Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Moema Timóteo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ifadireó, Miguel Melo, Etelvino, Miria Figueiredo, Alves, Luciana Maria Vilar, Teixeira, Marlene Menezes de Souza, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo, Calou, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Ferreira, Francisco Renato Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v16i61.3527
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3527
Resumo:  Resumo: O presente artigo discute ideias presentes em alguns estudos bibliográficos referentes ao funcionamento da neuroplasticidade e a sua relação com a aprendizagem na tentativa de perceber algumas situações que podem passar desapercebidos pelos profissionais da educação. Objetivou-se entender como se dá a relação entre aprendizagem e neuroplasticidade, bem como compreender o que é neuroplasticidade; entender o que acontece com o cérebro quando há aprendizagem; relacionar o estímulo à aprendizagem. O referencial teórico do trabalho baseou-se nos estudos de Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) e Vygotsky, Luria e Leontiev (2006). É preciso entender o que é maleabilidade cerebral e como ela influencia na vida do ser humano em diferentes aspectos, emocionais, afetivos, cognitivos, sociais, culturais, religiosos, etc. Dessa perspectiva, surge a necessidade de estímulos orientados e o favorecimento da aprendizagem. Foi possível entender que a genética é apenas um influenciador, e não determinante para a capacidade de aprender. Sendo assim, o entendimento do porquê do comportamento, das atitudes, dos ideais e das crenças de alguém durante o desenvolvimento de uma dada aprendizagem se caracteriza como essencial, além de desenvolver uma relação mais horizontalizada entre quem ensina e quem aprende, pois todos ensinam e todos aprendem.Palavras-chave: Neuroplasticidade; Funcionamento; Aprendizagem. Abstract: This article discusses ideas present in some bibliographic studies regarding the functioning of neuroplasticity and its relationship with learning in an attempt to perceive some situations that may go unnoticed by education professionals. The objective was to understand how the relationship between learning and neuroplasticity occurs. The specifics were: to understand what neuroplasticity is; understand what happens to the brain when learning; relate the stimulus to learning. The theoretical framework of the work was based on the studies of Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) and Vygotsky, Luria and Leontiev (2006). It is necessary to understand what brain suppleness is and how it influences human life in different aspects, emotional, affective, cognitive, social, cultural, religious, etc. From this perspective, there is a need for targeted stimuli and the promotion of learning. It was possible to understand that genetics is only an influencer, and not determinant for the ability to learn. Therefore, the understanding of why someone's behavior, attitudes, ideals and beliefs during the development of a given learning is characterized as essential, in addition to developing a more horizontal relationship between those who teach and those who learn, because all can teach, and everyone can learn.Keywords: Neuroplasticity; Operation; Learning.
id IPES_16dc329894b7343867e008052578c4b7
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3527
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing DifferencesNeuroplasticidadeFuncionamentoAprendizagem. Resumo: O presente artigo discute ideias presentes em alguns estudos bibliográficos referentes ao funcionamento da neuroplasticidade e a sua relação com a aprendizagem na tentativa de perceber algumas situações que podem passar desapercebidos pelos profissionais da educação. Objetivou-se entender como se dá a relação entre aprendizagem e neuroplasticidade, bem como compreender o que é neuroplasticidade; entender o que acontece com o cérebro quando há aprendizagem; relacionar o estímulo à aprendizagem. O referencial teórico do trabalho baseou-se nos estudos de Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) e Vygotsky, Luria e Leontiev (2006). É preciso entender o que é maleabilidade cerebral e como ela influencia na vida do ser humano em diferentes aspectos, emocionais, afetivos, cognitivos, sociais, culturais, religiosos, etc. Dessa perspectiva, surge a necessidade de estímulos orientados e o favorecimento da aprendizagem. Foi possível entender que a genética é apenas um influenciador, e não determinante para a capacidade de aprender. Sendo assim, o entendimento do porquê do comportamento, das atitudes, dos ideais e das crenças de alguém durante o desenvolvimento de uma dada aprendizagem se caracteriza como essencial, além de desenvolver uma relação mais horizontalizada entre quem ensina e quem aprende, pois todos ensinam e todos aprendem.Palavras-chave: Neuroplasticidade; Funcionamento; Aprendizagem. Abstract: This article discusses ideas present in some bibliographic studies regarding the functioning of neuroplasticity and its relationship with learning in an attempt to perceive some situations that may go unnoticed by education professionals. The objective was to understand how the relationship between learning and neuroplasticity occurs. The specifics were: to understand what neuroplasticity is; understand what happens to the brain when learning; relate the stimulus to learning. The theoretical framework of the work was based on the studies of Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) and Vygotsky, Luria and Leontiev (2006). It is necessary to understand what brain suppleness is and how it influences human life in different aspects, emotional, affective, cognitive, social, cultural, religious, etc. From this perspective, there is a need for targeted stimuli and the promotion of learning. It was possible to understand that genetics is only an influencer, and not determinant for the ability to learn. Therefore, the understanding of why someone's behavior, attitudes, ideals and beliefs during the development of a given learning is characterized as essential, in addition to developing a more horizontal relationship between those who teach and those who learn, because all can teach, and everyone can learn.Keywords: Neuroplasticity; Operation; Learning.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/352710.14295/idonline.v16i61.3527ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 309-3181981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3527/5566Copyright (c) 2022 Moema Timóteo Almeida, Miguel Melo Ifadireó, Miria Figueiredo Etelvino, Luciana Maria Vilar Alves, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou, Francisco Renato Silva Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Moema TimóteoIfadireó, Miguel MeloEtelvino, Miria FigueiredoAlves, Luciana Maria VilarTeixeira, Marlene Menezes de SouzaBitu, Vanessa de Carvalho NiloCalou, Alyne Andrelyna Lima RochaFerreira, Francisco Renato Silva2023-01-04T12:50:38Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3527Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:50:38ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
title Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
spellingShingle Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
Almeida, Moema Timóteo
Neuroplasticidade
Funcionamento
Aprendizagem.
