Resist??ncia ?? corros??o das ligas de alum??nio AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por fric????o e mistura
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31493 |
Resumo: | As ligas de alum??nio mais comumente usadas na ind??stria aeron??utica s??o as das s??ries 2XXX e 7XXX, devido ??s suas boas propriedades mec??nicas relacionadas ?? adi????o de elementos de liga que levam ao endurecimento. Algumas partes das aeronaves envolvem o uso de ligas de ambas as s??ries unidas por rebites, uma vez que as liga de alum??nio apresentam baixa soldabilidade. O uso de rebites resulta em um aumento significativo no peso das aeronaves. Uma alternativa ao uso de rebites ?? soldar as ligas por soldagem por fric????o e mistura, FSW. Pelo uso dessa t??cnica, os materiais n??o atingem seu ponto de fus??o. No entanto, o FSW leva a altera????es na microestrutura devido ?? deforma????o pl??stica em altas temperaturas ??s quais as ligas de alum??nio s??o expostas a esse processo de soldagem. Isso causa altera????es na resist??ncia mec??nica e na resist??ncia ?? corros??o dessas ligas. Neste trabalho, a resist??ncia ?? corros??o das ligas AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por FSW foi investigada usando solu????es contendo cloreto. A solda produziu zonas com diferentes microestruturas nas duas ligas. Essas zonas s??o conhecidas como: zona termicamente afetada (ZTA), zona termomecanicamente afetada (ZTMA) e zona de mistura (ZM). Foram estudadas a resist??ncia ?? corros??o e a microestrutura das ligas como recebidas. A microdureza foi obtida na se????o transversal e na superf??cie superior da solda, e as medidas identificaram diferen??as significativas entre as zonas. A caracteriza????o da resist??ncia ?? corros??o foi realizada por ensaios eletroqu??micos, pela t??cnica de visualiza????o em gel e ensaios de imers??o. As t??cnicas eletroqu??micas locais utilizadas neste estudo foram a t??cnica de varredura do eletrodo vibrat??rio (SVET) e a t??cnica de varredura do eletrodo seletivo de ??ons (SIET). Os resultados mostraram que a zona mais ativa eletroquimicamente, na se????o transversal das ligas soldadas, foi a ZTMA. Esta zona correspondeu ?? transi????o entre as duas ligas. Para a superf??cie superior das ligas soldadas, a zona mais ativa eletroquimicamente correspondeu ?? transi????o entre as zonas ZTMA e ZTA na liga AA7050. A alta atividade eletroqu??mica nessa ??ltima zona foi relacionada ?? forma????o de precipitados de endurecimento na ZTA do AA7050, enquanto na se????o transversal, a alta atividade foi devida ao acoplamento galv??nico entre as duas ligas. No acoplamento galv??nico, a liga AA7050 atuou como ??nodo e a AA2050, como c??todo. Quando as duas ligas, AA2050 e AA7050, foram expostas separadamente ??s solu????es 0,005 mol.L-1 de NaCl ou 3,5% (massa) de NaCl e testadas por t??cnicas eletroqu??micas localizadas e por ensaios de imers??o, a liga AA2050 apresentou maior atividade eletroqu??mica em compara????o com a liga AA7050, devido ao maior teor de precipitados microm??tricos na liga AA2050. Esta ??ltima liga foi protegida catodicamente quando acoplada ?? liga AA7050. |
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No. of bitstreams: 0Coordena????o de Aperfei??oamento de Pessoal de N??vel Superior (CAPES)Disserta????o (Mestrado em Tecnologia Nuclear)IPEN/DInstituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPCAPES:88882.333427/2019-01123mechanical propertiesmicrohardnessthermal degradationmetallurgical fluxcorrosion resistancefriction weldingstirringaluminium alloysprobesscanning tunneling microscopyelectrodessignal conditionerselectrochemical coatingheat affected zoneResist??ncia ?? corros??o das ligas de alum??nio AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por fric????o e misturaCorrosion resistance in aluminum alloys AA2050-T84 and AA7050-T7451 welded by friction stir weldinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNS??o Paulo14576600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN27261VIVEIROS, BARBARA V.G. de20-10https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14092020-114646/pt-br.php14576VIVEIROS, BARBARA V.G. de:14576:730:SLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/31493/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51123456789/314932020-12-18 23:08:50.792oai:repositorio.ipen.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-12-18T23:08:50Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
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