rela????o ao material comercial. Este comportamento ?? devido aos benef??cios introduzidos pelo tratamento t??rmico executado e pela adi????o de alguns elementos resistentes ao desgaste na forma de carbonetos de Nb e Ti/W. Os resultados dos esfor??os de corte apresentaram boa concord??ncia com os resultados dos ensaios de desgaste. Os materiais produzidos apresentam-se como potenciais candidatos para substituir, com vantagens, inserto para assento de v??lvula a base de Fe-Co em motores de combust??o interna a gasolina. |
id |
IPEN_0ba7fe70d1c70e1ca424a1f0aac1780b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipen.br:123456789/11399 |
network_acronym_str |
IPEN |
network_name_str |
Repositório Institucional do IPEN |
repository_id_str |
4510 |
spelling |
Jesualdo Luiz RossiJESUS FILHO, EDSON S. de20062014-10-09T12:51:30Z2014-10-09T14:02:10Z2014-10-09T12:51:30Z2014-10-09T14:02:10Zhttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/1139910.11606/T.85.2006.tde-28062007-123420O objetivo deste trabalho foi desenvolver potenciais materiais para aplica????es automotivas, em particular como insertos para assento de v??lvula em motores de combust??o interna ?? gasolina. O desenvolvimento compreendeu as etapas de processamento dos materiais via metalurgia do p??, tratamento t??rmico, caracteriza????o microestrutural e mec??nica, usinagem e desgaste dos mesmos. O desenvolvimento objetivou principalmente a redu????o de custo e a aplica????o de elementos menos poluentes, excluindo-se, por exemplo, a aplica????o do Co devido ao seu alto custo e do Pb devido aos seus efeitos toxicol??gicos e prejudiciais ao meio ambiente. A realiza????o de uma pesquisa minuciosa na busca de patentes relacionadas indicou que os materiais estudados apresentam composi????es particulares, e, portanto in??ditas. Os resultados encontrados nos ensaios de dureza e de resist??ncia ?? compress??o radial nas amostras tratadas termicamente apresentaram resultados superiores aos da liga comercial atualmente em uso. Testes de usinabilidade em amostras sem tratamento t??rmico apresentaram comportamento similar ao da liga comercial, indicando que a usinabilidade do material praticamente n??o foi afetada com a mudan??a na composi????o qu??mica. Ap??s a etapa de tratamento t??rmico, as ligas obtidas apresentaram valores de esfor??os de corte superiores aos do material comercial. Os resultados dos testes de desgaste abrasivo em amostras tratadas termicamente apresentaram menores valores de coeficientes de atrito e perda de massa em todos os casos em rela????o ao material comercial. Este comportamento ?? devido aos benef??cios introduzidos pelo tratamento t??rmico executado e pela adi????o de alguns elementos resistentes ao desgaste na forma de carbonetos de Nb e Ti/W. Os resultados dos esfor??os de corte apresentaram boa concord??ncia com os resultados dos ensaios de desgaste. Os materiais produzidos apresentam-se como potenciais candidatos para substituir, com vantagens, inserto para assento de v??lvula a base de Fe-Co em motores de combust??o interna a gasolina.Made available in DSpace on 2014-10-09T12:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2014-10-09T14:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 11328.pdf: 13067508 bytes, checksum: 886d399df69a8146f0353092e99aa16a (MD5)Tese (Doutoramento)IPEN/TInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SPexperimental datamachiningniobium carbidespowder metallurgyscanning electron microscopytemperature range 1000-4000 kautomotive industrysintered materialsautomotive accessoriestitanium carbidestungsten carbideswearheat treatmentsvalvessteelsProcessamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNS??o Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN11328T621.762 / J58pS36JESUS FILHO, EDSON S. de06-12http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-28062007-123420/pt-br.php911JESUS FILHO, EDSON S. DE:911:-1:SORIGINAL11328.pdfapplication/pdf13067508http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/11399/1/11328.pdf886d399df69a8146f0353092e99aa16aMD51123456789/113992020-05-28 19:16:44.285oai:repositorio.ipen.br:123456789/11399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-05-28T19:16:44Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
title |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
spellingShingle |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas JESUS FILHO, EDSON S. de experimental data machining niobium carbides powder metallurgy scanning electron microscopy temperature range 1000-4000 k automotive industry sintered materials automotive accessories titanium carbides tungsten carbides wear heat treatments valves steels |
