A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Edmila Lima de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história,  benefícios,  no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto  recurso e técnica de reabilitação, bem como,  através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que  num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante.  Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar.  
id IPES_07feb55caf7aa5038ec23f08e5e4e58c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1403
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito EscolarEquoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história,  benefícios,  no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto  recurso e técnica de reabilitação, bem como,  através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que  num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante.  Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarros, Edmila Lima deSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/140310.14295/idonline.v12i42.1403ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 1181-11901981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403/1996Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
title A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
spellingShingle A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
Barros, Edmila Lima de
Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.
title_short A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
title_full A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
title_fullStr A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
title_full_unstemmed A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
title_sort A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
author Barros, Edmila Lima de
author_facet Barros, Edmila Lima de
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Edmila Lima de
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.
topic Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.
description O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história,  benefícios,  no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto  recurso e técnica de reabilitação, bem como,  através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que  num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante.  Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403
10.14295/idonline.v12i42.1403
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1403/1996
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Edmila Lima de Barros, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 1181-1190
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950205100032