Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3610
Resumo: Resumo: Este estudo tem como foco a análise do Tratado da Argumentação no discurso, a Nova Retórica, na obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos argumentativos presentes na obra. Em vista, analisar as teses, valores e as suas hierarquias em excertos retirados do livro a fim de entender o contexto social, histórico, econômico e cultural da oradora durante o período de segregação racial no sul dos Estados Unidos. Além disso, o artigo busca compreender as teses defendidas pela oradora diante das adversidades e vivências que compõem sua trajetória, tais como: injustiça social, pobreza, abuso sexual, machismo, desigualdade social, dentre outros. Metodologicmente, a pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta caráter documental e emprega-se o método dedutivo para analisar o corpus do trabalho, visto que há a utilização do aporte bibliográfico em teóricos que discutiram acerca da temática. O corpus é constituído por seis excertos da obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. Os resultados apontam que o discurso do orador apresenta teses, valores e suas hierarquias. Observa-se que a oradora consegue convencer o auditório, tendo como principal ferramenta a argumentação no discurso. A pesquisa evidenciou que a argumentação compõe a linguagem humana, sendo uma forma de manifestar, denunciar e convencer o próximo de sua realidade, ou seja, do contexto em que o orador se insere. Em suma, fica clarividente o papel que a literatura exerceu como suporte para sobrevivência às adversidades pelas quais aa oradora/narradora destina a tese a fim de convencer o auditório. Palavras-Chave: Argumentação;  Maya Angelou; Autobiografia; Literatura Afro-Americana. Abstract: This study focuses on the analysis of the Treatise on Argumentation in Discourse, the New Rhetoric, in the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The general objective of the research is to analyse the argumentative processes present in the work. In view, analyse the theses, values and their hierarchies in excerpts taken from the book in order to understand the social, historical, economic and cultural context of the speaker during the period of racial segregation in the south of the United States. In addition, the article seeks to understand the theses defended by the speaker in the face of adversity and experiences that make up her trajectory, such as: social injustice, poverty, sexual abuse, machismo, social inequality, among others. Methodologically, the research is of a qualitative nature and presents a documentary character and the deductive method is used to analyse the corpus of the work, since there is the use of the bibliographic contribution in theorists who discussed the theme. The corpus consists of six excerpts from the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The results show that the speaker's speech presents theses, values and their hierarchies. It is observed that the speaker manages to convince the audience, having as main tool the argumentation in the speech. The research showed that argumentation composes human language, being a way of expressing, denouncing and convincing others of their reality, that is, of the context in which the speaker is inserted. In short, the role that literature played as a support for surviving the adversities for which the speaker/narrator intended the thesis in order to convince the audience is clear.Keywords: Argumentation; Maya Angelou; Autobiography; African American Literature. 
id IPES_1160ab142b80b97709997cab0e9dfa76
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3610
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary WorldArgumentação. Maya Angelou. Autobiografia. Literatura Afro-Americana.Resumo: Este estudo tem como foco a análise do Tratado da Argumentação no discurso, a Nova Retórica, na obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos argumentativos presentes na obra. Em vista, analisar as teses, valores e as suas hierarquias em excertos retirados do livro a fim de entender o contexto social, histórico, econômico e cultural da oradora durante o período de segregação racial no sul dos Estados Unidos. Além disso, o artigo busca compreender as teses defendidas pela oradora diante das adversidades e vivências que compõem sua trajetória, tais como: injustiça social, pobreza, abuso sexual, machismo, desigualdade social, dentre outros. Metodologicmente, a pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta caráter documental e emprega-se o método dedutivo para analisar o corpus do trabalho, visto que há a utilização do aporte bibliográfico em teóricos que discutiram acerca da temática. O corpus é constituído por seis excertos da obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. Os resultados apontam que o discurso do orador apresenta teses, valores e suas hierarquias. Observa-se que a oradora consegue convencer o auditório, tendo como principal ferramenta a argumentação no discurso. A pesquisa evidenciou que a argumentação compõe a linguagem humana, sendo uma forma de manifestar, denunciar e convencer o próximo de sua realidade, ou seja, do contexto em que o orador se insere. Em suma, fica clarividente o papel que a literatura exerceu como suporte para sobrevivência às adversidades pelas quais aa oradora/narradora destina a tese a fim de convencer o auditório. Palavras-Chave: Argumentação;  Maya Angelou; Autobiografia; Literatura Afro-Americana. Abstract: This study focuses on the analysis of the Treatise on Argumentation in Discourse, the New Rhetoric, in the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The general objective of the research is to analyse the argumentative processes present in the work. In view, analyse the theses, values and their hierarchies in excerpts taken from the book in order to understand the social, historical, economic and cultural context of the speaker during the period of racial segregation in the south of the United States. In addition, the article seeks to understand the theses defended by the speaker in the face of adversity and experiences that make up her trajectory, such as: social injustice, poverty, sexual abuse, machismo, social inequality, among others. Methodologically, the research is of a qualitative nature and presents a documentary character and the deductive method is used to analyse the corpus of the work, since there is the use of the bibliographic contribution in theorists who discussed the theme. The corpus consists of six excerpts from the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The results show that the speaker's speech presents theses, values and their hierarchies. It is observed that the speaker manages to convince the audience, having as main tool the argumentation in the speech. The research showed that argumentation composes human language, being a way of expressing, denouncing and convincing others of their reality, that is, of the context in which the speaker is inserted. In short, the role that literature played as a support for surviving the adversities for which the speaker/narrator intended the thesis in order to convince the audience is clear.Keywords: Argumentation; Maya Angelou; Autobiography; African American Literature. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361010.14295/idonline.v16i63.3610ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 652-6701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3610/5670Copyright (c) 2022 Marcos Alexandre dos Santos Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Alexandre dos SantosSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2023-01-04T12:46:20Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3610Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:20ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
title Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
spellingShingle Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
Silva, Marcos Alexandre dos Santos
Argumentação. Maya Angelou. Autobiografia. Literatura Afro-Americana.
