Ferramentas para adequa????o das linhas de pesquisa de intitutos de pesquisa: o exemplo do IPEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SACRAMENTO, JOSE M.N.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9975
Resumo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar os institutos de pesquisa, notadamente o IPEN, a melhorar a assertividade do processo de defini????o de suas linhas de pesquisa. Novas velocidades evolutivas que aumentam exponencialmente exigem maior sincronia e a????o m??ltipla e coordenada dos tr??s elementos fundamentais para o desenvolvimento das sociedades contempor??neas: o governo, a estrutura produtiva e a infra-estrutura cient??fica e tecnol??gica. Esse ambiente cada vez mais din??mico e mutante imp??e uma maior proximidade com o meio socioecon??mico que passa de cliente-consumidor ?? do co-criador do conhecimento e fornecedor de energia agora contida em um novo padr??o de rela????es sociais, denominado Sociedade em Rede. A diferen??a nos tempos da Universidade, da Estrutura Produtiva e do Governo ?? fun????o do tempo de suas atividades centrais: a Ci??ncia, o Mercado e a conquista da Opini??o P??blica, respectivamente. A equa????o que harmoniza e encontra sinergias entre as tr??s dimens??es ?? o desafio contempor??neo daqueles que procuram inovar e avan??ar no conhecimento em prol da sociedade. Neste trabalho procura-se mostrar que a sa??da para os institutos de pesquisa est?? em acreditar na frase de Robert Plomin e procurar conectar-se ao diferentes elos das cadeias para fazer uso de uma intelig??ncia coletiva que se expande em velocidade e qualidade superiores a qualquer outro momento na hist??ria da humanidade. A compara????o dos resultados obtidos com a aplica????o de diferentes metodologias de an??lise permite mostrar os pontos fortes e pontos de aten????o, amea??as e oportunidades do IPEN fornecendo subs??dios para encontrar o melhor modo para adequar seu desempenho ??s novas demandas.
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