Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Suely Madruga da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, José Jakson Amancio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+
id IPES_10f078cf81225d69551a178a75be52f3
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2271
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary schoolleitura e escrita; dificuldades; aprendizagemA presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Marta Suely Madruga daAlves, José Jakson Amancio2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/227110.14295/idonline.v13i48.2271ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 339-3531981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271/3454Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
title Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
spellingShingle Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
Silva, Marta Suely Madruga da
leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem
title_short Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
title_full Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
title_fullStr Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
title_full_unstemmed Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
title_sort Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school
author Silva, Marta Suely Madruga da
author_facet Silva, Marta Suely Madruga da
Alves, José Jakson Amancio
author_role author
author2 Alves, José Jakson Amancio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Suely Madruga da
Alves, José Jakson Amancio
dc.subject.por.fl_str_mv leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem
topic leitura e escrita; dificuldades; aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+
description A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271
10.14295/idonline.v13i48.2271
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2271/3454
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Marta Suely Madruga da Silva, José Jakson Amancio Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 339-353
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421856096256