title_short Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
title_full Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
title_fullStr Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
title_full_unstemmed Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
title_sort Argumentação na Obra “Eu sei porque o Pássaro Canta na Gaiola”, de Maya Angelou: Da Segregação Racial ao Mundo Literário / Argumentation in the Work “I Know Why the Bird Sings in the Cage”, by Maya Angelou: From Racial Segregation to the Literary World
author Silva, Marcos Alexandre dos Santos
author_facet Silva, Marcos Alexandre dos Santos
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Alexandre dos Santos
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação. Maya Angelou. Autobiografia. Literatura Afro-Americana.
topic Argumentação. Maya Angelou. Autobiografia. Literatura Afro-Americana.
description Resumo: Este estudo tem como foco a análise do Tratado da Argumentação no discurso, a Nova Retórica, na obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos argumentativos presentes na obra. Em vista, analisar as teses, valores e as suas hierarquias em excertos retirados do livro a fim de entender o contexto social, histórico, econômico e cultural da oradora durante o período de segregação racial no sul dos Estados Unidos. Além disso, o artigo busca compreender as teses defendidas pela oradora diante das adversidades e vivências que compõem sua trajetória, tais como: injustiça social, pobreza, abuso sexual, machismo, desigualdade social, dentre outros. Metodologicmente, a pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta caráter documental e emprega-se o método dedutivo para analisar o corpus do trabalho, visto que há a utilização do aporte bibliográfico em teóricos que discutiram acerca da temática. O corpus é constituído por seis excertos da obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou. Os resultados apontam que o discurso do orador apresenta teses, valores e suas hierarquias. Observa-se que a oradora consegue convencer o auditório, tendo como principal ferramenta a argumentação no discurso. A pesquisa evidenciou que a argumentação compõe a linguagem humana, sendo uma forma de manifestar, denunciar e convencer o próximo de sua realidade, ou seja, do contexto em que o orador se insere. Em suma, fica clarividente o papel que a literatura exerceu como suporte para sobrevivência às adversidades pelas quais aa oradora/narradora destina a tese a fim de convencer o auditório. Palavras-Chave: Argumentação;  Maya Angelou; Autobiografia; Literatura Afro-Americana. Abstract: This study focuses on the analysis of the Treatise on Argumentation in Discourse, the New Rhetoric, in the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The general objective of the research is to analyse the argumentative processes present in the work. In view, analyse the theses, values and their hierarchies in excerpts taken from the book in order to understand the social, historical, economic and cultural context of the speaker during the period of racial segregation in the south of the United States. In addition, the article seeks to understand the theses defended by the speaker in the face of adversity and experiences that make up her trajectory, such as: social injustice, poverty, sexual abuse, machismo, social inequality, among others. Methodologically, the research is of a qualitative nature and presents a documentary character and the deductive method is used to analyse the corpus of the work, since there is the use of the bibliographic contribution in theorists who discussed the theme. The corpus consists of six excerpts from the work “I know why the bird sings in the cage”, by Maya Angelou. The results show that the speaker's speech presents theses, values and their hierarchies. It is observed that the speaker manages to convince the audience, having as main tool the argumentation in the speech. The research showed that argumentation composes human language, being a way of expressing, denouncing and convincing others of their reality, that is, of the context in which the speaker is inserted. In short, the role that literature played as a support for surviving the adversities for which the speaker/narrator intended the thesis in order to convince the audience is clear.Keywords: Argumentation; Maya Angelou; Autobiography; African American Literature. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3610
10.14295/idonline.v16i63.3610
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3610
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3610/5670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marcos Alexandre dos Santos Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marcos Alexandre dos Santos Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 652-670
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945975144448