Adesivos estruturais uret??nicos aplicados a combina????es de comp??sitos pl??sticos e metais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUINI, JOSUE G.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9995
Resumo: Neste trabalho foram avaliadas as propriedades de um adesivo estrutural uret??nico que visavam colagens de pe??as automotivas compostas por combina????es de comp??sitos, termopl??sticos e metais, que requerem do adesivo um elevado desempenho e compatibilidade com esses materiais. Para tanto, foram avaliadas as resist??ncias ao cisalhamento de juntas formadas com estes substratos e o adesivo uret??nico em diversas condi????es de exposi????o, que visam simular os efeitos delet??rios que estas juntas estar??o expostas durante sua utiliza????o. Estes m??todos permitiram caracterizar o adesivo como estrutural para tais aplica????es, pois em todos os ensaios a fratura se deu fora da ??rea de colagem, levando a conclus??o de que a junta formada ?? mais resistente do que o substrato isoladamente. Foram desenvolvidos dois inovadores tratamentos de superf??cie alternativos ao lixamento, que foram o desengraxe com solventes e tratamento com plasma. Estes tratamentos tem contribu??do significativamente om a comunidade e a partir deste estudo tem sido utilizados na ind??stria. A avalia????o do comportamento t??rmico do adesivo e dos substratos permitiu o desenvolvimento de m??todos de an??lise da composi????o das fra????es de massa de matriz polim??rica, cargas minerais e fibra de vidro de modo pr??tico, r??pido e preciso, por uso da termogravimetria. A calorimetria diferencial explorat??ria possibilitou avaliar as transi????es v??treas dos substratos e do adesivo, bem como a energia liberada na rea????o do adesivo uret??nico. Os fen??menos de intera????o qu??mica entre o adesivo e os substratos foram investigados pelo uso da t??cnica de espectroscopia infravermelho por reflect??ncia atenuada, onde pode-se de forma in??dita comprovar a exist??ncia de rea????es covalentes e de hidrog??nio entre o adesivo e os substratos, que explicam a elevada ader??ncia deste adesivo.Os resultados de todos os ensaios e an??lises levam ?? conclus??o final que o adesivo uret??nico, embora muitas vezes n??o considerado como estrutural, ?? um candidato plenamente capacitado ao trabalho de ades??o estrutural, especialmente para uso automotivo nas condi????es descritas neste trabalho.
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