A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013 |
Resumo: | Resumo: A dicotomia vida e morte não abarca um simples acontecimento biológico, mas aponta para descoberta da finitude humana, dentro de uma perspectiva existencialista que envolve temporalidade e identidade. Neste sentido, esse trabalho analisa o conto “O rio das quatro luzes”, de Mia Couto, e descreve a recepção do conto por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Como resultado, constatou-se que os aspectos e simbolismos ligados à temática da morte e sua eufemização através do ato do menino protagonista desejar morrer, ao tempo em que soou como estranhamento para os alunos, ao final da experiência contribuiu para desfazer equívocos da percepção dos discentes acerca da cultura africana, notadamente a de Moçambique, ampliando-lhes, portanto, a compreensão intercultural. |
id |
IPES_173d2580d13f5d2729c3e0a84c33d6c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3013 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the ClassroomLeitura literária; Mia Couto; Recepção; Morte. Resumo: A dicotomia vida e morte não abarca um simples acontecimento biológico, mas aponta para descoberta da finitude humana, dentro de uma perspectiva existencialista que envolve temporalidade e identidade. Neste sentido, esse trabalho analisa o conto “O rio das quatro luzes”, de Mia Couto, e descreve a recepção do conto por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Como resultado, constatou-se que os aspectos e simbolismos ligados à temática da morte e sua eufemização através do ato do menino protagonista desejar morrer, ao tempo em que soou como estranhamento para os alunos, ao final da experiência contribuiu para desfazer equívocos da percepção dos discentes acerca da cultura africana, notadamente a de Moçambique, ampliando-lhes, portanto, a compreensão intercultural. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSabino, Raneide BarbosaNóbrega, Maria Marta dos Santos Silva2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/301310.14295/idonline.v15i54.3013ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 713-7251981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013/4706Direitos autorais 2021 Raneide Barbosa Sabino, Maria Marta dos Santos Silva Nóbregahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-18T13:07:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
title |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
spellingShingle |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom Sabino, Raneide Barbosa Leitura literária; Mia Couto; Recepção; Morte. |
title_short |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
title_full |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
title_fullStr |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
title_full_unstemmed |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
title_sort |
A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom |
author |
Sabino, Raneide Barbosa |
author_facet |
Sabino, Raneide Barbosa Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Raneide Barbosa Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária; Mia Couto; Recepção; Morte. |
topic |
Leitura literária; Mia Couto; Recepção; Morte. |
description |
Resumo: A dicotomia vida e morte não abarca um simples acontecimento biológico, mas aponta para descoberta da finitude humana, dentro de uma perspectiva existencialista que envolve temporalidade e identidade. Neste sentido, esse trabalho analisa o conto “O rio das quatro luzes”, de Mia Couto, e descreve a recepção do conto por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Como resultado, constatou-se que os aspectos e simbolismos ligados à temática da morte e sua eufemização através do ato do menino protagonista desejar morrer, ao tempo em que soou como estranhamento para os alunos, ao final da experiência contribuiu para desfazer equívocos da percepção dos discentes acerca da cultura africana, notadamente a de Moçambique, ampliando-lhes, portanto, a compreensão intercultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013 10.14295/idonline.v15i54.3013 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i54.3013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3013/4706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raneide Barbosa Sabino, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raneide Barbosa Sabino, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 713-725 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947108655104 |