Efeito do estiramento ?? frio no a??o utilizado na fabrica????o de rodas avaliado por propriedades mec??nicas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32316 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a investiga????o e avalia????o das propriedades mec??nicas, antes e depois, dos processos de soldagem e do estiramento (metal spinning) do a??o utilizado na fabrica????o de rodas para caminh??es e ??nibus. Comercialmente, a roda ?? constitu??da de dois componentes, o aro e o disco. O estiramento na fabrica????o de rodas ?? utilizado para aumentar a largura do componente aro, e na conforma????o do componente disco, que devem atender perfis determinados em projeto, de modo a resistir aos testes de fadiga por ciclagem e de momentos de flex??o e tor????o, alternados. A presente proposta estudou os efeitos do processo de estiramento, pois com o melhor entendimento destes efeitos, poder-se-?? maximizar a otimiza????o da massa da roda, um importante objetivo a ser alcan??ado para o setor de fabrica????o de rodas de a??o. Os m??todos propostos para a identifica????o dos efeitos do estiramento no a??o empregado para a fabrica????o de rodas foram ensaios de tra????o, an??lise metalogr??fica, an??lise do comportamento das deforma????es do material durante os ensaios de tra????o, utilizando a t??cnica de correla????o de imagens digitais (DIC), somados a mapas de dureza, executados no material antes e ap??s o processo de estiramento. As varia????es dos percentuais de redu????o de espessuras no processo de estiramento foram correlacionadas com as varia????es de resist??ncia a tra????o, para verifica????o da rela????o da varia????o de espessura com a varia????o dos valores de resist??ncia a tra????o, evidenciando um aumento na tens??o de ruptura a tra????o a cada aumento de percentual de redu????o de espessura do material no estiramento, chegando a um aumento de 50% na resist??ncia a tra????o, numa redu????o de 55% na espessura da mat??ria prima, com a consequente perda na deforma????o. |
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A presente proposta estudou os efeitos do processo de estiramento, pois com o melhor entendimento destes efeitos, poder-se-?? maximizar a otimiza????o da massa da roda, um importante objetivo a ser alcan??ado para o setor de fabrica????o de rodas de a??o. Os m??todos propostos para a identifica????o dos efeitos do estiramento no a??o empregado para a fabrica????o de rodas foram ensaios de tra????o, an??lise metalogr??fica, an??lise do comportamento das deforma????es do material durante os ensaios de tra????o, utilizando a t??cnica de correla????o de imagens digitais (DIC), somados a mapas de dureza, executados no material antes e ap??s o processo de estiramento. 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