Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/694 |
Resumo: | Quando se fala em alfabetização infantil vem a ideia de ter como aprendizagem principal a leitura e escrita das crianças, Nesse sentido, ela precisa aprender a ler e escrever de forma muito rápida, decodificando as letras e decorando sílabas, e quando isso não ocorre, são consideradas como “atrasadas”, incompetentes e chegam a ser mal compreendidas, porque o sucesso do desempenho foi realizado em outras crianças, a maioria da turma conseguiu ler e escrever ao final do ano. Diante das dificuldades da criança é inevitável deixar passar sem uma reflexão e um chamado de ajuda para rever os conceitos de alfabetização e aquisição de conhecimentos, pois tais conceitos existentes requerem um ajuda significativa na aprendizagem da escrita. Muitas vezes, A criança não é vista como o centro do processo e passa a ser ainda mera receptora do ensino, dessa forma o resultado na aquisição de conhecimentos é exigida a curto prazo, pelos pais, professores, donos de escolas, enfim, pela sociedade que espera da criança um bom rendimento escolar. Diante do exposto, mais especificamente responder ao questionamento norteador para a presente pesquisa: O processo de aprendizagem da escrita é compreendido na alfabetização infantil? A metodologia constituiu-se por meio de pesquisa bibliográfica. O texto está organizado em cinco tópicos de análise breve em que identifica: Estágios do Desenvolvimento Cognitivo, Percebendo o Significante e o Significado, Evolução da Criança – Níveis de Escrita, A Importância do Conhecimento Linguístico na Alfabetização e fim Teorias Envolvendo o Processo de Aquisição da Escrita. Ressaltando um conhecimento maior sobre o tema em questão. |
id |
IPES_0623d73eb600e89a01f48b0d9ec45151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/694 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Alfabetização Infantil e o Mundo da EscritaAlfabetização Infantil. Leitura. Escrita.Quando se fala em alfabetização infantil vem a ideia de ter como aprendizagem principal a leitura e escrita das crianças, Nesse sentido, ela precisa aprender a ler e escrever de forma muito rápida, decodificando as letras e decorando sílabas, e quando isso não ocorre, são consideradas como “atrasadas”, incompetentes e chegam a ser mal compreendidas, porque o sucesso do desempenho foi realizado em outras crianças, a maioria da turma conseguiu ler e escrever ao final do ano. Diante das dificuldades da criança é inevitável deixar passar sem uma reflexão e um chamado de ajuda para rever os conceitos de alfabetização e aquisição de conhecimentos, pois tais conceitos existentes requerem um ajuda significativa na aprendizagem da escrita. Muitas vezes, A criança não é vista como o centro do processo e passa a ser ainda mera receptora do ensino, dessa forma o resultado na aquisição de conhecimentos é exigida a curto prazo, pelos pais, professores, donos de escolas, enfim, pela sociedade que espera da criança um bom rendimento escolar. Diante do exposto, mais especificamente responder ao questionamento norteador para a presente pesquisa: O processo de aprendizagem da escrita é compreendido na alfabetização infantil? A metodologia constituiu-se por meio de pesquisa bibliográfica. O texto está organizado em cinco tópicos de análise breve em que identifica: Estágios do Desenvolvimento Cognitivo, Percebendo o Significante e o Significado, Evolução da Criança – Níveis de Escrita, A Importância do Conhecimento Linguístico na Alfabetização e fim Teorias Envolvendo o Processo de Aquisição da Escrita. Ressaltando um conhecimento maior sobre o tema em questão. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMatias, Luciana Varela Rocha2017-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69410.14295/idonline.v11i34.694ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 340-3611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/694/974Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
title |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
spellingShingle |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita Matias, Luciana Varela Rocha Alfabetização Infantil. Leitura. Escrita. |
title_short |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
title_full |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
title_fullStr |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
title_sort |
Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita |
author |
Matias, Luciana Varela Rocha |
author_facet |
Matias, Luciana Varela Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Luciana Varela Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Infantil. Leitura. Escrita. |
topic |
Alfabetização Infantil. Leitura. Escrita. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Quando se fala em alfabetização infantil vem a ideia de ter como aprendizagem principal a leitura e escrita das crianças, Nesse sentido, ela precisa aprender a ler e escrever de forma muito rápida, decodificando as letras e decorando sílabas, e quando isso não ocorre, são consideradas como “atrasadas”, incompetentes e chegam a ser mal compreendidas, porque o sucesso do desempenho foi realizado em outras crianças, a maioria da turma conseguiu ler e escrever ao final do ano. Diante das dificuldades da criança é inevitável deixar passar sem uma reflexão e um chamado de ajuda para rever os conceitos de alfabetização e aquisição de conhecimentos, pois tais conceitos existentes requerem um ajuda significativa na aprendizagem da escrita. Muitas vezes, A criança não é vista como o centro do processo e passa a ser ainda mera receptora do ensino, dessa forma o resultado na aquisição de conhecimentos é exigida a curto prazo, pelos pais, professores, donos de escolas, enfim, pela sociedade que espera da criança um bom rendimento escolar. Diante do exposto, mais especificamente responder ao questionamento norteador para a presente pesquisa: O processo de aprendizagem da escrita é compreendido na alfabetização infantil? A metodologia constituiu-se por meio de pesquisa bibliográfica. O texto está organizado em cinco tópicos de análise breve em que identifica: Estágios do Desenvolvimento Cognitivo, Percebendo o Significante e o Significado, Evolução da Criança – Níveis de Escrita, A Importância do Conhecimento Linguístico na Alfabetização e fim Teorias Envolvendo o Processo de Aquisição da Escrita. Ressaltando um conhecimento maior sobre o tema em questão. |
description |
Quando se fala em alfabetização infantil vem a ideia de ter como aprendizagem principal a leitura e escrita das crianças, Nesse sentido, ela precisa aprender a ler e escrever de forma muito rápida, decodificando as letras e decorando sílabas, e quando isso não ocorre, são consideradas como “atrasadas”, incompetentes e chegam a ser mal compreendidas, porque o sucesso do desempenho foi realizado em outras crianças, a maioria da turma conseguiu ler e escrever ao final do ano. Diante das dificuldades da criança é inevitável deixar passar sem uma reflexão e um chamado de ajuda para rever os conceitos de alfabetização e aquisição de conhecimentos, pois tais conceitos existentes requerem um ajuda significativa na aprendizagem da escrita. Muitas vezes, A criança não é vista como o centro do processo e passa a ser ainda mera receptora do ensino, dessa forma o resultado na aquisição de conhecimentos é exigida a curto prazo, pelos pais, professores, donos de escolas, enfim, pela sociedade que espera da criança um bom rendimento escolar. Diante do exposto, mais especificamente responder ao questionamento norteador para a presente pesquisa: O processo de aprendizagem da escrita é compreendido na alfabetização infantil? A metodologia constituiu-se por meio de pesquisa bibliográfica. O texto está organizado em cinco tópicos de análise breve em que identifica: Estágios do Desenvolvimento Cognitivo, Percebendo o Significante e o Significado, Evolução da Criança – Níveis de Escrita, A Importância do Conhecimento Linguístico na Alfabetização e fim Teorias Envolvendo o Processo de Aquisição da Escrita. Ressaltando um conhecimento maior sobre o tema em questão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/694 10.14295/idonline.v11i34.694 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/694 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i34.694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/694/974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Varela Rocha Matias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 340-361 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420309446656 |