Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Márcio Moreira, Santos, Cícera Maria dos, Macêdo, Maria Ayrlles, Barbosa, Jailma dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v10i30.442
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/442
Resumo: O artigo pretendeu estudar as atitudes e comportamentos expressos nas formações grupais de modo a lançar luz sobre o enigma da influência quase irresistível que o grupo exerce sobre os indivíduos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem psicanalítica dos fenômenos e considerando o texto freudiano Psicologia de grupo e análise do ego como base para nossas indagações, reflexões e conclusões. Neste escrito Freud faz menção aos estudiosos do comportamento social, tais como: Gustave LeBon, McDougall e Trotter, que consideravam os movimentos dos grupos numa perspectiva um tanto negativa, para em seguida demonstrar a influência do líder no comportamento grupal. Portanto, considerando a importância dada pela psicanálise no que tange ao poder do líder enquanto formador e fomentador das massas a ele confiadas, buscou-se trazer à baila as características observadas para que um sujeito se configure enquanto líder conseguindo, assim, suprimir os desejos individuais (libidinais/agressivos) no intuito de favorecer a coesão grupal a ponto de seus membros parecerem hipnotizados. Estas construções teóricas são aplicadas na análise e interpretação de certos comportamentos de chefes religiosos e de estado de nosso tempo, a exemplo de Osama Bin Laden e George W. Bush. 
id IPES_2db944cc99ac4ea5da1d84762a1f1b73
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/442
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de GrupoGrupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.O artigo pretendeu estudar as atitudes e comportamentos expressos nas formações grupais de modo a lançar luz sobre o enigma da influência quase irresistível que o grupo exerce sobre os indivíduos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem psicanalítica dos fenômenos e considerando o texto freudiano Psicologia de grupo e análise do ego como base para nossas indagações, reflexões e conclusões. Neste escrito Freud faz menção aos estudiosos do comportamento social, tais como: Gustave LeBon, McDougall e Trotter, que consideravam os movimentos dos grupos numa perspectiva um tanto negativa, para em seguida demonstrar a influência do líder no comportamento grupal. Portanto, considerando a importância dada pela psicanálise no que tange ao poder do líder enquanto formador e fomentador das massas a ele confiadas, buscou-se trazer à baila as características observadas para que um sujeito se configure enquanto líder conseguindo, assim, suprimir os desejos individuais (libidinais/agressivos) no intuito de favorecer a coesão grupal a ponto de seus membros parecerem hipnotizados. Estas construções teóricas são aplicadas na análise e interpretação de certos comportamentos de chefes religiosos e de estado de nosso tempo, a exemplo de Osama Bin Laden e George W. Bush. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Débora dos SantosSilva, Márcio MoreiraSantos, Cícera Maria dosMacêdo, Maria AyrllesBarbosa, Jailma dos Santos2016-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/44210.14295/idonline.v10i30.442ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 336-3441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/442/560Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Márcio Moreira Silva, Cícera Maria dos Santos, Maria Ayrlles Macêdo, Jailma dos Santos Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:09:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
title Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
spellingShingle Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
Silva, Débora dos Santos
Grupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.
Silva, Débora dos Santos
Grupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.
title_short Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
title_full Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
title_fullStr Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
title_full_unstemmed Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
title_sort Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo
author Silva, Débora dos Santos
author_facet Silva, Débora dos Santos
Silva, Débora dos Santos
Silva, Márcio Moreira
Santos, Cícera Maria dos
Macêdo, Maria Ayrlles
Barbosa, Jailma dos Santos
Silva, Márcio Moreira
Santos, Cícera Maria dos
Macêdo, Maria Ayrlles
Barbosa, Jailma dos Santos
author_role author
author2 Silva, Márcio Moreira
Santos, Cícera Maria dos
Macêdo, Maria Ayrlles
Barbosa, Jailma dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora dos Santos
Silva, Márcio Moreira
Santos, Cícera Maria dos
Macêdo, Maria Ayrlles
Barbosa, Jailma dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.
topic Grupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo pretendeu estudar as atitudes e comportamentos expressos nas formações grupais de modo a lançar luz sobre o enigma da influência quase irresistível que o grupo exerce sobre os indivíduos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem psicanalítica dos fenômenos e considerando o texto freudiano Psicologia de grupo e análise do ego como base para nossas indagações, reflexões e conclusões. Neste escrito Freud faz menção aos estudiosos do comportamento social, tais como: Gustave LeBon, McDougall e Trotter, que consideravam os movimentos dos grupos numa perspectiva um tanto negativa, para em seguida demonstrar a influência do líder no comportamento grupal. Portanto, considerando a importância dada pela psicanálise no que tange ao poder do líder enquanto formador e fomentador das massas a ele confiadas, buscou-se trazer à baila as características observadas para que um sujeito se configure enquanto líder conseguindo, assim, suprimir os desejos individuais (libidinais/agressivos) no intuito de favorecer a coesão grupal a ponto de seus membros parecerem hipnotizados. Estas construções teóricas são aplicadas na análise e interpretação de certos comportamentos de chefes religiosos e de estado de nosso tempo, a exemplo de Osama Bin Laden e George W. Bush. 
description O artigo pretendeu estudar as atitudes e comportamentos expressos nas formações grupais de modo a lançar luz sobre o enigma da influência quase irresistível que o grupo exerce sobre os indivíduos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem psicanalítica dos fenômenos e considerando o texto freudiano Psicologia de grupo e análise do ego como base para nossas indagações, reflexões e conclusões. Neste escrito Freud faz menção aos estudiosos do comportamento social, tais como: Gustave LeBon, McDougall e Trotter, que consideravam os movimentos dos grupos numa perspectiva um tanto negativa, para em seguida demonstrar a influência do líder no comportamento grupal. Portanto, considerando a importância dada pela psicanálise no que tange ao poder do líder enquanto formador e fomentador das massas a ele confiadas, buscou-se trazer à baila as características observadas para que um sujeito se configure enquanto líder conseguindo, assim, suprimir os desejos individuais (libidinais/agressivos) no intuito de favorecer a coesão grupal a ponto de seus membros parecerem hipnotizados. Estas construções teóricas são aplicadas na análise e interpretação de certos comportamentos de chefes religiosos e de estado de nosso tempo, a exemplo de Osama Bin Laden e George W. Bush. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/442
10.14295/idonline.v10i30.442
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/442
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/442/560
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Márcio Moreira Silva, Cícera Maria dos Santos, Maria Ayrlles Macêdo, Jailma dos Santos Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Márcio Moreira Silva, Cícera Maria dos Santos, Maria Ayrlles Macêdo, Jailma dos Santos Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 336-344
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822118572101468160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.442