Estudo dos par??metros: teor de NaCl e acabamento superficial, na resist??ncia ?? corros??o por PITE em tubos de cobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NETO de JESUS, ANTONIO C.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11614
Resumo: Tubos de cobre fabricados com o material ASTM C12200 (99,9%Cu-0,015-0,040%P) s??o utilizados mundialmente no transporte de ??gua pot??vel. A maior causa de vazamentos nestas tubula????es ?? a corros??o por pite, que usualmente est??o relacionadas com a qualidade da ??gua. Estudos recentes mostraram que vazamentos em tubos de cobre usados para transporte de ??gua de rede p??blica ocorreram em decorr??ncia da corros??o por pite, o que se deu em virtude da presen??a do ??on cloreto originado do tratamento para a desinfec????o da ??gua. Outro par??metro que pode influenciar a corros??o por pite ?? a condi????o de acabamento interno dos tubos. Os ??leos lubrificantes usados no processo de fabrica????o de tubos de cobre cont??m carbono e este forma um filme delet??rio ap??s o recozimento destes tubos. Este filme cria condi????es na superf??cie interna para a forma????o de pilhas de a????o local. O objetivo deste trabalho ?? investigar se o teor de cloreto de s??dio no meio aquoso, e o acabamento superficial da superf??cie interna de tubos de cobre utilizados comercialmente para transporte de ??gua (ABNT/NBR-13206), t??m influ??ncia na resist??ncia ?? corros??o destes tubos. A resist??ncia ?? corros??o foi investigada por meio de ensaios eletroqu??micos em solu????es naturalmente aeradas com v??rias concentra????es de cloreto de s??dio, a 25 oC. A superf??cie interna dos tubos foi observada, antes e ap??s os ensaios eletroqu??micos, por microscopia eletr??nica de varredura (MEV). Os tipos de acabamentos superficiais estudados foram: desengraxamento, jateamento e acabamento do processo final de fabrica????o (sem tratamento). Foi tamb??m constru??do um circuito fechado para estudar o efeito do acabamento superficial na resist??ncia ?? corros??o sob condi????es mais pr??ximas das encontradas na pr??tica. O efeito do tratamento de recozimento do tubo em atmosfera inerte, que causa a recristaliza????o da microestrutura e elimina????o dos res??duos de ??leo lubrificante, tamb??m foi avaliado. Os resultados indicaram que o mecanismo de corros??o em solu????es com teores de cloreto entre 0,06 mol L-1 e 0,12 mol L-1 correspondeu ao de ataque localizado, enquanto que para a concentra????o de 0,6 mol L-1 prevaleceu o ataque generalizado. Os resultados do estudo do efeito do acabamento superficial indicaram que os tratamentos que reduzem o teor de carbono na superf??cie s??o ben??ficos ?? resist??ncia ?? corros??o, mas este n??o ?? o ??nico fator que afeta a resist??ncia ?? corros??o. Outras caracter??sticas superficiais resultantes do tratamento da superf??cie tamb??m devem ser consideradas. Por exemplo, embora o jateamento cause a diminui????o do teor de carbono na superf??cie dos tubos, o aumento de rugosidade produzido por este acabamento pode resultar em uma menor resist??ncia ?? corros??o. Os tratamentos superficiais que produziram superf??cie com maiores resist??ncias ?? corros??o foram aqueles que tamb??m produziram superf??cies com menores teores de carbono, a saber, desengraxe e recozimento.
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