title_short |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
title_full |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
title_fullStr |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
title_full_unstemmed |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
title_sort |
Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplica????es automotivas |
author |
JESUS FILHO, EDSON S. de |
author_facet |
JESUS FILHO, EDSON S. de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jesualdo Luiz Rossi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JESUS FILHO, EDSON S. de |
contributor_str_mv |
Jesualdo Luiz Rossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experimental data machining niobium carbides powder metallurgy scanning electron microscopy temperature range 1000-4000 k automotive industry sintered materials automotive accessories titanium carbides tungsten carbides wear heat treatments valves steels |
topic |
experimental data machining niobium carbides powder metallurgy scanning electron microscopy temperature range 1000-4000 k automotive industry sintered materials automotive accessories titanium carbides tungsten carbides wear heat treatments valves steels |
description |
O objetivo deste trabalho foi desenvolver potenciais materiais para aplica????es automotivas, em particular como insertos para assento de v??lvula em motores de combust??o interna ?? gasolina. O desenvolvimento compreendeu as etapas de processamento dos materiais via metalurgia do p??, tratamento t??rmico, caracteriza????o microestrutural e mec??nica, usinagem e desgaste dos mesmos. O desenvolvimento objetivou principalmente a redu????o de custo e a aplica????o de elementos menos poluentes, excluindo-se, por exemplo, a aplica????o do Co devido ao seu alto custo e do Pb devido aos seus efeitos toxicol??gicos e prejudiciais ao meio ambiente. A realiza????o de uma pesquisa minuciosa na busca de patentes relacionadas indicou que os materiais estudados apresentam composi????es particulares, e, portanto in??ditas. Os resultados encontrados nos ensaios de dureza e de resist??ncia ?? compress??o radial nas amostras tratadas termicamente apresentaram resultados superiores aos da liga comercial atualmente em uso. Testes de usinabilidade em amostras sem tratamento t??rmico apresentaram comportamento similar ao da liga comercial, indicando que a usinabilidade do material praticamente n??o foi afetada com a mudan??a na composi????o qu??mica. Ap??s a etapa de tratamento t??rmico, as ligas obtidas apresentaram valores de esfor??os de corte superiores aos do material comercial. Os resultados dos testes de desgaste abrasivo em amostras tratadas termicamente apresentaram menores valores de coeficientes de atrito e perda de massa em todos os casos em rela????o ao material comercial. Este comportamento ?? devido aos benef??cios introduzidos pelo tratamento t??rmico executado e pela adi????o de alguns elementos resistentes ao desgaste na forma de carbonetos de Nb e Ti/W. Os resultados dos esfor??os de corte apresentaram boa concord??ncia com os resultados dos ensaios de desgaste. Os materiais produzidos apresentam-se como potenciais candidatos para substituir, com vantagens, inserto para assento de v??lvula a base de Fe-Co em motores de combust??o interna a gasolina. |
publishDate |
2006 |
dc.date.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T12:51:30Z 2014-10-09T14:02:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-09T12:51:30Z 2014-10-09T14:02:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11399 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/T.85.2006.tde-28062007-123420 |
url |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11399 |
identifier_str_mv |
10.11606/T.85.2006.tde-28062007-123420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.pt_BR.fl_str_mv |
N |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IPEN instname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) instacron:IPEN |
instname_str |
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
instacron_str |
IPEN |
institution |
IPEN |
reponame_str |
Repositório Institucional do IPEN |
collection |
Repositório Institucional do IPEN |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/11399/1/11328.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
886d399df69a8146f0353092e99aa16a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibl@ipen.br |
_version_ |
1767254193016406016 |