Proposta de metodologia para avaliacao do risco no transporte rodoviario de produtos perigosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9533 |
Resumo: | A crescente preocupa????o com o n??vel de risco associado ao transporte de materiais perigosos levou v??rias institui????es internacionais a empenhar esfor??os na avalia????o de risco em n??vel regional. Seguindo essa tend??ncia, o objetivo deste trabalho foi analisar os mais recentes processos de an??lise de riscos decorrentes do transporte rodovi??rio de materiais perigosos. No presente trabalho foram avaliadas 21 metodologias de an??lise de riscos, desenvolvidas por v??rios autores e para diversas localidades. Em especial, duas foram revistas e discutidas: um m??todo recentemente desenvolvido pelo Instituto Federal Su????o de Tecnologia (Nicolet-Monnier e Gheorghe, 1996) e a estrat??gia delineada pelo Center for Chemical Process Safety - CCPS (1995), levando em considera????o a estimativa do risco individual e social. Tamb??m foram aplicados os modelos de Harwood et al. (1990) e de Ramos (1997), adaptados por Hartman (2003) ?? realidade das estradas do Estado de S??o Paulo. A extens??o dessas metodologias foi explorada, a fim de encontrar as suas vantagens e desvantagens. Como estudo de caso o presente trabalho considerou o transporte de am??nia ao longo de duas rotas poss??veis por rodovias do Estado de S??o Paulo, incluindo uma parcela significativa de avalia????o em ??rea densamente povoada, obtendo-se os resultados utilizando uma das metodologias de analise de risco. A inova????o proposta por esse trabalho foi a pesquisa, o desenvolvimento e a introdu????o de duas vari??veis ao modelo proposto por Harwood et al. (1990). Essas vari??veis ponderadoras no valor do risco foram: a idade do condutor e a zona de impacto conforme o per??odo do dia em que o transporte foi realizado em fun????o do volume do produto transportado. As altera????es propostas t??m como objetivo deixar o valor do risco mais sens??vel em rela????o ao tipo do produto transportado e a idade do condutor. As principais etapas processuais relacionadas com a an??lise quantitativa dos riscos para sistemas de transporte s??o suportadas pelos m??todos precedentes para instala????es fixas. Especial aten????o foi dada ?? forma de coletar informa????es locais e para estimar coeficientes que refletissem as condi????es prevalecentes na regi??o considerada no estudo de caso apresentado. |
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