A Contribuição dos Recursos de Coesão para o Leitor Durante o Processo de Construção da Representação Textual
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1193 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que, a partir de fragmentos do texto, o usuário da língua aplica estratégias para compreendê-lo (DIJK e KINTSCH, 1983), notamos que os conectivos podem influenciar na construção representacional do texto. A representação textual, construída durante a leitura (processamento) do texto, precisa ser coerente, neste sentido, os conectivos, existindo em função coerência textual, manifestam, explicitamente, como o leitor deverá relacionar os conteúdos dispostos em um texto, por isso devem ser relevantes para o leitor durante o processo de estabelecimento da coerência textual. A fim de refletirmos sobre a contribuição dos recursos de coesão durante a compreensão do texto, propomos, no presente trabalho, um diálogo entre os textos Strategies of Discourse Comprehension (DIJK e KINTSCH,1983) e The Semantics and Pragmatics of Functional Coherence in Discourse. (DIJK, 1980)- no que concerne à necessidade de construção representacional do texto- e a pesquisa psicolinguística sobre processamento textual, mais especificamente o processamento de conectivos, proposta e reportada por Sanders e Noordman e Vonk (1996). Por meio dos resultados encontrados pelos autores (NOORDMAN e VONK, 1996) percebemos contribuições- significativas estatisticamente- dos recursos de coesão, do tipo conectivos, durante o processamento textual que atestariam a relevância destes itens linguísticos na construção da representação mental do texto. |
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A Contribuição dos Recursos de Coesão para o Leitor Durante o Processo de Construção da Representação Textualleitura, representação textual, processamento textual, recursos de coesãoPartindo do pressuposto de que, a partir de fragmentos do texto, o usuário da língua aplica estratégias para compreendê-lo (DIJK e KINTSCH, 1983), notamos que os conectivos podem influenciar na construção representacional do texto. A representação textual, construída durante a leitura (processamento) do texto, precisa ser coerente, neste sentido, os conectivos, existindo em função coerência textual, manifestam, explicitamente, como o leitor deverá relacionar os conteúdos dispostos em um texto, por isso devem ser relevantes para o leitor durante o processo de estabelecimento da coerência textual. A fim de refletirmos sobre a contribuição dos recursos de coesão durante a compreensão do texto, propomos, no presente trabalho, um diálogo entre os textos Strategies of Discourse Comprehension (DIJK e KINTSCH,1983) e The Semantics and Pragmatics of Functional Coherence in Discourse. (DIJK, 1980)- no que concerne à necessidade de construção representacional do texto- e a pesquisa psicolinguística sobre processamento textual, mais especificamente o processamento de conectivos, proposta e reportada por Sanders e Noordman e Vonk (1996). Por meio dos resultados encontrados pelos autores (NOORDMAN e VONK, 1996) percebemos contribuições- significativas estatisticamente- dos recursos de coesão, do tipo conectivos, durante o processamento textual que atestariam a relevância destes itens linguísticos na construção da representação mental do texto.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSimões, Antonia Barros GibsonLima, Henrique Miguel deSilva, Silva Danielli Cristina de LimaVasconcelos, Rita de Cássia Freire de Melo2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/119310.14295/idonline.v12i40.1193ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 1248-12651981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1193/1744Direitos autorais 2021 Antonia Barros Gibson Simões, Henrique Miguel de Lima, Silva Danielli Cristina de Lima Silva, Rita de Cássia Freire de Melo Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Partindo do pressuposto de que, a partir de fragmentos do texto, o usuário da língua aplica estratégias para compreendê-lo (DIJK e KINTSCH, 1983), notamos que os conectivos podem influenciar na construção representacional do texto. A representação textual, construída durante a leitura (processamento) do texto, precisa ser coerente, neste sentido, os conectivos, existindo em função coerência textual, manifestam, explicitamente, como o leitor deverá relacionar os conteúdos dispostos em um texto, por isso devem ser relevantes para o leitor durante o processo de estabelecimento da coerência textual. A fim de refletirmos sobre a contribuição dos recursos de coesão durante a compreensão do texto, propomos, no presente trabalho, um diálogo entre os textos Strategies of Discourse Comprehension (DIJK e KINTSCH,1983) e The Semantics and Pragmatics of Functional Coherence in Discourse. (DIJK, 1980)- no que concerne à necessidade de construção representacional do texto- e a pesquisa psicolinguística sobre processamento textual, mais especificamente o processamento de conectivos, proposta e reportada por Sanders e Noordman e Vonk (1996). Por meio dos resultados encontrados pelos autores (NOORDMAN e VONK, 1996) percebemos contribuições- significativas estatisticamente- dos recursos de coesão, do tipo conectivos, durante o processamento textual que atestariam a relevância destes itens linguísticos na construção da representação mental do texto. |
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