Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271 |
Resumo: | A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+ |
id |
IPES_10f078cf81225d69551a178a75be52f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2271 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary schoolleitura e escrita; dificuldades; aprendizagemA presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Marta Suely Madruga daAlves, José Jakson Amancio2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227110.14295/idonline.v13i48.2271ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 339-3531981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271/3454Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
title |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
spellingShingle |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school Silva, Marta Suely Madruga da leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem |
title_short |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
title_full |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
title_fullStr |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
title_sort |
Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school |
author |
Silva, Marta Suely Madruga da |
author_facet |
Silva, Marta Suely Madruga da Alves, José Jakson Amancio |
author_role |
author |
author2 |
Alves, José Jakson Amancio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Suely Madruga da Alves, José Jakson Amancio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem |
topic |
leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+ |
description |
A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+ |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271 10.14295/idonline.v13i48.2271 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271/3454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 339-353 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421856096256 |