Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328 |
Resumo: | O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado. |
id |
IPES_0b9e11ec65b111165530d66197d0a9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/328 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola RegularInclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizadoO artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Débora dos SantosBraga, Irineide BeserraLira, Petrucya Frazão2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32810.14295/idonline.v9i26.328ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 57-701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328/446Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:16Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
title |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
spellingShingle |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular Silva, Débora dos Santos Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado |
title_short |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
title_full |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
title_fullStr |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
title_full_unstemmed |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
title_sort |
Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular |
author |
Silva, Débora dos Santos |
author_facet |
Silva, Débora dos Santos Braga, Irineide Beserra Lira, Petrucya Frazão |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Irineide Beserra Lira, Petrucya Frazão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora dos Santos Braga, Irineide Beserra Lira, Petrucya Frazão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado |
topic |
Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizado |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado. |
description |
O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328 10.14295/idonline.v9i26.328 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i26.328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328/446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Irineide Beserra Braga, Petrucya Frazão Lira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 57-70 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420887212032 |