Estudo sist??mico da gera????o de conhecimento no IPEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, CARLOS A.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26605
Resumo: Com o escopo de fornecer subs??dios para compreender como o processo de colabora????o cient??fica ocorre e se desenvolve em uma institui????o de pesquisas, particularmente o IPEN, o trabalho utilizou duas abordagens metodol??gicas. A primeira utilizou a t??cnica de an??lise de redes sociais (ARS) para mapear as redes de colabora????o cient??fica em P&D do IPEN. Os dados utilizados na ARS foram extra??dos da base de dados digitais de publica????es t??cnico-cient??ficas do IPEN, com o aux??lio de um programa computacional, e basearam-se em coautoria compreendendo o per??odo de 2001 a 2010. Esses dados foram agrupados em intervalos consecutivos de dois anos gerando cinco redes bienais. Essa primeira abordagem revelou v??rias caracter??sticas estruturais relacionadas ??s redes de colabora????o, destacando-se os autores mais proeminentes, distribui????o dos componentes, densidade, boundary spanners e aspectos relacionados ?? dist??ncia e agrupamento para definir um estado de redes mundo pequeno (small world). A segunda utilizou o m??todo dos m??nimos quadrados parciais, uma variante da t??cnica de modelagem por equa????es estruturais, para avaliar e testar um modelo conceitual, apoiado em fatores pessoais, sociais, culturais e circunstanciais, para identificar aqueles que melhor explicam a propens??o de um autor do IPEN em estabelecer v??nculos de colabora????o em ambientes de P&D. A partir do modelo consolidado, avaliou-se o quanto ele explica a posi????o estrutural que um autor ocupa na rede com base em indicadores de ARS. Nesta segunda parte, os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de levantamento com a utiliza????o de um question??rio. Os resultados mostraram que o modelo explica aproximadamente 41% da propens??o de um autor do IPEN em colaborar com outros autores e em rela????o ?? posi????o estrutural de um autor na rede o poder de explica????o variou entre 3% e 3,6%. Outros resultados mostraram que a colabora????o entre autores do IPEN tem uma correla????o positiva com intensidade moderada com a produtividade, da mesma forma que, os autores mais centrais na rede tendem a ampliar a sua visibilidade. Por fim, v??rios outros indicadores estat??sticos bibliom??tricos referentes ?? rede de colabora????o em P&D do IPEN foram determinados e revelados, como, a m??dia de autores por publica????o, m??dia de publica????es por autores do IPEN, total de publica????es, total de autores e n??o autores do IPEN, entre outros. Com isso, esse trabalho fornece uma contribui????o te??rica e emp??rica aos estudos relacionados ?? colabora????o cient??fica e ao processo de transfer??ncia e preserva????o de conhecimento, assim como, v??rios subs??dios que contribuem para o contexto de tomada de decis??o em ambientes de P&D.
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Essa primeira abordagem revelou v??rias caracter??sticas estruturais relacionadas ??s redes de colabora????o, destacando-se os autores mais proeminentes, distribui????o dos componentes, densidade, boundary spanners e aspectos relacionados ?? dist??ncia e agrupamento para definir um estado de redes mundo pequeno (small world). A segunda utilizou o m??todo dos m??nimos quadrados parciais, uma variante da t??cnica de modelagem por equa????es estruturais, para avaliar e testar um modelo conceitual, apoiado em fatores pessoais, sociais, culturais e circunstanciais, para identificar aqueles que melhor explicam a propens??o de um autor do IPEN em estabelecer v??nculos de colabora????o em ambientes de P&D. A partir do modelo consolidado, avaliou-se o quanto ele explica a posi????o estrutural que um autor ocupa na rede com base em indicadores de ARS. Nesta segunda parte, os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de levantamento com a utiliza????o de um question??rio. 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