Avaliacao dos riscos ocupacionais a compostos organicos volateis em ambientes aeroportuarios: implementacao de metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PASTORELLO, NILCE A.H.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11751
Resumo: Com o aumento do tr??fego a??reo, as emiss??es de poluentes provenientes da queima do combust??vel das aeronaves nos aeroportos e regi??es circunvizinhas conseq??entemente, tamb??m aumentam, desta forma ag??ncias governamentais e muitos pesquisadores t??m demonstrado interesse no estudo dessa situa????o, que envolvem as popula????es vizinhas, os indiv??duos que utilizam os aeroportos, como passageiros, e aqueles que, por for??a da atividade de trabalho, permanecem em suas ??reas internas durante longos per??odos de tempo. As emiss??es causadas pelos motores das aeronaves carregam diversas subst??ncias t??xicas entre outros compostos org??nicos vol??teis, especificamente benzeno, etilbenzeno, tolueno e xilenos, conhecidos pela sigla BETX. Estes poluentes podem produzir v??rios efeitos nocivos ?? sa??de. No presente trabalho foi estudada a exposi????o ocupacional dos fiscais de p??tio do Aeroporto Internacional Andr?? Franco Montoro (Cumbica/Guarulhos/S??o Paulo). O m??todo 1501 do Manual de M??todos Anal??ticos do NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH (NIOSH, 2003), foi implementado como metodologia para a determina????o dos compostos org??nicos vol??teis. Os resultados mostraram teores m??ximos de at?? 1,37 mg/m3 de tolueno, 0,21 mg/m3 etilbenzeno, 0,15 mg/m3 de xileno, os quais est??o abaixo do limite m??ximo de exposi????o no ser humano. O benzeno n??o foi detectado no ambiente aeroportu??rio em teores de at?? 3,3 mg/m3.
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