Medidas de tens??es residuais por extensiometria em componentes usados no setor da mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIONE, FRANCISCO C.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10163
Resumo: Muitas especifica????es de engenharia, procedimentos de fabrica????o, inspe????o e controle de qualidade j?? come??am a exigir que a an??lise da tens??o residual de determinado componente seja avaliada. Isto est?? se tornando t??o corriqueiro quanto ??s exig??ncias referentes ??s propriedades mec??nicas. No pa??s existem poucos laborat??rios de pesquisa qualificados para execu????o destes ensaios e tamb??m ?? constatada uma preocupante falta de m??o de obra qualificada. A relev??ncia do estudo e pesquisas em tens??es residuais, ressalta para o desenvolvimento cient??fico, tecnol??gico e inova????o nos processos de fabrica????o de componentes para a ind??stria. Novos ferramentais e instrumenta????es para a investiga????o de microestrutura dos materiais, dispon??veis em laborat??rios de pesquisas tanto em institui????es governamentais como em instala????es privativas necessitam de pesquisadores habilitados o que est?? associado ?? forma????o de pessoal especializado dedicado a medidas de tens??es residuais, ao desenvolvimento de procedimentos experimentais e t??cnicas de prepara????o de amostras que envolvam extensometria. A tens??o residual, em componentes met??licos e ligas, tem origem em decorr??ncia de processos de fabrica????o (fundi????o, tratamento t??rmico, usinagem, conforma????o mec??nica) pelo qual se obt??m a conforma????o estrutural do componente desejado. Estudar a forma????o e arranjo dos campos de tens??es residuais podem permitir, entre outros ganhos, a elabora????o de simula????es por modelagem matem??tica mais refinada. Assim pode-se inferir, com maior detalhamento o comportamento destes componentes somando ganhos na resili??ncia ?? fadiga, sobrevida, seguran??a e redu????o de custo operacional de equipamentos e m??quinas. O uso de extensometria na investiga????o de tens??es residuais em rodas na industria automotiva contribuir?? para a forma????o de uma maior base de dados que permitir?? obter softwares de simula????o FEM, com melhor ??ndice da rela????o com modelagem matem??tica com o componente f??sico real.
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