A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Raneide Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013
Resumo:  Resumo: A dicotomia vida e morte não abarca um simples acontecimento biológico, mas aponta para descoberta da finitude humana, dentro de uma perspectiva existencialista que envolve temporalidade e identidade. Neste sentido, esse trabalho analisa o conto “O rio das quatro luzes”, de Mia Couto, e descreve a recepção do conto por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Como resultado, constatou-se que os aspectos e simbolismos ligados à temática da morte e sua eufemização através do ato do menino protagonista desejar morrer, ao tempo em que soou como estranhamento para os alunos, ao final da experiência contribuiu para desfazer equívocos da percepção dos discentes acerca da cultura africana, notadamente a de Moçambique, ampliando-lhes, portanto, a compreensão intercultural.  
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