Adesivos estruturais uret??nicos aplicados a combina????es de comp??sitos pl??sticos e metais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9995 |
Resumo: | Neste trabalho foram avaliadas as propriedades de um adesivo estrutural uret??nico que visavam colagens de pe??as automotivas compostas por combina????es de comp??sitos, termopl??sticos e metais, que requerem do adesivo um elevado desempenho e compatibilidade com esses materiais. Para tanto, foram avaliadas as resist??ncias ao cisalhamento de juntas formadas com estes substratos e o adesivo uret??nico em diversas condi????es de exposi????o, que visam simular os efeitos delet??rios que estas juntas estar??o expostas durante sua utiliza????o. Estes m??todos permitiram caracterizar o adesivo como estrutural para tais aplica????es, pois em todos os ensaios a fratura se deu fora da ??rea de colagem, levando a conclus??o de que a junta formada ?? mais resistente do que o substrato isoladamente. Foram desenvolvidos dois inovadores tratamentos de superf??cie alternativos ao lixamento, que foram o desengraxe com solventes e tratamento com plasma. Estes tratamentos tem contribu??do significativamente om a comunidade e a partir deste estudo tem sido utilizados na ind??stria. A avalia????o do comportamento t??rmico do adesivo e dos substratos permitiu o desenvolvimento de m??todos de an??lise da composi????o das fra????es de massa de matriz polim??rica, cargas minerais e fibra de vidro de modo pr??tico, r??pido e preciso, por uso da termogravimetria. A calorimetria diferencial explorat??ria possibilitou avaliar as transi????es v??treas dos substratos e do adesivo, bem como a energia liberada na rea????o do adesivo uret??nico. Os fen??menos de intera????o qu??mica entre o adesivo e os substratos foram investigados pelo uso da t??cnica de espectroscopia infravermelho por reflect??ncia atenuada, onde pode-se de forma in??dita comprovar a exist??ncia de rea????es covalentes e de hidrog??nio entre o adesivo e os substratos, que explicam a elevada ader??ncia deste adesivo.Os resultados de todos os ensaios e an??lises levam ?? conclus??o final que o adesivo uret??nico, embora muitas vezes n??o considerado como estrutural, ?? um candidato plenamente capacitado ao trabalho de ades??o estrutural, especialmente para uso automotivo nas condi????es descritas neste trabalho. |
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Gerson MarinucciQUINI, JOSUE G.20112014-10-09T12:33:38Z2014-10-09T14:04:04Z2014-10-09T12:33:38Z2014-10-09T14:04:04Zhttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/999510.11606/T.85.2011.tde-16092011-130634Neste trabalho foram avaliadas as propriedades de um adesivo estrutural uret??nico que visavam colagens de pe??as automotivas compostas por combina????es de comp??sitos, termopl??sticos e metais, que requerem do adesivo um elevado desempenho e compatibilidade com esses materiais. Para tanto, foram avaliadas as resist??ncias ao cisalhamento de juntas formadas com estes substratos e o adesivo uret??nico em diversas condi????es de exposi????o, que visam simular os efeitos delet??rios que estas juntas estar??o expostas durante sua utiliza????o. Estes m??todos permitiram caracterizar o adesivo como estrutural para tais aplica????es, pois em todos os ensaios a fratura se deu fora da ??rea de colagem, levando a conclus??o de que a junta formada ?? mais resistente do que o substrato isoladamente. Foram desenvolvidos dois inovadores tratamentos de superf??cie alternativos ao lixamento, que foram o desengraxe com solventes e tratamento com plasma. Estes tratamentos tem contribu??do significativamente om a comunidade e a partir deste estudo tem sido utilizados na ind??stria. A avalia????o do comportamento t??rmico do adesivo e dos substratos permitiu o desenvolvimento de m??todos de an??lise da composi????o das fra????es de massa de matriz polim??rica, cargas minerais e fibra de vidro de modo pr??tico, r??pido e preciso, por uso da termogravimetria. A calorimetria diferencial explorat??ria possibilitou avaliar as transi????es v??treas dos substratos e do adesivo, bem como a energia liberada na rea????o do adesivo uret??nico. Os fen??menos de intera????o qu??mica entre o adesivo e os substratos foram investigados pelo uso da t??cnica de espectroscopia infravermelho por reflect??ncia atenuada, onde pode-se de forma in??dita comprovar a exist??ncia de rea????es covalentes e de hidrog??nio entre o adesivo e os substratos, que explicam a elevada ader??ncia deste adesivo.Os resultados de todos os ensaios e an??lises levam ?? conclus??o final que o adesivo uret??nico, embora muitas vezes n??o considerado como estrutural, ?? um candidato plenamente capacitado ao trabalho de ades??o estrutural, especialmente para uso automotivo nas condi????es descritas neste trabalho.Made available in DSpace on 2014-10-09T12:33:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2014-10-09T14:04:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0Tese (Doutoramento)IPEN/TInstituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP141urethaneadhesivescomposite materialsplasticsmetalsinfrared spectrometersAdesivos estruturais uret??nicos aplicados a combina????es de comp??sitos pl??sticos e metaisStructural urethane adhesives applied in combination of composites, plastics and metalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNS??o Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN16724T668.3: / Q7aQUINI, JOSUE G.11-08http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-16092011-130634/pt-br.php7504QUINI, JOSUE G.:7504:741:S123456789/99952020-05-26 18:44:49.944oai:repositorio.ipen.br:123456789/9995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-05-26T18:44:49Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
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Neste trabalho foram avaliadas as propriedades de um adesivo estrutural uret??nico que visavam colagens de pe??as automotivas compostas por combina????es de comp??sitos, termopl??sticos e metais, que requerem do adesivo um elevado desempenho e compatibilidade com esses materiais. Para tanto, foram avaliadas as resist??ncias ao cisalhamento de juntas formadas com estes substratos e o adesivo uret??nico em diversas condi????es de exposi????o, que visam simular os efeitos delet??rios que estas juntas estar??o expostas durante sua utiliza????o. Estes m??todos permitiram caracterizar o adesivo como estrutural para tais aplica????es, pois em todos os ensaios a fratura se deu fora da ??rea de colagem, levando a conclus??o de que a junta formada ?? mais resistente do que o substrato isoladamente. Foram desenvolvidos dois inovadores tratamentos de superf??cie alternativos ao lixamento, que foram o desengraxe com solventes e tratamento com plasma. Estes tratamentos tem contribu??do significativamente om a comunidade e a partir deste estudo tem sido utilizados na ind??stria. A avalia????o do comportamento t??rmico do adesivo e dos substratos permitiu o desenvolvimento de m??todos de an??lise da composi????o das fra????es de massa de matriz polim??rica, cargas minerais e fibra de vidro de modo pr??tico, r??pido e preciso, por uso da termogravimetria. A calorimetria diferencial explorat??ria possibilitou avaliar as transi????es v??treas dos substratos e do adesivo, bem como a energia liberada na rea????o do adesivo uret??nico. Os fen??menos de intera????o qu??mica entre o adesivo e os substratos foram investigados pelo uso da t??cnica de espectroscopia infravermelho por reflect??ncia atenuada, onde pode-se de forma in??dita comprovar a exist??ncia de rea????es covalentes e de hidrog??nio entre o adesivo e os substratos, que explicam a elevada ader??ncia deste adesivo.Os resultados de todos os ensaios e an??lises levam ?? conclus??o final que o adesivo uret??nico, embora muitas vezes n??o considerado como estrutural, ?? um candidato plenamente capacitado ao trabalho de ades??o estrutural, especialmente para uso automotivo nas condi????es descritas neste trabalho. |
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