Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Braga, Irineide Beserra, Lira, Petrucya Frazão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328
Resumo: O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.
id IPES_0b9e11ec65b111165530d66197d0a9bb
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/328
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola RegularInclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizadoO artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Débora dos SantosBraga, Irineide BeserraLira, Petrucya Frazão2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32810.14295/idonline.v9i26.328ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 57-701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328/446Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:16Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
title Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
spellingShingle Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
Silva, Débora dos Santos
Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado
title_short Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
title_full Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
title_fullStr Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
title_full_unstemmed Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
title_sort Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
author Silva, Débora dos Santos
author_facet Silva, Débora dos Santos
Braga, Irineide Beserra
Lira, Petrucya Frazão
author_role author
author2 Braga, Irineide Beserra
Lira, Petrucya Frazão
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora dos Santos
Braga, Irineide Beserra
Lira, Petrucya Frazão
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado
topic Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.
description O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328
10.14295/idonline.v9i26.328
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v9i26.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 57-70
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420887212032