O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Verêda da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Angelim, Clenilson Panta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/959
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com  atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.  
id IPES_315b74ae8189f83a5201e2afb87361d8
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/959
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Lúdico como Ferramenta no Ensino da MatemáticaLúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com  atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Luciana Verêda daAngelim, Clenilson Panta2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95910.14295/idonline.v11i38.959ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 897-9091981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/959/1352Direitos autorais 2021 Luciana Verêda da Silva, Clenilson Panta Angelimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
title O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
spellingShingle O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
Silva, Luciana Verêda da
Lúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.
title_short O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
title_full O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
title_fullStr O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
title_full_unstemmed O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
title_sort O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática
author Silva, Luciana Verêda da
author_facet Silva, Luciana Verêda da
Angelim, Clenilson Panta
author_role author
author2 Angelim, Clenilson Panta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Verêda da
Angelim, Clenilson Panta
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.
topic Lúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.
description O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com  atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/959
10.14295/idonline.v11i38.959
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/959
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i38.959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/959/1352
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Verêda da Silva, Clenilson Panta Angelim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Verêda da Silva, Clenilson Panta Angelim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 897-909
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955667132416