O efeito bake hardening na estampagem a quente e a estrutura veicular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28028 |
Resumo: | Os projetos de carrocerias veiculares atuais procuram desenvolver estruturas leves, seja para reduzir o consumo de combust??vel, no caso dos motores de combust??o interna, seja para maior autonomia de bateria, no caso dos ve??culos el??tricos e h??bridos. Redu????o no consumo de combust??vel significa redu????o na emiss??o de poluentes. As estruturas precisam ser leves, mas cada vez mais resistentes e r??gidas a fim de proporcionar m??ximo conforto e seguran??a aos ocupantes. Estas premissas t??m levado ao cont??nuo desenvolvimento dos materiais. No caso dos a??os, um dos processos que tem permitido a melhora significativa das propriedades mec??nicas ?? a estampagem a quente. Nos ??ltimos anos, as pe??as estampadas a quente t??m ocupado lugar de destaque na estrutura das carrocerias veiculares por estarem em sintonia com as demandas mencionadas. H?? muitas pesquisas em curso para esta tecnologia, seja nos materiais, nos meios de produ????o, nos revestimentos e em aplica????es. O a??o mais utilizado neste processo, 22MnB5, tamb??m apresenta o chamado efeito bake hardening; a tens??o de escoamento ?? aumentada ap??s tratamento t??rmico realizado em temperaturas pr??ximas a 200 ??C. Neste trabalho, visando ?? melhoria nas propriedades mec??nicas, amostras foram tratadas termicamente na faixa de temperatura supracitada. Ap??s isso, dados obtidos de ensaios mec??nicos foram inseridos em programas de simula????o de impacto lateral cujo resultado foi a redu????o na intrus??o na c??lula de sobreviv??ncia. O efeito bake hardening tamb??m propiciou um aumento na absor????o da energia de impacto em teste est??tico feito com barras de prote????o lateral. O mecanismo metal??rgico envolvido no fen??meno, devido ?? difus??o de intersticiais foi evidenciado no ensaio de atrito interno. |
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Nos ??ltimos anos, as pe??as estampadas a quente t??m ocupado lugar de destaque na estrutura das carrocerias veiculares por estarem em sintonia com as demandas mencionadas. H?? muitas pesquisas em curso para esta tecnologia, seja nos materiais, nos meios de produ????o, nos revestimentos e em aplica????es. O a??o mais utilizado neste processo, 22MnB5, tamb??m apresenta o chamado efeito bake hardening; a tens??o de escoamento ?? aumentada ap??s tratamento t??rmico realizado em temperaturas pr??ximas a 200 ??C. Neste trabalho, visando ?? melhoria nas propriedades mec??nicas, amostras foram tratadas termicamente na faixa de temperatura supracitada. Ap??s isso, dados obtidos de ensaios mec??nicos foram inseridos em programas de simula????o de impacto lateral cujo resultado foi a redu????o na intrus??o na c??lula de sobreviv??ncia. O efeito bake hardening tamb??m propiciou um aumento na absor????o da energia de impacto em teste est??tico feito com barras de prote????o lateral. O mecanismo metal??rgico envolvido no fen??meno, devido ?? difus??o de intersticiais foi evidenciado no ensaio de atrito interno.Submitted by Pedro Silva Filho (pfsilva@ipen.br) on 2017-11-21T11:35:55Z No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2017-11-21T11:35:56Z (GMT). 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