A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história, benefícios, no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto recurso e técnica de reabilitação, bem como, através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante. Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar. |
id |
IPES_07feb55caf7aa5038ec23f08e5e4e58c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1403 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito EscolarEquoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história, benefícios, no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto recurso e técnica de reabilitação, bem como, através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante. Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarros, Edmila Lima deSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/140310.14295/idonline.v12i42.1403ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 1181-11901981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403/1996Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
title |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
spellingShingle |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar Barros, Edmila Lima de Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar. |
title_short |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
title_full |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
title_fullStr |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
title_full_unstemmed |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
title_sort |
A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar |
author |
Barros, Edmila Lima de |
author_facet |
Barros, Edmila Lima de Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Edmila Lima de Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar. |
topic |
Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar. |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história, benefícios, no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto recurso e técnica de reabilitação, bem como, através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante. Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403 10.14295/idonline.v12i42.1403 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403/1996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 1181-1190 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950205100032 |