Almeida, Moema Timóteo
Neuroplasticidade
Funcionamento
Aprendizagem.
title_short Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
title_full Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
title_fullStr Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
title_full_unstemmed Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
title_sort Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences
author Almeida, Moema Timóteo
author_facet Almeida, Moema Timóteo
Almeida, Moema Timóteo
Ifadireó, Miguel Melo
Etelvino, Miria Figueiredo
Alves, Luciana Maria Vilar
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Calou, Alyne Andrelyna Lima Rocha
Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Etelvino, Miria Figueiredo
Alves, Luciana Maria Vilar
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Calou, Alyne Andrelyna Lima Rocha
Ferreira, Francisco Renato Silva
author_role author
author2 Ifadireó, Miguel Melo
Etelvino, Miria Figueiredo
Alves, Luciana Maria Vilar
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Calou, Alyne Andrelyna Lima Rocha
Ferreira, Francisco Renato Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Moema Timóteo
Ifadireó, Miguel Melo
Etelvino, Miria Figueiredo
Alves, Luciana Maria Vilar
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Calou, Alyne Andrelyna Lima Rocha
Ferreira, Francisco Renato Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Neuroplasticidade
Funcionamento
Aprendizagem.
topic Neuroplasticidade
Funcionamento
Aprendizagem.
description  Resumo: O presente artigo discute ideias presentes em alguns estudos bibliográficos referentes ao funcionamento da neuroplasticidade e a sua relação com a aprendizagem na tentativa de perceber algumas situações que podem passar desapercebidos pelos profissionais da educação. Objetivou-se entender como se dá a relação entre aprendizagem e neuroplasticidade, bem como compreender o que é neuroplasticidade; entender o que acontece com o cérebro quando há aprendizagem; relacionar o estímulo à aprendizagem. O referencial teórico do trabalho baseou-se nos estudos de Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) e Vygotsky, Luria e Leontiev (2006). É preciso entender o que é maleabilidade cerebral e como ela influencia na vida do ser humano em diferentes aspectos, emocionais, afetivos, cognitivos, sociais, culturais, religiosos, etc. Dessa perspectiva, surge a necessidade de estímulos orientados e o favorecimento da aprendizagem. Foi possível entender que a genética é apenas um influenciador, e não determinante para a capacidade de aprender. Sendo assim, o entendimento do porquê do comportamento, das atitudes, dos ideais e das crenças de alguém durante o desenvolvimento de uma dada aprendizagem se caracteriza como essencial, além de desenvolver uma relação mais horizontalizada entre quem ensina e quem aprende, pois todos ensinam e todos aprendem.Palavras-chave: Neuroplasticidade; Funcionamento; Aprendizagem. Abstract: This article discusses ideas present in some bibliographic studies regarding the functioning of neuroplasticity and its relationship with learning in an attempt to perceive some situations that may go unnoticed by education professionals. The objective was to understand how the relationship between learning and neuroplasticity occurs. The specifics were: to understand what neuroplasticity is; understand what happens to the brain when learning; relate the stimulus to learning. The theoretical framework of the work was based on the studies of Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) and Vygotsky, Luria and Leontiev (2006). It is necessary to understand what brain suppleness is and how it influences human life in different aspects, emotional, affective, cognitive, social, cultural, religious, etc. From this perspective, there is a need for targeted stimuli and the promotion of learning. It was possible to understand that genetics is only an influencer, and not determinant for the ability to learn. Therefore, the understanding of why someone's behavior, attitudes, ideals and beliefs during the development of a given learning is characterized as essential, in addition to developing a more horizontal relationship between those who teach and those who learn, because all can teach, and everyone can learn.Keywords: Neuroplasticity; Operation; Learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3527
10.14295/idonline.v16i61.3527
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3527
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i61.3527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3527/5566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 309-318
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1822178735076409344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v16i61.3527