A Contribuição dos Recursos de Coesão para o Leitor Durante o Processo de Construção da Representação Textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Antonia Barros Gibson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Henrique Miguel de, Silva, Silva Danielli Cristina de Lima, Vasconcelos, Rita de Cássia Freire de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1193
Resumo: Partindo do pressuposto de que, a partir de fragmentos do texto, o usuário da língua aplica estratégias para compreendê-lo (DIJK  e KINTSCH, 1983), notamos que os conectivos podem influenciar na construção representacional do texto. A representação textual, construída durante a leitura (processamento) do texto, precisa ser coerente, neste sentido, os conectivos,  existindo em função coerência textual,  manifestam, explicitamente, como o leitor deverá relacionar os conteúdos dispostos em um texto, por isso devem ser relevantes para o leitor durante o processo de estabelecimento da coerência textual. A fim de refletirmos sobre a contribuição dos recursos de coesão durante a compreensão do texto, propomos, no presente trabalho,  um diálogo entre os textos Strategies of Discourse Comprehension (DIJK  e KINTSCH,1983) e The Semantics and Pragmatics of Functional Coherence in Discourse. (DIJK, 1980)- no que concerne à necessidade de construção representacional do texto- e a pesquisa psicolinguística sobre processamento textual, mais especificamente o processamento de conectivos, proposta e reportada por Sanders e Noordman e Vonk (1996). Por meio dos resultados encontrados pelos autores (NOORDMAN  e VONK, 1996) percebemos contribuições- significativas estatisticamente- dos recursos de coesão, do tipo conectivos, durante o processamento  textual que atestariam a relevância destes itens linguísticos na construção da representação mental do texto.
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