O uso da difracao de raios X para determinacao da tensao residual induzida pelo processo de roleteamento de uma camisa de cilindro de motor diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERINI, RINALDO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11772
Resumo: Neste trabalho, comprovou-se atrav??s do teste de fadiga que a camisa de cilindro pode ter sua resist??ncia ?? fadiga elevada pela tens??o residual compressiva induzida pelo roleteamento do raio de concord??ncia. Utilizando a metodologia do Planejamento de Experimentos (DOE), criou-se um experimento para estudar a contribui????o individual na eleva????o da tens??o residual compressiva de cada um dos par??metros do processo de roleteamento (for??a, tempo e rota????o). Com o emprego da difra????o de raios X, foi poss??vel mediar ?? tens??o residual em todas as camisas utilizadas no experimento do DOE. T??cnicas de tratamento estat??stico como An??lise de Vari??ncia (ANOVA), gr??fico de Pareto e o teste de normalidade Anderson-Darling foram aplicadas ao conjunto de resultados obtidos pelas medi????es de difra????o de raios X, permitindo assim determinar que a for??a ?? o par??metro de maior influ??ncia para a eleva????o da tens??o residual compressiva no raio de concord??ncia. O teste de efic??cia do sistema de medi????o de tens??o residual por difra????o de raios X comprovou que esse m??todo possui a acur??cia necess??ria para detectar eventuais desvios do processo de produ????o, tornando-o assim, um substituto mais econ??mico para o teste de fadiga, m??todo atualmente utilizado para inspecionar as camisas de cilindr
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