Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isa Madalena Lourenço dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Pedro Fernando dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2768
Resumo: Resumo: Os gêneros textuais podem e devem fazer parte das estratégias metodológicas dos professores no processo de ensino aprendizagem. Diante disto o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o gênero literário poema como uma ferramenta importante para se trabalhar em sala de aula, buscando despertar nos alunos o interesse por ler e produzi-lo. Trata se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza de renomados autores como COSSON (2005), FRANCO (2005), MOISÉS (1971), os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (2000) e outros autores. Diante disso este trabalho se justifica devido ao gênero poema ser entendido como uma maneira diferente de despertar nos alunos o seu lado emocional, criativo e o hábito de ler e produzir qualquer que seja o gênero textual.   
id IPES_1ebaacecf16b39f3b51c3ce633f75639
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2768
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the ClassroomEnsino Aprendizagem; Gêneros Textuais; PoemaResumo: Os gêneros textuais podem e devem fazer parte das estratégias metodológicas dos professores no processo de ensino aprendizagem. Diante disto o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o gênero literário poema como uma ferramenta importante para se trabalhar em sala de aula, buscando despertar nos alunos o interesse por ler e produzi-lo. Trata se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza de renomados autores como COSSON (2005), FRANCO (2005), MOISÉS (1971), os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (2000) e outros autores. Diante disso este trabalho se justifica devido ao gênero poema ser entendido como uma maneira diferente de despertar nos alunos o seu lado emocional, criativo e o hábito de ler e produzir qualquer que seja o gênero textual.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Isa Madalena Lourenço dosSantos, Pedro Fernando dos2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276810.14295/idonline.v14i52.2768ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 903-9121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2768/4341Direitos autorais 2021 Isa Madalena Lourenço dos Santos, Pedro Fernando dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
title Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
spellingShingle Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
Santos, Isa Madalena Lourenço dos
Ensino Aprendizagem; Gêneros Textuais; Poema
title_short Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
title_full Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
title_fullStr Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
title_full_unstemmed Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
title_sort Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom
author Santos, Isa Madalena Lourenço dos
author_facet Santos, Isa Madalena Lourenço dos
Santos, Pedro Fernando dos
author_role author
author2 Santos, Pedro Fernando dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isa Madalena Lourenço dos
Santos, Pedro Fernando dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Aprendizagem; Gêneros Textuais; Poema
topic Ensino Aprendizagem; Gêneros Textuais; Poema
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Os gêneros textuais podem e devem fazer parte das estratégias metodológicas dos professores no processo de ensino aprendizagem. Diante disto o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o gênero literário poema como uma ferramenta importante para se trabalhar em sala de aula, buscando despertar nos alunos o interesse por ler e produzi-lo. Trata se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza de renomados autores como COSSON (2005), FRANCO (2005), MOISÉS (1971), os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (2000) e outros autores. Diante disso este trabalho se justifica devido ao gênero poema ser entendido como uma maneira diferente de despertar nos alunos o seu lado emocional, criativo e o hábito de ler e produzir qualquer que seja o gênero textual.   
description Resumo: Os gêneros textuais podem e devem fazer parte das estratégias metodológicas dos professores no processo de ensino aprendizagem. Diante disto o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o gênero literário poema como uma ferramenta importante para se trabalhar em sala de aula, buscando despertar nos alunos o interesse por ler e produzi-lo. Trata se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza de renomados autores como COSSON (2005), FRANCO (2005), MOISÉS (1971), os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (2000) e outros autores. Diante disso este trabalho se justifica devido ao gênero poema ser entendido como uma maneira diferente de despertar nos alunos o seu lado emocional, criativo e o hábito de ler e produzir qualquer que seja o gênero textual.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2768
10.14295/idonline.v14i52.2768
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2768
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2768/4341
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Isa Madalena Lourenço dos Santos, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Isa Madalena Lourenço dos Santos, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 903-912
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433406160897